Controle de acesso biométrico stand alone com dois módulos separados ligados por cabo de rede - Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)2024-03-28T22:27:03Zhttps://labdegaragem.com/forum/topics/controle-de-acesso-biom-trico-stand-alone-com-dois-m-dulos?feed=yes&xn_auth=noBoa tarde pessoal,
O leitor b…tag:labdegaragem.com,2020-04-04:6223006:Comment:7294992020-04-04T17:27:04.414ZWellington Danilohttps://labdegaragem.com/profile/WellingtonDanilo
<p>Boa tarde pessoal,</p>
<p>O leitor biométrico DY50 apenas funciona em 3.3V , infelizmente não encontrei um datasheet oficial ,apenas manuais de instruções.</p>
<p>Obrigado Rv, José Gustavo e especial o Elcids Chagas pela tamanha ajuda dada.</p>
<p>O projeto que o Elcids postou pode servir p quem quer uma sugestão de esquema elétrico para usar sensores a longa distância. </p>
<p>Estarei pensando em outras possibilidades como por exemplo usar o leitor biometrico junto com um arduíno nano e…</p>
<p>Boa tarde pessoal,</p>
<p>O leitor biométrico DY50 apenas funciona em 3.3V , infelizmente não encontrei um datasheet oficial ,apenas manuais de instruções.</p>
<p>Obrigado Rv, José Gustavo e especial o Elcids Chagas pela tamanha ajuda dada.</p>
<p>O projeto que o Elcids postou pode servir p quem quer uma sugestão de esquema elétrico para usar sensores a longa distância. </p>
<p>Estarei pensando em outras possibilidades como por exemplo usar o leitor biometrico junto com um arduíno nano e transmissor de RF , assim acionando módulos de relé RF remotamente. Ou quem sabe usar algum ESP no lugar do arduíno como o RV mencionou. </p>
<p>Encerrando o tópico.</p> Boa noite,
Importante verifi…tag:labdegaragem.com,2020-03-25:6223006:Comment:7291322020-03-25T23:03:39.835ZJosé Gustavo Abreu Murtahttps://labdegaragem.com/profile/GustavoMurta
<p>Boa noite, </p>
<p>Importante verificar as especificações do seu sensor biométrico antes de testá-lo.</p>
<p>E consultar tutoriais para apender como usá-lo. </p>
<p>Veja se o seu leitor biométrico é igual à esse:</p>
<p><a href="https://learn.adafruit.com/adafruit-optical-fingerprint-sensor?view=all">https://learn.adafruit.com/adafruit-optical-fingerprint-sensor?view=all</a></p>
<p>Boa noite, </p>
<p>Importante verificar as especificações do seu sensor biométrico antes de testá-lo.</p>
<p>E consultar tutoriais para apender como usá-lo. </p>
<p>Veja se o seu leitor biométrico é igual à esse:</p>
<p><a href="https://learn.adafruit.com/adafruit-optical-fingerprint-sensor?view=all">https://learn.adafruit.com/adafruit-optical-fingerprint-sensor?view=all</a></p> Boa tarde Elcids,
Li seu pos…tag:labdegaragem.com,2020-03-25:6223006:Comment:7292252020-03-25T19:53:54.859ZWellington Danilohttps://labdegaragem.com/profile/WellingtonDanilo
<p>Boa tarde Elcids,</p>
<p></p>
<p>Li seu post sobre os módulos relés e níveis lógicos de acionamento e achei bastante interessante, deu p elucidar muita coisa. </p>
<p>Não havia lhe contado, mas acontece que no dia em que escrevi este tópico eu estava testando as diversas formas de alimentar meu projeto (todas fracassadas).</p>
<p>Acontece que no meio das minhas peripécias, acabei ligando 12v diretamente no módulo biometrico ,eis que o mesmo fritou e exalou fumaça para todos os…</p>
<p>Boa tarde Elcids,</p>
<p></p>
<p>Li seu post sobre os módulos relés e níveis lógicos de acionamento e achei bastante interessante, deu p elucidar muita coisa. </p>
<p>Não havia lhe contado, mas acontece que no dia em que escrevi este tópico eu estava testando as diversas formas de alimentar meu projeto (todas fracassadas).</p>
<p>Acontece que no meio das minhas peripécias, acabei ligando 12v diretamente no módulo biometrico ,eis que o mesmo fritou e exalou fumaça para todos os cantos. </p>
<p>Eu na minha raiva e teimosia acabei encomendando outro módulo biometrico no ML. Mas quando chegou aqui p meu desespero não queria funcionar.. Acendia os led e nada do arduíno reconhece-lo. Lembrei do lance que vc citou de ligar um resistor de 1k na entrada RX do módulo e ainda sim não reconheceu.</p>
<p>Após várias tentativas resolvi liga-lo na saída de 3.3v do regulador que já vem na placa, a partir daí funcionou maravilhosamente bem. </p>
<p>Mas.. o regulador de 5v continua esquentando muito uma vez que esse é ligado em série com o de 3.3v.</p>
<p>Acredito eu que esses módulos biométricos "xing lings" não seguem um padrão definido.. Alguns são toleráveis a 5v e outros não.</p>
<p>Assim sendo o que me aconselha nesse caso?</p>
<p>1. Regular o step Down para 3.3V? Mas aí não sei se meu sensor de obstáculos e LCD funcionariam corretamente nessa tensão (não cheguei a testar).</p>
<p>2. Fazer uma "divisão resistiva" , tipo pegar um resistor de 1k e outro de 2k para transformar os 5v em 3.3 ?</p>
<p>3. Arrumar outro regulador de tensão só p módulo biometrico?</p>
<p>Ps: Meu Display é um LCD 16x2 com i2c e backlight azul. </p>
<p></p> olá Wellington.
Sobre…tag:labdegaragem.com,2020-03-23:6223006:Comment:7287992020-03-23T18:58:53.169ZElcids Chagashttps://labdegaragem.com/profile/ElcidsChagas
<p><span style="font-size: 12pt;">olá <span>Wellington.</span></span></p>
<p></p>
<p><span style="font-size: 12pt;"><span> Sobre os pontos que vc mencionou:</span></span></p>
<p></p>
<p><span style="font-size: 12pt;"><span> <span style="font-size: 18pt;"><strong>-</strong></span> eu achava que o <em><strong>LCD I2C</strong></em> que vc estava usando era semelhante àquele que eu coloquei nos Diagramas. Mas pelo visto é outro. Seria daqueles <em><strong>OLED</strong></em> de…</span></span></p>
<p><span style="font-size: 12pt;">olá <span>Wellington.</span></span></p>
<p></p>
<p><span style="font-size: 12pt;"><span> Sobre os pontos que vc mencionou:</span></span></p>
<p></p>
<p><span style="font-size: 12pt;"><span> <span style="font-size: 18pt;"><strong>-</strong></span> eu achava que o <em><strong>LCD I2C</strong></em> que vc estava usando era semelhante àquele que eu coloquei nos Diagramas. Mas pelo visto é outro. Seria daqueles <em><strong>OLED</strong></em> de <em><strong>0.9"</strong></em> , ou algum outro? Vc poderia postar uma foto dele?</span></span></p>
<p><span style="font-size: 12pt;"><span> Independente disto, vá com cuidado com a alimentação, pois a maioria dos <em><strong>módulos LCD</strong></em> tem uma faixa estreita. Assim que vc esclarecer qual é o seu, poderei dizer a melhor forma de usá-lo.</span></span></p>
<p><span style="font-size: 12pt;"><span> Já para aqueles que usarem um <em><strong>LCD I2C</strong></em> como o mostrado nos Diagramas, basta lembrar que o LCD em si consome uma energia extremamente baixa, geralmente não passando de 5mA (alguns até menos de 3mA). O que gasta mais energia nestes LCDs, é o "<strong><em>Backlight</em></strong>", que pode ficar entre 30mA a 80mA, mas a alimentação deste "<em><strong>Backlight</strong></em>" geralmente é independente do restante do <em><strong>módulo LCD</strong></em> (ou seja há "pinos" separados só para o "Backlight"), o que dá grande flexibilidade.</span></span></p>
<p><span style="font-size: 12pt;"><span> Na primeira topologia que apresentei, é possível alimentar o <em><strong>LCD</strong></em> diretamente do <em><strong>5V</strong></em> fornecido pelo "<em><strong>StepDown</strong></em>", o que alivia o <em><strong>Regulador</strong></em> <em><strong>interno</strong></em> do <em><strong>Arduino</strong></em>. Se for usada a segunda topologia, isso já ocorre automaticamente, uma vez que o <em><strong>Regulador interno</strong></em> do <em><strong>Arduino</strong> <span style="text-decoration: underline;">não é usado</span></em>. De qualquer forma, estratégias simples, podem economizar energia do <em><strong>5V</strong></em>, uma vez que provavelmente o "<em><strong>Baklight</strong></em>" do LCD só ficaria ligado quando se está usando o Sistema, logo basta implementar um <em><strong>Timeout</strong></em> no código, e então desligar o "<em><strong>Backlight</strong></em>" após este <em><strong>Timeout</strong></em> (o que é simples de fazer no código, e aquela <em><strong>plaquinha I2C</strong></em> usada no <em><strong>LCD</strong> </em>permite fazer isso). E aqueles <em><strong>OLED I2C</strong></em> (ou mesmo <em><strong>SPI</strong></em>) também permitem colocar o <em><strong>Display</strong></em> em "<em><strong>OFF</strong></em>" apenas via código. Então há muita flexibilidade.</span></span></p>
<p></p>
<p><span style="font-size: 12pt;"><span> <span style="font-size: 18pt;"><strong>-</strong></span> sobre o <em><strong>módulo Relé</strong></em>, por favor, veja um tópico onde passei informações relevantes e esclarecedoras bem recentemente (esses dias). Caso vc não encontrei suas respostas lá, então eu esclareço aqui. Mas acho que naquele tópico encontrará as respostas. O <em><strong>tópico</strong></em> ao qual me refiro aqui no LDG, é este aqui: <a rel="nofollow noopener" href="http://labdegaragem.com/forum/topics/m-dulo-rel-8-canais-sem-jd-vcc-vcc-gnd" target="_blank">"<em><strong>Módulo Relé 8 canais sem JD-VCC</strong></em>"</a></span></span></p>
<p></p>
<p></p>
<p><span style="font-size: 12pt;"><span> Abrçs,</span></span></p>
<p><span style="font-size: 12pt;"><span> Elcids</span></span></p> Bom dia Elcids!
Grato novamen…tag:labdegaragem.com,2020-03-23:6223006:Comment:7286972020-03-23T14:17:29.673ZWellington Danilohttps://labdegaragem.com/profile/WellingtonDanilo
<p>Bom dia Elcids!</p>
<p>Grato novamente por repassar sua experiência!</p>
<p>Eu até iria te perguntar sobre a topologia de 12V sendo levado através do CAT, mas não o fiz p n tomar mais seu tempo, visto que já me ajudou muito até aqui.</p>
<p>Até aqui aprendi que:</p>
<p>* Reguladores de tensão apropriados são extremamente importantes.</p>
<p>* O regulador de tensão AMS1117 praticamente "só aguenta" o próprio Arduíno.</p>
<p>*Não se deve enviar alimentação na mesma linha que deveria ser de…</p>
<p>Bom dia Elcids!</p>
<p>Grato novamente por repassar sua experiência!</p>
<p>Eu até iria te perguntar sobre a topologia de 12V sendo levado através do CAT, mas não o fiz p n tomar mais seu tempo, visto que já me ajudou muito até aqui.</p>
<p>Até aqui aprendi que:</p>
<p>* Reguladores de tensão apropriados são extremamente importantes.</p>
<p>* O regulador de tensão AMS1117 praticamente "só aguenta" o próprio Arduíno.</p>
<p>*Não se deve enviar alimentação na mesma linha que deveria ser de sinal.</p>
<p>Mas aproveitando um pouco sua atenção, pensei em talvez invés de "puxar" a alimentação de 5v para todo o Arduíno e se eu usasse para alimentar o Display LCD? Digo isso só p fins de não "desperdiçar" o regulador que já vem na placa. Acredito que assim vai trabalhar a frio também.</p>
<p> Acho que pra deixar o projeto mais interessante vou adquirir um LED RGB para indicar cada "status" do sistema por uma cor diferente. </p>
<p>Por fim gostaria de saber sua opinião sobre o relé que estou utilizando, no caso um modelo de 12V com optoacoplador (foto abaixo). Escolhi ele devido principalmente a facilidade de conexão , dispensando a necessidade de solda. </p>
<p><a href="https://storage.ning.com/topology/rest/1.0/file/get/4201741053?profile=original" target="_blank" rel="noopener"><img src="https://storage.ning.com/topology/rest/1.0/file/get/4201741053?profile=RESIZE_710x" class="align-center"/></a></p>
<p>Obrigado!</p>
<p></p>
<p></p> ok Wellington.
Então a…tag:labdegaragem.com,2020-03-23:6223006:Comment:7286922020-03-23T13:04:00.221ZElcids Chagashttps://labdegaragem.com/profile/ElcidsChagas
<p><span style="font-size: 12pt;">ok <span>Wellington.</span></span></p>
<p></p>
<p><span style="font-size: 12pt;"><span> Então apenas complementando, estou postando uma ligeira alternativa na topologia que publiquei inicialmente.</span></span></p>
<p><span style="font-size: 12pt;"><span> Ela consiste em alimentar também o <em><strong>Arduino</strong></em> com o "<em><strong>StepDown</strong></em>". O arquivo em PDF com a implementação é este: …</span></span></p>
<p><span style="font-size: 12pt;">ok <span>Wellington.</span></span></p>
<p></p>
<p><span style="font-size: 12pt;"><span> Então apenas complementando, estou postando uma ligeira alternativa na topologia que publiquei inicialmente.</span></span></p>
<p><span style="font-size: 12pt;"><span> Ela consiste em alimentar também o <em><strong>Arduino</strong></em> com o "<em><strong>StepDown</strong></em>". O arquivo em PDF com a implementação é este: <em><strong><a href="https://storage.ning.com/topology/rest/1.0/file/get/4200963997?profile=original" target="_blank" rel="noopener">Acesso_Bio_02.pdf</a></strong></em></span></span></p>
<p></p>
<p><span style="font-size: 12pt;"><span> Esta implementação pode ser vista na figura a seguir:</span></span></p>
<p style="text-align: center;"><span style="font-size: 10pt;"><em><strong>(clique na figura para "zoom")</strong></em></span></p>
<p><span style="font-size: 12pt;"><span><a href="https://storage.ning.com/topology/rest/1.0/file/get/4200973032?profile=original" target="_blank" rel="noopener"><img src="https://storage.ning.com/topology/rest/1.0/file/get/4200973032?profile=RESIZE_710x" class="align-center" width="1130" height="588"/></a></span></span></p>
<p></p>
<p></p>
<p><span style="font-size: 12pt;"><span> Nessa pequena alteração, a <em><strong>alimentação do Arduino</strong></em> passa a ser pelo próprio <strong><em>pino de</em> 5V</strong> da placa do mesmo. Assim o <em><strong>regulador de tensão</strong></em> na placa do <em><strong>Arduino</strong></em> não mais fornece essa alimentação, e portanto não mais dissipa calor, ficando "frio". Quem fornece essa energia é o "<em><strong>StepDown</strong></em>" <em><strong>LM2596</strong></em>.</span></span></p>
<p><span style="font-size: 12pt;"><span> Observe que para melhoria da estabilidade da tensão de <em><strong>5V</strong></em> fornecida pelo "<em><strong>StepDown</strong></em>", o <em><strong>Capacitor Eletrolítico</strong></em> no lado "Remoto" foi aumentado para <em><strong>2200uF</strong></em>. E também foi acrescentado um "Filtro" na entrada de 5V do Arduino, composto por um <strong>Resistor</strong> de <em><strong>1 Ohm</strong></em> (e <em><strong>1/4 W</strong></em>), e um <em><strong>Eletrolítico</strong></em> idêntico ao usado no lado "Remoto".</span></span></p>
<p></p>
<p><span style="font-size: 12pt;"><span> Algumas considerações:</span></span></p>
<p></p>
<p><span style="font-size: 12pt;"><span> <span style="font-size: 14pt;"><em><strong>1)</strong></em></span> sobre o ajuste da tensão de <em><strong>5V</strong></em> de saída do "<em><strong>StepDown</strong></em>" <em><strong>LM2596</strong></em>, deve-se seguir o mesmo procedimento que já passei antes. Lembrando que os circuitos no "<em><strong>Remoto</strong></em>" apresentam boa tolerância em operar com ligeira queda na alimentação, o que pode dispensar o "ajuste final" (e as variações no consumo de energia já são "compensadas" pelo Eletrolítico na entrada do Remoto e pelos Capacitores Cerâmicos nas plaquinhas individuais).</span></span></p>
<p></p>
<p><span style="font-size: 12pt;"><span> <span style="font-size: 14pt;"><strong><em>2)</em></strong></span> deve ser feita uma boa conexão elétrica dos <em><strong>5V</strong></em> do <em><strong>Arduino</strong></em>, e portanto evite fazer isso com aqueles cabinhos com encaixes "macho/fêmea", pois o contato destes costuma falhar muito. Preferencialmente, solde a ligação do <em><strong>5V</strong></em> e do <em><strong>GND</strong></em> do <em><strong>Arduino</strong></em>, puxando estas ligações diretamente dos pontos "<em><strong>+</strong></em>" e "<em><strong>-</strong></em>" correspondentes aos terminais do <em><strong>Capacitor</strong></em> de <em><strong>2200uF</strong></em>.</span></span></p>
<p></p>
<p><span style="font-size: 12pt;"><span> <span style="font-size: 14pt;"><strong><em>3)</em></strong></span> a dissipação do "<em><strong>StepDown</strong></em>" agora será um pouco maior que antes, porém ainda assim bem abaixo do limite em que se deve usar um dissipador no <em><strong>LM2596</strong></em>. No entanto, cuidado para não exagerar, uma vez que é possível que sejam ligados diversos dispositivos no lado do <em><strong>Arduino</strong></em> e alimentados pelo mesmo <em><strong>5V</strong></em>. Se estes dispositivos tiverem baixo consumo de energia, não há com o que se preocupar, mesmo que existam vários. O importante é não sair ligando coisas indiscriminadamente, como se tudo fosse "mágica" (ao invés, sempre lembrar que os dispositivos consomem energia e portanto é importante que se tenha uma ideia desse consumo para avaliar as condições do circuito).</span></span></p>
<p></p>
<p></p>
<p><span style="font-size: 12pt;"><span> Aproveito para esclarecer um ponto relacionado ao <strong>Buzzer</strong>. Vc tinha sugerido usar um <em><strong>Buzzer</strong></em> "<em><strong>solo</strong></em>" no lado do <em><strong>Remoto</strong></em> sendo "drivado" por um <em><strong>Transistor</strong></em> no lado do <em><strong>Arduino</strong></em>, o que eu <span style="text-decoration: underline;"><em>desaconselhei</em></span>, justificando evitar picos de correntes mais altas ao longo do cabo. Vou esclarecer melhor isso: Se um <em><strong>Buzzer</strong></em> "<strong><em>solo</em></strong>" é ligado da forma como vc sugeriu, os picos de correntes mais altas (com diversas harmônicas), irão circular entre a <em><strong>linha de conexão do Buzzer</strong></em> (na figura o <em><strong>fio branco com listras em laranja</strong></em>) e a <em><strong>linha de GND</strong></em> (na figura, o <em><strong>fio marrom</strong></em>). Isso provoca um desequilíbrio na alimentação, e que não será "suavizado" pelos Capacitores no Remoto (Eletrolítico e Cerâmicos nas plaquinhas). Já se o driver "efetivo" do Buzzer estiver no próprio Remoto, então essa corrente ainda existirá ao longo do cabo, mas será entre as linhas de alimentação, e não mais na "linha de sinal", e agora será "suavizada" pelos Capacitores (cuja função é esta mesma). Assim uma regra importante: em qualquer sistema, evite a todo custo "drivar" correntes pelas linha de sinal, pois isto é uma prática "ruim" em Projetos, e sempre resultando em diversos comportamentos indesejados.</span></span></p>
<p></p>
<p><span style="font-size: 12pt;"><span> E finalmente, eu havia dito ao <em><strong>Murta</strong></em>, que iria publicar uma topologia com o "<em><strong>StepDown</strong></em>" no lado do <em><strong>Remoto</strong></em>. Mas acabei desistindo, pois para isso é necessário levar o <em><strong>12V</strong></em> da <strong><em>Fonte</em></strong> ao longo de todo o <em><strong>cabo</strong></em> "<em><strong>CAT</strong></em>". Este cabo tem boa robustez, mas como este Sistema poderá vir a ser usado em condições ambientais adversas (calor, chuva, humidade, poeira, fuligem de todo tipo, etc), em eventuais dobras físicas no cabo (ou mesmo cabo "mordido" de alguma forma), poderá em algum momento ocorrer <em><strong>curto-circuito</strong></em> acidental entre <em><strong>12V</strong></em> e algum sinal de controle, o que certamente danificaria o circuito imediatamente, devido à potência disponível na linha de <em><strong>12V</strong></em> (mesmo que seja implementado um circuito de proteção na linha contra curto-circuito, este não irá atuar rápido o suficiente para impedir danos aos circuitos de <em><strong>5V</strong></em>). Este tipo de falha pode acontecer imediatamente, o ao longo do tempo com a ação de intempéries. Então prefiro não publicar aqui, para não incentivar sua implementação.</span></span></p>
<p></p>
<p><span style="font-size: 12pt;"><span> Abrçs,</span></span></p>
<p><span style="font-size: 12pt;"><span> Elcids</span></span></p> Boa noite Elcids,
Mais uma v…tag:labdegaragem.com,2020-03-23:6223006:Comment:7289162020-03-23T02:46:58.094ZWellington Danilohttps://labdegaragem.com/profile/WellingtonDanilo
<p>Boa noite Elcids, </p>
<p>Mais uma vez muito obrigado a você pelas dicas preciosas.</p>
<p>Pelo visto esse fórum só tem gente graúda na eletrônica.. hehe </p>
<p>Vai levar um tempo até eu conseguir juntar todos os componentes, testar e montar um produto final. Mas sei que vai levar a pena como alternativa a outras soluções caras no mercado e nem sempre tão seguras. </p>
<p>Vou sinalizar o tópico como encerrado e fica aí a dica p quem quiser tentar implementar o sistema. </p>
<p>Grande…</p>
<p>Boa noite Elcids, </p>
<p>Mais uma vez muito obrigado a você pelas dicas preciosas.</p>
<p>Pelo visto esse fórum só tem gente graúda na eletrônica.. hehe </p>
<p>Vai levar um tempo até eu conseguir juntar todos os componentes, testar e montar um produto final. Mas sei que vai levar a pena como alternativa a outras soluções caras no mercado e nem sempre tão seguras. </p>
<p>Vou sinalizar o tópico como encerrado e fica aí a dica p quem quiser tentar implementar o sistema. </p>
<p>Grande abraço! </p> olá novamente Wellington.
…tag:labdegaragem.com,2020-03-21:6223006:Comment:7288602020-03-21T06:46:26.407ZElcids Chagashttps://labdegaragem.com/profile/ElcidsChagas
<p><span style="font-size: 12pt;">olá novamente <span>Wellington.</span></span></p>
<p></p>
<p><span style="font-size: 12pt;"><span> Uma sugestão para economizar espaço: coloque os <em><strong>módulos RS485</strong></em> dentro de <em><strong>tubos termo-contráteis</strong></em> (preferencialmente transparentes e semelhantes ao que vemos naqueles módulos <em><strong>Bluetooth</strong> <strong>HC05</strong></em> à venda no mercado). Se analisar as ligações, vai ver que no lado do…</span></span></p>
<p><span style="font-size: 12pt;">olá novamente <span>Wellington.</span></span></p>
<p></p>
<p><span style="font-size: 12pt;"><span> Uma sugestão para economizar espaço: coloque os <em><strong>módulos RS485</strong></em> dentro de <em><strong>tubos termo-contráteis</strong></em> (preferencialmente transparentes e semelhantes ao que vemos naqueles módulos <em><strong>Bluetooth</strong> <strong>HC05</strong></em> à venda no mercado). Se analisar as ligações, vai ver que no lado do <em><strong>módulo RS485</strong></em> conectado ao <em><strong>sensor Biométrico</strong></em>, só saem 2 fios, e do outro lado do mesmo módulo saem 4 fios. Como o termo-contrátil retraído, "empilhe" os dois <em><strong>módulos RS485</strong><strong> um sobre o outro</strong></em>, de forma a minimizar o espaço ocupado por eles. Então com os "rabichos" saindo do conjunto, basta fazer as ligações necessárias (os fios deste conjunto podem ser finos e flexíveis, pois a corrente é baixa). Os <em><strong>termo-contráteis</strong></em> são facilmente encontrados nas lojas online (no famoso "<em><strong>ML</strong></em>" vc acha fácil).</span></span></p>
<p></p>
<p><span style="font-size: 12pt;"> Para o circuito de proteção para o <em><strong>módulo Sensor de Obstáculo</strong></em>, composto pelo <em><strong>Resistor</strong></em> (330R) e dois <em><strong>Diodos</strong></em> (1N4148), vc pode soldá-los o mais junto possível do conector do módulo, minimizando o espaço. É até possível interromper a trilha do sinal "OUT" na plaquinha do módulo, e soldar o Resistor em série com esta interrupção, e então soldar os dois Diodos na própria plaquinha junto ao conector (veja que os Diodos são ligados entre o <em><strong>VCC/OUT/GND</strong></em> na plaquinha).</span></p>
<p></p>
<p><span style="font-size: 12pt;"> Sobre o <strong>Buzzer</strong>, sim vc pode fazer a ligação com Transistor como vc sugeriu. <span style="text-decoration: underline;"><strong><em>Mas eu desaconselho</em></strong></span>. Ocorre que nesta configuração que vc sugeriu, quando vc acionar o <em><strong>Buzzer</strong></em>, irão ocorrer picos altos de corrente ao longo de todo o comprimento do <em><strong>cabo CAT</strong></em>. Estes picos serão na mesma frequência do <em><strong>Buzzer</strong></em>, que por ser "ativo" como vc informou, deve estar entre 2kHz e 3kHz. O problema é que estes pulsos serão uma <em><strong>onda quadrada</strong></em>, a qual possui praticamente <em><strong>infinitas Harmônicas</strong></em>, e dado o valor das correntes nestes picos, esta topologia é desaconselhável.</span></p>
<p><span style="font-size: 12pt;"> Mas se quiser fazer isso mesmo, então ligue um <em><strong>Resistor</strong></em> de <em><strong>1k</strong></em>, e um <em><strong>Diodo</strong> <strong>1N4148</strong></em>, em paralelo com os <em><strong>terminais do Buzzer</strong></em> (e claro: junto a este no Remoto). O <em><strong>Diodo</strong></em> deve ser ligado da mesma forma que são ligados nas Bobinas dos Relés, ou seja "<em><strong>reversamente polarizado</strong></em>" (o <em><strong>Katodo</strong></em> no "<strong>+</strong>" do <em><strong>Buzzer</strong></em>, e o <em><strong>Anodo</strong></em> no "<strong>-</strong>" do <em><strong>Buzzer</strong></em>. Mas mesmo que faça estas ligações, eu desaconselho essa topologia (e no final das contas a economia de espaço com o <em><strong>Buzzer</strong></em> "solitário", será bem pequena).</span></p>
<p></p>
<p><span style="font-size: 12pt;"> Abrçs,</span></p>
<p><span style="font-size: 12pt;"> Elcids</span></p> Caro Elcids
Putz! 37 anos ne…tag:labdegaragem.com,2020-03-20:6223006:Comment:7289022020-03-20T22:37:49.140ZWellington Danilohttps://labdegaragem.com/profile/WellingtonDanilo
<p>Caro Elcids </p>
<p>Putz! 37 anos nessa área? Não tenho nem 30 de idade rsrs..</p>
<p>Quando eu crescer quero dominar eletrônica igual a você, embora para mim seja um hobby passei a me interessar mais quando descobri o arduíno e agora quero me dedicar a projetos voltados para segurança e automação.</p>
<p></p>
<p>Obrigado pela aula sobre a função do capacitor nesse projeto, foi quase o que eu imaginava.</p>
<p></p>
<p>Bom. Nesta configuração e se tratando dos diversos componentes…</p>
<p>Caro Elcids </p>
<p>Putz! 37 anos nessa área? Não tenho nem 30 de idade rsrs..</p>
<p>Quando eu crescer quero dominar eletrônica igual a você, embora para mim seja um hobby passei a me interessar mais quando descobri o arduíno e agora quero me dedicar a projetos voltados para segurança e automação.</p>
<p></p>
<p>Obrigado pela aula sobre a função do capacitor nesse projeto, foi quase o que eu imaginava.</p>
<p></p>
<p>Bom. Nesta configuração e se tratando dos diversos componentes necessários, vejo que vou precisar de muito espaço físico para acomodar tudo. Para a parte externa imaginava que tudo caberia dentro de uma caixinha 4x2 comum dessas de embutir,mas acho que vou precisar de uma caixa 4x4. </p>
<p></p>
<p>Para fins de economia de espaço eu poderia substituir o módulo Buzzer por um Buzzer comum? Mas claro, fazendo algumas alterações: na parte do arduíno eu poderia ligar o pino digital em um resistor e um transistor como chave ? </p>
<p></p>
<p></p> olá Wellington.
Faço i…tag:labdegaragem.com,2020-03-20:6223006:Comment:7287512020-03-20T16:24:07.292ZElcids Chagashttps://labdegaragem.com/profile/ElcidsChagas
<p><span style="font-size: 12pt;">olá Wellington.</span></p>
<p></p>
<p><span style="font-size: 12pt;"> Faço isso há 37 anos. Então foi bem tranquilo.</span></p>
<p><span style="font-size: 12pt;"> Respondendo suas perguntas:</span></p>
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<p><span style="font-size: 12pt;"> <span style="font-size: 14pt;"><strong><em>1)</em></strong></span> lá na alimentação do <strong>Remoto</strong> (entre a <em><strong>linha</strong></em> "<em><strong>laranja</strong></em>" e a…</span></p>
<p><span style="font-size: 12pt;">olá Wellington.</span></p>
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<p><span style="font-size: 12pt;"> Faço isso há 37 anos. Então foi bem tranquilo.</span></p>
<p><span style="font-size: 12pt;"> Respondendo suas perguntas:</span></p>
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<p><span style="font-size: 12pt;"> <span style="font-size: 14pt;"><strong><em>1)</em></strong></span> lá na alimentação do <strong>Remoto</strong> (entre a <em><strong>linha</strong></em> "<em><strong>laranja</strong></em>" e a "<em><strong>marrom</strong></em>" no circuito que postei), existem duas tensões: a estática e a dinâmica (ou instantânea). Vou explicar melhor. Sabemos que existe um consumo "médio" de energia no Remoto, o que implica que existe também uma corrente média. Sabemos que a tensão <span>entre a <em><strong>linha</strong></em> "<em><strong>laranja</strong></em>" e a "<em><strong>marrom</strong></em>", <span style="text-decoration: underline;"><em>não</em></span> será <strong>5V</strong>, pois os fios do <em><strong>cabo</strong> <strong>CAT</strong></em> que levam a alimentação, tem uma <em><strong>Resistência Elétrica</strong></em> (e na verdade existe também uma <em><strong>capacitância</strong></em> e uma <em><strong>indutância</strong></em> "<em><strong>distribuídas</strong></em>" ao longo do fio). Então de fato, todo o circuito do remoto está em série com esta <em><strong>Resistência equivalente do Cabo</strong></em>, e assim temos um <em><strong>Divisor de Tensão</strong></em>. Considere que em determinado momento, o <em><strong>consumo de energia</strong></em> do <em><strong>Remoto</strong></em> está fixo, ou seja, não muda e seria "X Watts". Nesta condição, o <em><strong>circuito do Remoto</strong></em> terá uma <em><strong>Resistência elétrica equivalente</strong></em>, como se fosse um Resistor. Assim, se vc pegar essa Resistência e a Resistência equivalente do Cabo, que estão em série, e aplicar <strong>5V</strong>, podemos calcular o <em><strong>Divisor de Tensão</strong></em>, e obteremos facilmente qual a tensão resultante sobre cada uma das Resistências. Mas o que nos interessa é a tensão sobre o <em><strong>Remoto</strong></em>, já que para que este funcione de forma estável, deve ser a mais próxima possível de <strong>5V</strong>, o que automaticamente implica que desejamos que a <em><strong>Resistência equivalente do cabo</strong></em>, seja a menor possível. Nesta condição, em que o <em><strong>consumo de energia do Remoto</strong></em> está fixo, se tivermos um <em><strong>Capacitor</strong></em> de <strong>1uF</strong> entre as <em><strong>linhas</strong></em> "<em><strong>laranja</strong></em>" e "<em><strong>marrom</strong></em>", terá o mesmo resultado que se tivermos um <em><strong>Capacitor</strong></em> de <strong>1000uF</strong>, ou seja: a tensão resultante no Remoto <em>dependerá exclusivamente</em> do <em><strong>Divisor de Tensão</strong></em> que calculamos com as Resistências, e o valor do Capacitor não terá influência neste valor (na prática isto não é 100% verdadeiro, pois os Capacitores não são perfeitos e possuem corrente de fuga, ou seja, possuem alguma Resistência elétrica equivalente, embora bastante alta). Nesta análise, estamos considerando que "pulamos" o momento em que o circuito é ligado pela primeira vez, ou seja: já consideramos que passou bastante tempo (por exemplo vários minutos) desde o momento que o circuito foi ligado.</span></span></p>
<p></p>
<p><span style="font-size: 12pt;"> Mas sabemos que em algum momento, o <em><strong>consumo de energia</strong></em> do <em><strong>Remoto</strong></em> irá mudar, podendo aumentar ou diminuir em relação ao valor que consideramos como "<em><strong>estático</strong></em>" na análise inicial. Quando isso ocorrer pense da seguinte forma: o consumo vai mudar, mais depois de algum tempo, ele será o novo "consumo" estático, e vc poderá novamente calcular o Divisor de tensão para esta nova condição. Como a <em><strong>Resistência do Cabo</strong></em> não mudou e ainda é muito mais baixa que a <em><strong>Resistência equivalente do</strong></em> <em><strong>Remoto</strong></em>, ao calcularmos o <em><strong>Divisor de Tensão</strong></em> para esta nova condição de consumo, a tensão resultante sobre o <em><strong>Remoto</strong></em>, terá uma diferença pequena em relação à condição inicial de análise. Outra conclusão importante, é que quando o consumo de energia do Remoto aumentar, sua resistência elétrica equivalente irá diminuir em relação à primeira análise, e ao calcularmos o <em><strong>Divisor de tensão</strong></em>, teremos por consequência que </span><span style="font-size: 12pt;">a tensão sobre o <em><strong>Remoto</strong></em> será menor em relação à análise inicial <span>(ou seja: se distancia mais do <strong>5V</strong>)</span>. Da mesma forma, se o consumo de energia diminuir, a resistência do Remoto irá aumentar, e portanto ao calcularmos a tensão, teremos que a mesma irá aumentar em relação à análise inicial (ou seja: se aproxima mais do <strong>5V</strong>).</span></p>
<p></p>
<p><span style="font-size: 12pt;"> Tendo estes comportamentos ocorrendo no <em><strong>consumo de Energia do Remoto</strong></em>, como a coisa se comportará com um <em><strong>Capacitor</strong></em> ligado em paralelo com a alimentação?</span></p>
<p><span style="font-size: 12pt;"> Simples: os <em><strong>Capacitores</strong></em> "<em><strong>reagem</strong></em>" à "tentativa" de mudança da tensão entre seus terminais (por isso que dizemos "<em><strong>reatância</strong></em>" <em><strong>capacitiva</strong></em>, devido à esta reação). Mas eles podem fazer isso por algum tempo apenas (pois tem uma "capacidade" limitada), e o que eles conseguem é apenas <em><strong>retardar a mudança</strong></em>, fazendo com que ela seja mais lenta do que seria se o <em><strong>Capacitor</strong></em> não estivesse ali. Ao final das contas, a tensão sempre irá para um valor "<em><strong>estático</strong></em>" que pode ser calculado por <em><strong>Divisor de Tensão</strong></em>. Quanto maior o valor do <em><strong>Capacitor</strong></em>, mais ele conseguirá retardar essa mudança na tensão. Ou seja: ele acaba funcionando como um <em><strong>Filtro</strong></em> "<em><strong>passa-baixas</strong></em>", mas não vai impedir que a tensão efetivamente mude, apenas vai retardar essa mudança, tornando-a mais "suave".</span></p>
<p><span style="font-size: 12pt;"> <span style="text-decoration: underline;"><em>Então a resposta é</em></span>: o <em><strong>Capacitor Eletrolítico</strong></em> de <em><strong>1000uF</strong></em> no circuito, é usado como <em><strong>Filtro</strong></em>, e filtro aqui significa: suavizar as mudanças da tensão.</span></p>
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<p><span style="font-size: 12pt;"> Mas veja: tem algo muito importante que vc precisa visualizar sobre essa filtragem. Lembra-se que eu disse que não precisava colocar um <em><strong>Capacitor Cerâmico</strong></em> em paralelo com o <em><strong>Eletrolítico</strong></em>? E eu justifiquei dizendo que estes Capacitores já estavam nas plaquinhas dos módulos, e já com valores adequados. E de fato estão lá mesmo (olhe os circuitos destas plaquinhas e vai encontrá-los lá). Mas por que isso tudo? Por que tem que ter estes <em><strong>Capacitores Cerâmicos</strong></em>, e porque o melhor lugar pra eles é junto a cada módulo?</span></p>
<p><span style="font-size: 12pt;"> <em><span style="text-decoration: underline;">Respondendo</span></em>: ocorre que os <em><strong>Eletrolíticos de Alumínio</strong></em> (como aquele de <em><strong>1000uF</strong></em> no circuito), tem uma alta capacitância, e isto é ótimo para suavizar a tensão conforme vimos. Esta alta capacitância é conseguida devido ao tamanho "grande" desses componentes, mas também devido à<span> forma como são construídos "enrolados" permitindo uma grande área nas "placas" capacitivas (semelhante a enrolar 3 tapetes juntos, mas um sobre o outro, como se fossem 3 camadas: <em><strong>condutor</strong></em>, <strong><em>isolante</em></strong>, <em><strong>condutor</strong></em>). Mas isso também tem um <em><strong>efeito colateral</strong></em> extremamente indesejado: os <em><strong>Eletrolíticos de Alumínio</strong></em> (dizemos assim porque o de <em><strong>Tântalo</strong></em> <span style="text-decoration: underline;"><em>também</em></span> é eletrolítico), tem uma <em><strong>indutância equivalente muito alta</strong></em> (como sabemos, condutores "enrolados" aumentam a indutância). Esta indutância é tão alta, que para tensões variando acima de <em><strong>1 kHz</strong></em>, estes Capacitores passam a ser praticamente só Indutores, ou seja: passam a ser comportar exatamente o contrário do que se esperava deles.</span></span></p>
<p><span style="font-size: 12pt;"><span> Mas claro, é bem provável que entre os pontos onde um Capacitor está ligado, acabem aparecendo variações de tensão de uma ampla gama de frequências. Assim no caso do <em><strong>Capacitor</strong></em> de <em><strong>1000uF</strong></em>, se tivermos variações de baixa frequência (ou seja variações lentas no consumo de energia), a alta capacitância dos Eletrolíticos será ótima para suavizar a intensidade destas variações.</span></span></p>
<p><span style="font-size: 12pt;"><span> Na natureza existe uma relação muito clara entre intensidade e duração. A maioria das energias que tem variação muito grande na sua amplitude, também tem uma duração mais curta. E quando a variação de amplitude é menor, temos maior duração nesta variação. Na verdade este é o próprio conceito de Potência, que é nada mais do que a capacidade de um Sistema de fornecer energia por unidade de tempo (exatamente como quando comparamos um corredor velocista dos 100m com um dos 400m).</span></span></p>
<p><span style="font-size: 12pt;"><span> Em um <em><strong>Sistema Elétrico</strong></em>, temos os diversos <em><strong>módulos</strong></em> sendo alimentados. Somando o consumo de energia de todos eles, teremos o <em><strong>valor</strong></em> "<em><strong>estático</strong></em>" que falamos antes. Mas pode ocorrer que apenas um desses módulos tenha uma variação da energia consumida em um determinado momento, e quando isso ocorrer, essa variação será apenas um <em><strong>pequeno percentual</strong></em> do <em><strong>total consumido</strong></em> pelo Sistema. Mas há também uma outra característica dessa variação: ela normalmente dura bem pouco tempo, ou seja é rápida, ou ainda: se comporta como uma <em><strong>alta-frequência</strong></em>. Então <em><strong>Capacitores Eletrolíticos</strong></em> <span style="text-decoration: underline;"><em>seriam péssimos</em></span> para "suavizar" essa variação. É aí que entram os <em><strong>Capacitores Cerâmicos</strong></em>. Eles tem <em><strong>baixo valor de capacitância</strong></em>, mas também não precisa muito, porque a intensidade da variação é apenas um <em><strong>pequeno percentual do total</strong></em>. Mas o que realmente faz a diferença, é que os <em><strong>Capacitores</strong> <strong>Cerâmicos</strong></em> tem uma <em><strong>Indutância</strong></em> baixíssima, o que faz com que consigam funcionar a frequências muito altas nos circuitos (o que o Eletrolítico jamais poderia conseguir).</span></span></p>
<p></p>
<p><span style="font-size: 12pt;"> Ou seja, os <em><strong>Capacitores Cerâmicos</strong></em> nos módulos, dão conta das variações de consumo consumo "instantâneas" naqueles módulos. E eles devem estar fisicamente próximos aos pontos onde a variação ocorre (enquanto o Eletrolítico estará bem mais distante, lá na entrada da alimentação "geral"). Há outro motivo muito importante para que eles estejam fisicamente próximos dos pontos onde ocorre a variação: <span style="text-decoration: underline;"><em>diminuir</em></span> o <em><strong>EMI</strong></em> (<em><strong>Interferência Eletro-Magnética</strong></em>), mas não vou abordar isso aqui pra não demorar mais na questão.</span></p>
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<p><span style="font-size: 12pt;"><span> <span style="font-size: 14pt;"><strong><em>2)</em></strong></span> é simples se estimar o consumo de um determinado circuito. Não vou mostrar isso aqui neste momento, mas estimei o consumo do seu <em><strong>Remoto</strong></em> (incluindo os dois drivers RS485 do outro lado) e ele deve ficar algo próximo a <em><strong>180mA</strong></em>, de forma "<em><strong>estática</strong></em>". Quando o <em><strong>Buzzer</strong></em> for acionado, irão ocorrer picos neste consumo, que provavelmente será próximo de <em><strong>250mA</strong></em>. Mas o <em><strong>Buzzer</strong></em> é acionado durante muito pouco tempo, e portanto podemos desconsiderá-lo quando formos analisar se o "<em><strong>StepDown</strong></em>" irá "aguentar". Lembrando que estes valores são estimativas.</span></span></p>
<p><span style="font-size: 12pt;"><span> Como sabemos o consumo, no caso <em><strong>180mA</strong></em>, podemos facilmente calcular a <em><strong>Potência</strong></em> que será: <em><strong>5V x 180mA = 0.9W</strong></em> , ou seja, quase <em><strong>1W</strong></em>. Essa Potência é bem abaixo daquela na qual é recomendada que se use um <em><strong>dissipador</strong></em> no "<em><strong>StepDown</strong></em>" (o CI <em><strong>LM2596</strong></em>). Conclusão, nenhum dissipador será necessário. Claro, como eu disse, existirão picos quando se aciona o <em><strong>Buzzer</strong></em>, mas como a duração é pequena, praticamente não terá efeito no "calor" dissipado no <em><strong>LM2596</strong></em>. E mesmo que vc considere estes picos, ainda assim a <em><strong>Potência</strong></em> será baixa para o <em><strong>LM2596</strong></em>.</span></span></p>
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<p><span style="font-size: 12pt;"> <span style="text-decoration: underline;"><em>Atenção</em></span>: não use essa corrente, para calcular a <em><strong>dissipação de Potência</strong></em> do "<em><strong>StepDown</strong></em>" como se ele fosse um <em><strong>Regulador Linear</strong></em>, porque ele <span style="text-decoration: underline;"><em>não é</em></span>. Ele é um "<em><strong>conversor chaveado</strong></em>". Então, desconsiderando as perdas pelo fato do rendimento não ser 100%, a corrente que "entra" no <em><strong>LM2596</strong></em> será a Potência que calculamos, dividida pela tensão que entra no conversor, ou seja, dividida por 12V (e quanto maior o rendimento ou eficiência do conversor, mais este valor se aproximará do real).</span></p>
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<p><span style="font-size: 12pt;"><span> <span style="font-size: 14pt;"><strong><em>3)</em></strong></span> exatamente. A configuração que coloquei para os <em><strong>Drivers RS485</strong></em>, fazem com que eles sejam "<em><strong>drivers unidirecionais</strong></em>", e vc não precisa de um <em><strong>Processador</strong></em> para ficar chaveado a direção dos sinais. E também por este motivo vc precisa de dois drivers em cada lado, pois existem duas direções fixas: do TX do Sensor para o RX do Arduino, e do TX do Arduino para o RX do Sensor.</span></span></p>
<p><span style="font-size: 12pt;"> Claro, isso tem duas desvantagens: dobra a quantidade necessária de <em><strong>drivers RS485</strong></em>, e aumenta o <em><strong>consumo de energia</strong></em> destes drivers (pois eles nunca são "desligados"), sendo que cada driver consome cerca de 20mA. Mas a vantagem é que vc <em><span style="text-decoration: underline;">não precisa</span></em> de um <em><strong>Arduino</strong></em> lá no <em><strong>Remoto</strong></em>, e assim não precisa de um código a mais e de um protocolo entre dois Arduinos (muita gente tem pavor disso, mas sabendo fazer da forma correta é simples, mas não deixa de ser chato).</span></p>
<p><span style="font-size: 12pt;"> E claro também: vc pode usar a mesma técnica sempre que precisar enviar sinais digitais de um ponto a outro, a distâncias que podem superar até 1km.</span></p>
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<p><span style="font-size: 12pt;"> Abrçs,</span></p>
<p><span style="font-size: 12pt;"> Elcids</span></p>