Bom dia pessoal, sou estudante de Engenharia da Computação e estamos desenvolvendo um projeto que consiste em controlar o disparo de um extintor conforme a temperatura apresentada.. Não tenho experiencia em programação com Arduino e gostaria da ajuda de vocês..Ah, considerando que será aplicado uma Solenoide no extintor e a programação será feita em cima disso. Se alguém tiver alguma ideia sobre a linhagem de codigo e como posso fazer essa aplicação, compartilhe que será muito bem vinda.. ou também se alguem tiver alguma sujestão, estou aceitando novas ideias!! Valeu Galera, aguardo respostas.

Exibições: 1841

Responder esta

Respostas a este tópico

esse eh o sketch

int pinoLM35 = A0;
int valorLido = 0;
int LED = 13;
float temperatura = 0;


void setup() {
Serial.begin(9600);
pinMode(LED, OUTPUT);

pinMode(pinoLM35, INPUT);


}

void loop() {

if( controleTemperatura() > 22){
digitalWrite(LED, HIGH);
}
if( controleTemperatura() <= 21){
digitalWrite(LED, LOW);
}
}
float controleTemperatura(){

valorLido = analogRead(pinoLM35);
temperatura = (valorLido * 0.00488);
temperatura = temperatura * 100;
Serial.print("Temperatura actual: ");
Serial.println(temperatura);
delay(1000);

return temperatura;
}

ele usa um lm35 no pino A0 no lugar do led ligue a valvula coloque a temperatura que vc desejar 

vc sabe fazer a ligaçao do rele q acionara a valvula de uma forma que nao queime o arduino?

se nao me avise q eu te explico ok!!!!!

Bom dia José! Como seria o acionamento "seguro" da válvula? Até então as pesquisas não indicaram nenhum tipo de risco para o arduino no acionamento, estou por fora dessas possibilidades.. Poderia me explicar mais sobre o assunto??

se vc nao for usar um shield rele vc deve usar um tesnsitor pra acionar o rele pode ser o 2n2222 conforme a fotono lugar do motor vc coloca o rele 

Adicionaria as preocupações:

- O solenoide precisa ser suficiente forte para disparar o gatilho (parece meio obvio, mas sei lá). Supondo que seja um extintor de CO2 se prepare, é bem duro.

- O extintor e especialmente o bico precisam estar bem firmes. Ele dá um grande tranco quando solta o CO2.

Se não for CO2, não sei... Até hoje só tive oportunidade de brincar com CO2 e pó, que é muito sem graça (suja tudo).

Olá Eduardo, bom dia! Então, referente ao projeto estavamos pensando em fazer os testes inicialmente com um galão de CO2, devido o custo baratiado da carga.. Sabe me dizer qual a melhor solenoide para o uso? Tem muita diferença entre elas?

Eu não conheço os modelos de solenoide oferecidos no mercado, quando consigo um é de sucata, vem sem o nome. Acho que vc conseguindo um grande já é um bom começo. Vamos ver se alguem aqui tem mais informação sobre isso.

Esse "galao de CO2" eu não conheço, como é o disparo ?

Se seu orientador aceitar algo em escala tb vc pode usar um spray de ar comprimido. Vende no Kalunga. Procure por "dust off spray" ou "ar comprimido limpa resíduos"

Muito cuidado com "vasos de pressão"...

Oi. diz uma coisa, o uso do solenoide é um pré-requisito ou uma sugestão? Não

Pergunto porque o solenoide seria uma boa opção se estivesse acoplado diretamente na válvula do extintor, como nas  válvulas de pneumática e hidráulica (por exemplo https://www.youtube.com/watch?v=v0tMFLNBeco  ou https://www.youtube.com/watch?v=o2OlQrM00Iw ), se for isso vc pode procurar qualquer tutorial ensinando a usar rele com arduino que vc se vira bem, mas ai a dificuldade será em acoplar essa válvula em um extintor com segurança.

Se vc não tiver como comprar ou construir uma válvula dessas, pode usar um servo-motor para puxar o alavanca do extintor, aqui na loja mesmo vc encontra.

Manda mais informações. Até mais.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço