Olá!

Estou iniciando os estudos em eletrônica e foi convidado a participar de um projeto de alguns amigos que fazem eletromecânica. Conheço um pouco (muito pouco) de Arduino mas nada sobre controle de motores de passo.

Preciso muito de ajuda, preciso fazer o controle de elevação de uma bancada de serviço a qual varias pessoas usarão em pé e também sentados. 

Basicamente o usuário chegará na bancada com um cartão de identificação RFID, aproximara o cartão do sensor e este ao identificar o usuário, solicitará a entrada de um botão caso o usuário vá trabalhar em pé ou sentado. Escolhendo a opção sentado, a maquina se ajustará para esta posição pré definida acionando um motor de passo que fara o ajuste da altura da bancada. 

A posição "sentado"será a mesma para todos os usuários e a posição "em pé" deverá ser definida conforme a altura do usuário 

Para teste estou usando um motor de 8kgf, meu problema é que sou muito leigo em Arduino e motores de passo e não estou conseguindo nem alimentar o motor, ja queimei dois drivers e nada de funcionar conforme o esperado e isso que ainda nem comecei a escrever o código que utilizarei. To ferrado! Se alguém puder me dar qualquer ajuda, fico muito agradecido!

Vanderlei Marcon.

Exibições: 578

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa noite amigo, eu já dei uma dica assim aqui e vou falar novamente. Para quem está começando, não se apegue no projeto como um todo. Tem sim em mente o que quer fazer, mas foque em uma função por vez, por exemplo como acionar o motor de passo, faço um código e teste da forma mais simples possível como fazer para acionar o motor. Quando conseguir isso, vá para o próximo passo, por exemplo como fazer o motor parar em determinada posição, e assim por diante. Dá trabalho, tem que queimar uns neurônios, às vezes dá vontade de largar tudo e ir pescar, mas não desista, vá realmente pescar, descanse um dia ou dois, e depois retome as pesquisar e estudos que você consegue.

Programar para Arduíno tem muita coisa, ou praticamente tudo na internet. Pesquise sites, videos, blogs que você certamente  vai achar o que precisa.

Boa Noite Andre., 

Um comigo basico para acionar o motor ja fiz, pois isso me pareceu bem básico mesmo. o Difícil está sendo alimentar ele adequadamente. Da mesmo vontade de ir pescar e usar o motor de isca! kkkk

Obrigado pelas dicas!

Abraço 

Vanderlei 

Boa noite Vanderlei, 

Se é leigo, não recomendo que faça testes sem conhecimento adequado. 

Essas peças são caras. 

Favor informar as especificações do motor (fabricante, modelo e link) e as especificações do driver do motor  (fabricante, modelo e link) . 

Qual fonte de alimentação esta usando ? Esta usando qual modelo de Arduino ?

Boa Noite!

José.,

O motor foi fabricado pela Tekkno Mecatronica, é um motor bipolar com 7kgf de torque - 0.8 A/F (Vide imagens). Não encontrei ele no site da fabricante. 

O Driver que usei é este aqui : https://www.filipeflop.com/produto/driver-motor-de-passo-a4988/

Estou usando uma fonte de 30V / 3A 

Arduino mega. 

Obrigado pelas dicas. 

Cordialmente, 

Vanderlei Marcon

Primeiro passo :

Já identificou os fios do motor Tekkno 7KGf ?  

Usou um ohmímetro? Qual é a resistência das bobinas ?

Informe o layout dos 6 fios. 

Não sei qual mecanismo irá usar, mas parece ser muito pequeno e fraco para levantar uma bancada !

Ja identifiquei os fios mas não lembro agora de cabeça quais são para lhe confirmar. 

Usei um multímetro para ler as resistências das bobinas. 

Quando se refere a layout refere-se a qual fio pertence a qual bobina? 

A parte que será elevada foi construída com perfis de alumínio e o mecanismo foi feito com uma barra rosqueada, vai sobrar força do motor. 

Vou observar os links que me recomendou e logo lhe informo o que me solicitou.

Muito obrigado pela ajuda. 

Boa tarde, 

Informe um diagrama de como fez a montagem. 

Informe as resistências medidas entre as bobinas. 

exemplo:

http://labdegaragem.com/forum/topics/tutorial-arduino-motor-de-pass...

Bom dia, Vanderlei...Voce tem que considerar alguns parâmetros necessários:

1-Curso....Quanto esta bancada vai elevar, em cm

2-Peso...Qual o peso da parte móvel desta bancada, livre de objetos.

3-Referência...Após uso do usuário X, ela deverá voltar para a referência ou não ? A referência seria o último usuário ? Pense nisso !

4-Eletro/Mecânica...O melhor sistema de elevação, é o parafuso sem fim. Vc tem força, pode ajustar a velocidade e existem mecânicas prontas no mercado. Procura no google, braço elétrico para portão.Tem uma Empresa em SP, que fabrica modelos para cadeiras odontológicas(devem ser mais caros). Acredito que motor de passo seja inviável, pois vc não precisa de precisão absoluta...e terá que se preocupar com um sistema de redução para ganhar força.

5-Estrutura Mecânica...Como eu gosto de fazer tudo, usaria 2 parafusos sem fim, nas laterais da bancada movidos por um único motor. Fácil de planejar, após montar uma estrutura telescópica com 40 a 50 cm de curso. Ideal que os "pés", sejam redondos...Facilitará ajustar diferentes bitolas de tubos, usando luvas de PVC no "pé" telescópico.

6-Número de usuários...Veja até que ponto é necessário, criar uma memória com o número de usuários...Dependendo do uso, local e finalidade, pode ser desnecessário tanta sofisticação. Entre sim e não, a diferença de eletrônica envolvida, é significativa.

Acho que a idéia é mais ou menos esta...Com ajuda de outros colegas, vai corroborar o projeto.

Um abraço.

Bom dia, 

O Paulo tem razão , eu concordo com ele. 

Acho que o motor de passo não é o mais recomendado para essa aplicação. 

Veja o projeto do colega do Lab:

Motor linear:

http://labdegaragem.com/forum/topics/calculo-motor-de-passo?comment...

http://labdegaragem.com/forum/topics/calculo-motor-de-passo

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço