Saudações a todos,

    Sou entusiasta da filosofia Maker, curioso e obstinado por natureza, e nos últimos 6 meses venho perdendo sono para poder aumentar meus conhecimentos, dada essa introdução fica claro que não sou técnico de nenhuma especie, por isso desculpem alguma discrepância de minha parte.

    Trabalho em uma empresa de Terraplenagem, e uma característica altamente relevante de nosso trabalho é o impacto do combustível em nossas obras, e hoje existem soluções robustas no mercado que dão gerenciamento a esta necessidade, cito aqui a empresa CTA Plus - Controle total de abastecimento, toda via a implementação destas soluções são caras e não atendem por completo nossa necessidade, foi nesta hora que acendeu aquela lampadazinha em cima da minha cabeça, e abaixo deixo um esboço da minha necessidade/solução:

O que eu preciso:

    - Registro dos abastecimentos com horário/data/motorista/placa/quantidade.

    Existem algumas peculiaridades nestes parâmetros mas nada que impacte na ideia bassê do projeto.

O que eu consegui até agora:

   Meu projeto se baseia em um microcontrolador (estou usando um Arduíno uno, mas já adquiri 2 esp32 Lora) e ligado nele temos um modulo leitor RFID RC522, um LCD 16x2 com modulo I2C, um modulo SD card ( eu entendo que não é a melhor solução e é por isso que os esp32 vão entrar na jogada), um modulo RTC, um sensor Encoder de velocidade, Rele de estado solido, uma contatora para motor de 1,5CV.

O funcionamento se da na seguinte ordem:

    1 - O motorista encosta na plataforma de abastecimento

    2 - O motorista/operador apresenta seu cartão (crachá)

    3 - O sistema irá consultar a existência do crachá e as permissões de abastecimento.

    4 - Apos aprovado o passo anterior o sistema solicitara a identificação do veiculo, este será identificado por uma tag tipo chaveiro que devera estar junto com a chave do veiculo.

    5 - O sistema ira fazer a verificação da combinação Tag motorista + Tag Veiculo

    6 - Na hipótese de combinação valida, o sistema irá acionar o relé que energizara a bobina da contatora que por sua vez irá ligar a bomba de abastecimento.

    7 - Com o acionamento da bomba o eixo do bloco medidor ira entrar em rotação e o encoder irá começar a fazer a leitura dos pulsos em função de um disco de encoder de 100 dentes e o sistema ira fazer a conversão dos pulsos em litros

    8 - Ao final do abastecimento a bomba será desligada ( ainda não implementei este evento no programa, estou pensando em um modulo fim de curso no descanso do bico, quando o bico for colcado no descanso aciona o fim de curso e o sistema desliga a bomba e encera o abastecimento)

    9 - Terminado o abastecimento, o programa grava os dados do abastecimento dentro do SD e inicia o proximo abastecimento

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Algumas informações relevantes 

 - Já pesquisei sobre areas com atmosferica explossiva, e no que se refere ao oleo diesel, podemos implementar sem medo este tipo de projeto que não há perigo de o sistema causar a ignição e uma possivel explossão.

 - O projeto está em fase de conclusão, praticamente terminado, não vou postar ainda os codigos e esquemas porque os mesmos ainda estão sofrendo mutações, mas minha ideia é documentar tudo e publicar tudo e tornar de conhecimento publico e fazer com que este projeto se torne colaborativo a partir do protótipo base.

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Opa,

O assunto é relevante, mas adianto que tanto em  minha empresa como nas empresas afim que tem interesse nesta solução, a solução que proponho vem de encontro a conformidade de muitas normas, a minha preocupação era mais sobre a possibilidade de o equipamento ser a ignição dentro do sistema, mas este risco esta descartado, quanto as outras regulamentações de que trata seu post, elas acontecem independente do uso da automação ou não, a unica duvida que fica é sobre a questão legal de o motorista abastecer seu propio veiculo, que já lhe adianto é legal e correto, desde que este não abasteça outros veiculos regularmente o que configuraria a função de frentista e implicaria em outras questões.

mais um ganho deste sistema, pois como o cartão do motorista só permite que ele abasteça a tag do veiculo dele, ele não tem acesso para abastecer outros veiculos

Boa noite, 

Projeto bem complexo e interessante para um iniciante. 

Mas parece que tem conseguido grandes avanços. 

Também acho importante a questão de segurança com o manuseio de combustíveis. 

É possível capturar os pulsos da bomba de combustível ? A bomba em uso tem  controle eletrônico ? 

Minhas sugestões :

- Instale um DVR com camera para gravar todos os abastecimentos. No caso de acidente ou  furto, será mais fácil documentar o evento. 

Não sei se interessa, mas as etiquetas NFCs são bem acessíveis.

http://blog.eletrogate.com/guia-basico-da-nfc-para-arduino/

Ola Murta,

para fazer a contagem de pulsos eu to usando o sensor abaixo

https://www.eletrogate.com/sensor-de-velocidade-encoder?utm_source=...

aproveitei o eixo do contador mecanico e inseri um disco com 50 dentes que passa pelo sensor, dividir um litro em 50 partes já é considerado uma leitura precisa, sendo que uma revolução de meu eixo tem 500ml, o que significa que eu estou dividindo um litro em 100 partes.

Boa Noite Pessoal,

Depois de muito teste e adaptação instalamos o projeto acoplado a bomba de abastecimento, nada explodiu, ta tudo certinho, toda via estou com um problema que esta me fritando o celebro.

Ao ligar o sistema tudo funicona perfeitamente, o teste da chave de emergência também está ok. porem quando o arduino aciona o rele que por sua vez aciona a contatora, neste momento o arduino é resetado. o que eu possofazer?

Boa noite, 

Informe como esta fazendo a alimentação do Arduino, do relé e da contatora. 

Use uma fonte separada para a Contatora e para o relé. Isolada do Arduino. 

Esta usando módulo de relé com acoplador ótico ? É melhor para isolar os circuitos.

Como todo mundo sabe, os relés produzem ruídos eletrônicos ao serem acionados.

E esses ruídos deixam o Arduino maluco.

Aqui no Lab de Garagem tem vários tópicos sobre esse assunto.

Bom dia , 

Vi na sua foto que esta usando um relé contactor EATON XTCG025 que deve estar sendo alimentando com 220V.

O relé que aciona o contactor parece estar conectado na mesma fonte do Arduino.

Vi um diodo na placa, espero que seja o de supressão de EMF do relé. 

Então o problema pode ser mesmo a falta de filtros nos contatos (snubbers) do relé contactor.

Se o problema persistir, use uma fonte separada para alimentar o relé. 

Informe o circuito driver do relé. 

O relá NOVUS SSR-4810 já tem snubber interno.

http://www.novus.com.br/produtos/519490

Ola Murta,

A linha trifasica entra na caixa junta mente com um neutro e conecta em L1,L2 e L3 do Contactor

uma Derivação (jumper) sai de L1 e juntamente com o neutro alimenta uma rede 220.

Esta rede 220v deriva para a bobina da contactora ( passando o positivo pelo rele), e a outra derivação alimenta uma regua com 2 tomadas.

Nesta Regua são conectadas duas fontes, uma que alimenta o arduino ( e todo sistema embarcado naquela placa de prototipagem, inclusive o rele que no caso é o pino 8 do arduino) e a outra fonte ( 5v 2A) alimenta a chave manual para acionar o rele manualmente ( ela tambem fara a alimentação de uma impresora ttl no futuro).

Boa noite, 

Para efeito de teste, tentando identificar a causa do problema, desconecte o relé Contactor do seu Equipamento. E simule as operações. 

como vc me sugere fazer isso, manter a rede trifasica e só desconetar a bobina?

Isso. Desconecte a bobina do relé contactor. 

E alimente o equipamento através de ligação no 220V.

Muito cuidado com choque elétrico. 

Boa noite ESM,

o que está ocorrendo é bem comum.

É causado principalmente por "ruídos" elétricos ao acionar carga indutivas usando reles e contatores

Um motor  é carga indutiva,  mas enrolamento do contator também o é.

Utilize snubber em paralelo com os contato dos reles e dos contatores,  que acionam os motores e

deverá resolver este problema.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Snubber

RV

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