Ola galera,

Estou tentando controlar a velocidade de uma fan de fonte utilizando um mosfet (irf540N) porem assim que ligo o sistema na bateria a fan já começa a funcionar mesmo sem o gate estar energizado. no esquema a fan esta simbolizada pelo motor DC e conectaria o arduino na trilha que esta o resistor

Poderiam me dizer o que esta errado e como corrigir?

 

Exibições: 1454

Responder esta

Respostas a este tópico

Posso estar falando bobeira, mas n eata faltando um pot ?

Sei que a duvida esta no acionamento no gate

Sim, realmente, se a ideia é controlar a velocidade devera haver um pot em alguma das entradas analógicas, mas o problema por ora pela pergunta feita é em relação ao acionamento.

então eu iria conectar o arruíno no  terminal livre do resistor mas mesmo sem ter nada conectado a fan liga

Teste com um multímetro na escala de continuidade ou medição de diodos, caso tenha esse símbolo no seu multímetro, se existe um curto entre um canal e outro, não deveria haver continuidade e deveria apresentar um valor infinito no display, caso exista continuidade o TR esta em curto e por isso esta drenando tal como se fosse um fio, certifique-se disso primeiro.

Boa sorte.

desculpe não entendi, É para testar o TR com o multímetro em medição de diodos?

vou testar mas  estou fazendo  o controle para 8 fans e os 8 apresentam a mesma coisa

Sim era isso mesmo sobre a medição, é raro que tenha 8 TR queimados, mas não impossível, teste pelo menos um para tirar a duvida.

Veja uma coisa importante, o diodo de proteção, tem que ir colocado no sentido inverso ao funcionamento normal, caso tenha colocado ele no sentido de condução em vez do contrario, ao ligar tudo, o motor vai acionar tal como esta acontecendo agora, porque a corrente vai circular por ele, que deveria estar ao contrario, veja se não é isso.

Abs.

Lembrando que não comentei nada sobre controlar a velocidade, para dar tempo a que você primeiro resolva a questão do arranque aleatório, porque não ficou claro se pretende ligar manter a velocidade constante, e desligar os fan, que neste caso o circuito seria suficiente, ou se pretende controlar a velocidade dos fan que precisaria de outro circuito, mas acho que deve resolver um problema por vez.

Abs.

O diodo deve estar ligado exatamente como no dezeno correto?

de qualquer maneira vou retirar um para teste

O controle de velocidade ia fazer por pwm no terminal livre do resistor, Não da certo?

Ok, sim, o diodo deve estar como no desenho, aguardamos resultado do teste.

Não, sem um potenciômetro ligado a uma porta analógica não vai poder controlar a velocidade, somente um liga desliga, mas tem outras soluções, veja de resolver o primeiro problema.

Abs.

Com ou sem diodo o resultado é o mesmo.

No seu desenho lá em cima na protoboard, o resistor que vai no gate esta sem conexão, aplique 0V nele e veja se o motor para, porque ao estar flutuando pode estar disparando por isso. (Disparo errático)

Abs.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço