Boa tarde pessoal do LdG!


Quem tem o conhecimento nesse assunto, poderia me explicar como funciona o controle PWM em corrente alternada? Como posso montar um circuito para controlar isso usando PWM do arduino?

Obrigado!

Exibições: 19783

Responder esta

Respostas a este tópico

pode-se fazer isso usando o TCA785, vou ver se faço um esquema no proteus pra você

aqui vai o esquema como falei esse circuito serve como um controle de potência de uma lâmpada por exemplo (L1) poderíamos adaptar esse circuito para funcionar com o Arduíno, é só tirar o RV1 dali que é um potenciômetro, ligar o terra do potenciometro no terra do arduino, o pino do meio do pot vai para uma saída analógica, é basicamente isso, o arduino vai mandar de 0 a 5V pela saída analógica, e essa voltagem que controla a largura de pulso

F e N são os pinos que vão para a tensão 220V!
Fase e Neutro, é a amostra da tensão

Os?

Minha sugestão ,este circuito isola totalmente o arduino da rede ( ja usei este circuito muitas vezes e é 100% funcional)

Olha só !! Estou fazendo na universidade um projeto parecido, no meu caso preciso controlar o disparo de um SCR, estou usando o TCA 785, mas estava pensando se teria como fazer tudo com o arduino e parece q dá p fazer neh....será rola esse controle com arduino para um retificador trifásico, que é o meu caso? É um pouco mais complexo q esse ai monofásico...vc poderia me dar uma ajuda? Estou tentando aprender tb sobre arduino pq penso em fazer meu TCC baseado nele.

obrigada desde já.

Ah sim, Sergio, como já estou implementando meu circuito com o TCA, tenho total conhecimento do seu funcionamento nesse controle pois tive q estudá-lo bastante, bem como alternada trifásica. Minha total falta de conhecimento mesmo é sobre o arduino, mas pela sua resposta acredito então q é sim possível utilizá-lo para fazer esse meu controle, porque sendo isso possível, ficaria muito mais preciso, já que o controle se daria através de programação, e não mais dependeria de tantos componentes eletrônicos e seus parâmetros como é o caso de quando se monta isso com o TCA. Infelizmente por agora eu não conseguiria montar isso sozinha, já que sou bem leiga ainda em relação ao arduino e programação, mas valeu pela informação. É um caso a se pensar para meu TCC. Até lá tento aprender a usar essa ferramenta.

Obrigada pela resposta.

Olá Daiane.

Posso estar enganado, mas para se fazer o controle trifásico usando este esquema, acredito eu seria somente necessário "atrasar" via programação o disparo de cada fase em ângulos de 120%.

Correto?

Creio que seja possível calcular isso e enviar para 3 portas distintas do Arduino no local onde haveria 3 MOC3020 (Cada uma ligada a um circuito semelhante ao acima e ligado 1 a cada fase).

Seria interessante pensar em "desarme" por software se houvesse a falha de uma das fases. Para isso seriam necessáros 3 sensores (um para cada fase) e que se houvesse falha de sinal em pelo menos 1 deles o circuito todo pararia.

O que acha?

Sim, Euclides, exatamente isso, a defasagem é de 120 graus, que é o período que cada fase atua na carga, bem interessante sua colocação, acredito que na verdade o MOC3020 pode continuar no circuito ou ser substituído pelo transformador de pulsos, já que sua função é de acoplamento "separando" a parte de potência, mantem o arduino protegido. Agora uma questão, me parece que eu não teria como ter controle total sobre o ângulo de disparo, como tenho no TCA através de um potenciômetro  onde consigo variar em que momento quero que ocorra o disparo do SCR dentro desse período de 120 graus, né? Com TCA posso ajustar o disparo para acontecer em 30º,40º,45° em fim....no arduino não vejo uma forma de ter esse controle todo, pq vou programar e esse comando vai ser fixo...

Se vc. pensar em termos de tempo? Cada fase é uma "onda" que dura 1/60 de segundo, se pensar em milisegundos???? Se vc. identificar o início de cada onda e disparar exatamente no "pedaçinho" número correspondente a 1000/60? Não seria a mesma coisa que disparar no início da segunda onda ? E se fosse (1000/60)/10??? seria no pedaço 1/10 da 1a. onda? Acho que o segredo está no tempo.

Euclides PWM em AC nao existe, unico PWM que gera uma AC são os inversores de frequencia que retificam a tensao AC para DC, e atraves de 6 IGBT com PWM fazem atraves de chaveamento muito rapido a reprodução da senoide, que mesmo assim se voce pegar um osciloscopio ira vez que nao trata-se de uma senoide pura, e sim um PWM com variacoes dentro de um periodo.

O que ela pode fazer e dai nao seria necessario 3 e sim 2 saidas do arduino era controlar a tensao RMS trifasica utilizando 2 tiristores, uma fase passa reto bypass, tu so controla o disparo de outras 2, nesse caso voce controla, fazendo isso voce estaria criando uma softstater industrial, entra no site da weg, siemens, omron, e procura o datasheet das softstater deles ou dos inversores, inclusive alguns inversores tem alimentacao mono e saem trifasico, pq retificam para DC, neste caso ele gera no maximo 220V trifasico.

Tb esbarro na programação rsrsrsrs, vc tb cursa engenharia elétrica?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço