Saudações a todos,

    Sou entusiasta da filosofia Maker, curioso e obstinado por natureza, e nos últimos 6 meses venho perdendo sono para poder aumentar meus conhecimentos, dada essa introdução fica claro que não sou técnico de nenhuma especie, por isso desculpem alguma discrepância de minha parte.

    Trabalho em uma empresa de Terraplenagem, e uma característica altamente relevante de nosso trabalho é o impacto do combustível em nossas obras, e hoje existem soluções robustas no mercado que dão gerenciamento a esta necessidade, cito aqui a empresa CTA Plus - Controle total de abastecimento, toda via a implementação destas soluções são caras e não atendem por completo nossa necessidade, foi nesta hora que acendeu aquela lampadazinha em cima da minha cabeça, e abaixo deixo um esboço da minha necessidade/solução:

O que eu preciso:

    - Registro dos abastecimentos com horário/data/motorista/placa/quantidade.

    Existem algumas peculiaridades nestes parâmetros mas nada que impacte na ideia bassê do projeto.

O que eu consegui até agora:

   Meu projeto se baseia em um microcontrolador (estou usando um Arduíno uno, mas já adquiri 2 esp32 Lora) e ligado nele temos um modulo leitor RFID RC522, um LCD 16x2 com modulo I2C, um modulo SD card ( eu entendo que não é a melhor solução e é por isso que os esp32 vão entrar na jogada), um modulo RTC, um sensor Encoder de velocidade, Rele de estado solido, uma contatora para motor de 1,5CV.

O funcionamento se da na seguinte ordem:

    1 - O motorista encosta na plataforma de abastecimento

    2 - O motorista/operador apresenta seu cartão (crachá)

    3 - O sistema irá consultar a existência do crachá e as permissões de abastecimento.

    4 - Apos aprovado o passo anterior o sistema solicitara a identificação do veiculo, este será identificado por uma tag tipo chaveiro que devera estar junto com a chave do veiculo.

    5 - O sistema ira fazer a verificação da combinação Tag motorista + Tag Veiculo

    6 - Na hipótese de combinação valida, o sistema irá acionar o relé que energizara a bobina da contatora que por sua vez irá ligar a bomba de abastecimento.

    7 - Com o acionamento da bomba o eixo do bloco medidor ira entrar em rotação e o encoder irá começar a fazer a leitura dos pulsos em função de um disco de encoder de 100 dentes e o sistema ira fazer a conversão dos pulsos em litros

    8 - Ao final do abastecimento a bomba será desligada ( ainda não implementei este evento no programa, estou pensando em um modulo fim de curso no descanso do bico, quando o bico for colcado no descanso aciona o fim de curso e o sistema desliga a bomba e encera o abastecimento)

    9 - Terminado o abastecimento, o programa grava os dados do abastecimento dentro do SD e inicia o proximo abastecimento

___________________________________________________________

Algumas informações relevantes 

 - Já pesquisei sobre areas com atmosferica explossiva, e no que se refere ao oleo diesel, podemos implementar sem medo este tipo de projeto que não há perigo de o sistema causar a ignição e uma possivel explossão.

 - O projeto está em fase de conclusão, praticamente terminado, não vou postar ainda os codigos e esquemas porque os mesmos ainda estão sofrendo mutações, mas minha ideia é documentar tudo e publicar tudo e tornar de conhecimento publico e fazer com que este projeto se torne colaborativo a partir do protótipo base.

Exibições: 1219

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Qual supressor rc vc indica?

bobona da contatora é 220v, fiz medidas na voltagem das cargas que entram na contatora ( 3 fases ) e encontrei picos proximos a 600V no arranque do motor, na hora em que acontece o reset do arduino.

Ola Minerin RV,

Grato pelas orientações, andei pesquisando desde ontem e na minha cidade só encontrie este fitro Supressor RC 

https://www.eletropecas.com/Produto/filtro-supressor-de-transiente-...

e tem uns videos explicando como fazer tbm

https://www.google.com/imgres?imgurl=https%3A%2F%2Fi.ytimg.com%2Fvi...

vou tentar fazer a instação e verificar o resultado.

Obrigada.

Boa tarde ESM,

eu uso muito snubber aqui em meus projetos.

Existem formulas bem complexas para o cálculo do snuber, mas 

existem valores  obtidos com a pratica.

Vamos ver alguns aspectos. A isolação do capacitor. recomendo que ser a alimentação

for 220V o capacitor seja de isolação minima de 600V.

costumo usar de 100 nF .

O resistor uso de 330 Ω  x 2W.

Teste com estes valores e tem boa change de ter um bom resultado.

Precisa ter um snubber para cada contato.

RV


ja tentei de um tudo e realmente não consigo entender o que acontece:

estou partindo pra solução que menos me agrada que é tirar a contatora desta caixa e instalar ela em uma outra caixa mais afastada.

o problema é a rede trifásica que ta entrando nesta caixa, não sei explicar mas ela causa um surto que reinicia o arduino, pois mesmo quando se quer ligo a contatora para acionar a bomba, que é quando aciono a outra bomba ao lado, eu gero um pico na rede trifásica e meu arduino falece para logo depois ressuscitar.

Não posso deixar de comentar, que excelente trabalho, show mesmo, limpeza e organização exemplares!

Ola novamente,

estou com dificuldade de as ligações dos snubbers.

abaixo fiz um rascunho de como liguei eles e nao funcionou

a configuração dos Snubbers é de capacitor = 330nf 400V e resistor = 100 ohm 1/3W

Provavelmente um SSR resolvera seu problema. 

ATENÇÃO O LINK É APENAS PARA DESCREVER O PRODUTO, NÃO ESTOU PROPONDO EFETUAR A COMPRA NESTE SITE.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1076128311-rele-de-estado-s...

Meu canal: https://www.youtube.com/channel/UCLZ2cga6-yqz5jtI-XvE7PA?view_as=su...

Abs.

CK

Vlw a dica CK

to usando o seguinte

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1089203762-rele-de-estado-s...

E ja adianto o rele não é  o causador do probema pois fiz um teste aonde uma fonte 5V 2amp aciona o rele que por sua vez acion a bobina e comuta a contatora e tudo funciona certo

Como é uma bomba dupla (tem 2 motores) ao virar um chave liga\desliga da bomba que não passa pela contatora, ainda assim o arduino é resetado, para mim se trata de uma interferência eletromagnética por pico de corrente na bobina da contatora.

removi a entrada trifasica da caixa de controle e o acionamento da bomba2 não resetava mais o arduino.

Vou tentar usar a solução do mineirin RV

Obrigado a todos e logo logo posto o que eu fiz. 

Boas Novas Galera,

De antemão quero agradecer a todos que me auxiliaram na busca por soluções, principalmente no ponto que se referiu ao problema de reset no Arduíno em função de rede trifásica e contatora estarem na mesma caixa, infelizmente não encontrei uma solução que me possibilitasse manter a rede trifásica e contacto-a na mesma caixa (mesmo com snubbers mais encorpados como sugeriu nosso amigo RV), ai partimos para o plano "b" e tiramos a contatora da caixa e colocamos ela em uma caixa secundaria a uma distancia segura da primeira caixa ( ainda existia um certo receio porque uma das fases ainda interligava as caixas para alimentar uma rede 220 na caixa de controle, o que poderia ser um canal do distúrbio) e a magica aconteceu, tudo funcionando sem surtos ou interferências.

Vamos agora para a fase de calibração e medição do erro de leitura do conjunto disco/encoder que instalei, espero em breve poder postar todo o projeto com videos, fotos e tudo mais.

Novamente meu muito obrigado, são por causa de pessoas como vcs, apaixonado pelo conhecimento que evoluímos.

Boas Novas Galera,

De antemão quero agradecer a todos que me auxiliaram na busca por soluções, principalmente no ponto que se referiu ao problema de reset no Arduíno em função de rede trifásica e contatora estarem na mesma caixa, infelizmente não encontrei uma solução que me possibilitasse manter a rede trifásica e contacto-a na mesma caixa (mesmo com snubbers mais encorpados como sugeriu nosso amigo RV), ai partimos para o plano "b" e tiramos a contatora da caixa e colocamos ela em uma caixa secundaria a uma distancia segura da primeira caixa ( ainda existia um certo receio porque uma das fases ainda interligava as caixas para alimentar uma rede 220 na caixa de controle, o que poderia ser um canal do distúrbio) e a magica aconteceu, tudo funcionando sem surtos ou interferências.

Vamos agora para a fase de calibração e medição do erro de leitura do conjunto disco/encoder que instalei, espero em breve poder postar todo o projeto com videos, fotos e tudo mais.

Novamente meu muito obrigado, são por causa de pessoas como vcs, apaixonado pelo conhecimento que evoluímos.

Boas Novas Galera,

De antemão quero agradecer a todos que me auxiliaram na busca por soluções, principalmente no ponto que se referiu ao problema de reset no Arduíno em função de rede trifásica e contatora estarem na mesma caixa, infelizmente não encontrei uma solução que me possibilitasse manter a rede trifásica e contacto-a na mesma caixa (mesmo com snubbers mais encorpados como sugeriu nosso amigo RV), ai partimos para o plano "b" e tiramos a contatora da caixa e colocamos ela em uma caixa secundaria a uma distancia segura da primeira caixa ( ainda existia um certo receio porque uma das fases ainda interligava as caixas para alimentar uma rede 220 na caixa de controle, o que poderia ser um canal do distúrbio) e a magica aconteceu, tudo funcionando sem surtos ou interferências.

Vamos agora para a fase de calibração e medição do erro de leitura do conjunto disco/encoder que instalei, espero em breve poder postar todo o projeto com videos, fotos e tudo mais.

Novamente meu muito obrigado, são por causa de pessoas como vcs, apaixonado pelo conhecimento que evoluímos.

Ola a todos,

Galera, encontramos mais um problema ( esses maker querendo faze projeto é complicado), seguinte eu instalei um disco de 50 dentes conforme imagem em anexo ( diametro externo de 80mm)

Estou usando o seguinte leitor para o encoder

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1027503911-2x-sensor-veloci...

Eu acredito que ou o arduino ou o encoder não ta conseguindo processar o numero de pulsos emitidos, se não me engano te alguma coisa a ver comm a frequencia, alguem pode me ajudar?

Anexos

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço