Pessoal,

           Estou no 3º período da faculdade e comecei um projeto com arduino, não tenho muito conhecimento técnico por isso estou pedindo ajuda. Preciso controlar "dois motores" de passo com uma placa arduino mega. Sei que existem driver's prontos na internet que permite facilmente o uso de motores de passo, contudo por restrições financeiras não devo poder utilizá-los.

           Montei um schema gráfico e gostaria de sugestões, correções ou alguma orientação em relação a componentes alternativos que eu possa usar. Obrigado desde já pela ajuda!

Exibições: 2860

Responder esta

Respostas a este tópico

Amigo, que tipo de motor é esse que vc está ultilizando?

vc ja viu o site do rogercom?

é que preciso de um motor de passo, que tenho uma força boa, mais que não sege exagerado no consumo de corrente e tensão. Você tem algum pra me aconselhar?

obg

e esse motor q vc falou 9.9kg?

Indique se possível quais são os CIs que vc. estará usando para o controle de motores com esta potência. Aconselho que vc. dê uma olhada no L297 e no L298 (um complementa o outro). Outra: Procure fazer uma etapa de optoacopladores para diminuir a chance de que se houver curto circuito ele se propague para o Arduino (Procure pelo datasheet do 4N25). Não seja tímido, como vc. não disse para que pretende usar este circuito. Pode se pensar em somar mais uma atapa (3 controles de motores = controle sobre 3 Eixos, o que se prestará muito bem a um controle CNC). Pode incrementar com controles de finais de cursos e controle sobre a(s) ferramenta(s) (Liga/Desliga) e do(s) motor(es) que a(s) aciona(m). No Mega sobram portas pra fazer isso. Boa sorte.

Você não forneceu muitas informações, mas seguem alguns comentário. Primeiro, os steppers na figura são do tipo bipolar (4 fios). Para este tipo de motor o circuito precisa ser capaz de fazer a corrente ir nas duas direções, o que é obtido através de uma "ponte H". O L298 (que foi citado acima) é um exemplo de ponte H (porém o formato é outro, pouco apropriado para montagem em protoboard). Outra opção é o L293 (que tem o encapsulamento mostrado na sua figura). Segundo, você precisar de uma fonte um pouco mais "parruda" que duas baterias de 9V. Não sei bem que motores você está pensando em usar, os que tem na loja do Lab de Garagem requerem 12V @ 0.33A. Uma última observação: se você for ligar os motores direto à ponte H, coloque diodos de proteção. Os enrolamentos são bobinas; quando você retirar a alimentação de uma bobina ela dá um "coice" - uma corrente alta no sentido contrário. Veja mais detalhes sobre ponte H na wikipedia.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço