Galera, estou em um projeto de conclusao de curso e fizemos uma casa totalmente automatizada.

Usando Arduino+Ethernet Shield+Rele... Em si o projeto esta quase todo pronto, faltando apenas detalhe para a apresentação, só que quera saber uma coisa. Fizemos o Aplicativo para a automação, e junto nos códigos, a pagina HTTP, mais queria saber uma coisa, eu pelo Aplicativo teria controlar os acionamentos da casa de bem longe, ou ate mesmo pela pagina na Web?

Queria expandir os acionamentos para uma distancia bem maior, teria como?

Exibições: 1742

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

Sim teria! Poderia controlar de qualquer parte do planeta usando a internet.

Poderia me dizer como? Estou com dificuldade desenvolver essa parte de controle por fora da área de cobertura roteador. 

Quando você usa o Shield Ethernet, vai conectar somente na sua rede local, usando um IP que a sua rede determinara para o dispositivo, já para ter acesso pela internet, você precisara antes que nada fazer alterações no seu roteador, essas mudança geralmente tem que ser no menu NAT e LAN, liberando uma porta para o acesso, no roteador você devera determinar também o endereço MAC do Shield para associar este ao IP, você pode e deve encontrar as informações em seu provedor para saber como liberar as portas, basta ligar e perguntar que eles são obrigados a lhe prestar este serviço, e buscando na internet vai encontrar varios procedimentos em forma de tutorial que irão permitir que você possa acessar o Shield pela web, youtube, Google, use as palavras chaves conectar arduino internet por exemplo. como este por exemplo http://www.eaduino.com.br/2013/04/acesse-o-arduino-pela-internet-pa... mas existem diversos, e o mais importante, você precisara de um IP fixo, já que toda vez que seu IP mudar você precisara saber sobre esta mudança para acessar, existem serviços contratados (Pagos) com o provedor de internet, e também sites dedicados para isso pagos, como o no-ip.org. Boa sorte!

Nossa ta meio complicado aqui para min viu, vi videos, configurei o roteador, mesmos assim so acesso o Arduíno pela rede interna do meu projeto, não conectando pelo 3G ainda.

Darllan,

Do "lado de fora" do seu roteador vc tem um IP externo, que é para onde são enviados os dados que vem de fora da sua rede. O roteador, como o nome diz, pega esses dados e encaminha de acordo com o IP interno de quem pediu os dados. Isso é fácil porque, como a solicitação de acesso partiu de dentro da rede, o roteador sabe para quem entregar os dados.

O IP externo vc pode descobrir acessando o seu roteador.

Vc tem então dois problemas (no mínimo) para resolver:

1 - Dizer ao roteador que quando um determinado pedido de acesso que não veio de sua rede mas sim de fora deve ser encaminhado para um determinado IP interno., de maneira a quando o sujeito de fora da rede escrever no browser http://<seu ip externo> ele vá parar no IP do seu Arduino.  Isso pode ser feito no roteador sem muito problema.

2 - O seu IP externo normalmente é variável, ou seja, o seu provedor de internet troca ele sem nem te avisar, quando a conexão cai e é restaurada, por exemplo. Vc pode pagar ao provedor para fixar o seu IP, mas não é muito barato. Aí vc tem alguns serviços como o NoIP, que fazem com que vc tenha um endereço tipo www associado ao seu ip externo e, caso ele mude, o seu roteador (se ele for mais novo) ou outro programa de dentro da sua rede pode atualizar o IP automaticamente.

Ainda pode ter outros enroscos, por exemplo, a TIM bloqueia o acesso à porta 80 (que é usada para acesso http), então vc tem que achar uma outra porta que esteja liberada no seu caso. Se vc pagar, os caras desbloqueiam tb... :(

Para vc ver tudo isso funcionando, acesse: http://automatobr.noip.me:81/. Esse endereço é o do NoIP, e eu uso a porta 81 pq a #%@#$#$ da TIM bloqueia a 80.

Em resumo, é isso. Boa sorte, tenha fé que sai, agora moleza não é...

Mauro,

Somente uma correção, tenho Live Tim e não paguei nada por desbloquear portas, sim cobram por IP fixo, R$199,00 normal R$99,00

No link abaixo existe até uma descrição para fazer você mesmo, onde a TIM explica o procedimento com todos os roteadores que ela usa, e se ligar e solicitar, uma pessoa agenda, e alguém de suporte nível 2 como eles chamam, te liga e ensina a liberar a porta passo a passo sem cobrar nada.

http://www.livetim.tim.com.br/guru/faca-voce-mesmo/96-do_seu_jeito/...

Um abraço.

Carlos,

Eu acho que a minha informação procede.

Esse link explica como configurar o roteador para configurar o IP fwd, não como desbloquear portas bloqueadas pela própria TIM. Isso não tem nada a ver com o roteador.

Eu liguei para eles e a informação que me deram é que a porta 80 é bloqueada, assim como outras (21, 25 etc). A alegação deles é que isso nos "protege" de acessos indevidos...

Se vc der um google em "TIM bloqueia portas" vc vai ver um mundo de gente reclamando disso.

Mauro,

Sim você esta correto quanto as portas 80 e demais, creio que li corrido e não interpretei sua mensagem corretamente.

Um abraço,

Carlos.

Fiz como a galera falou, só que o problema, que quando acesso o ip, em vez de ir par ao do arduino, cai no do rooteador.

Modelo Moldem: modem zyxel p-660r-t1 v3s

Roteador: D´Link Dir 600

Provedor: Oi

Vc tem que achar no seu roteador o serviço de Forwarding (no meu TP-LINK) é assim que chama. Lá vc pode atribuir uma porta externa a um IP/porta interna. Veja um print da minha tela:

Se o seu roteador não tiver essse serviço vc vai ter que arrumar um que tenha.

É importante saber que quando tentar acessar via web, você devera usar o numero IP de sua maquina naquele momento ( Verificando no meuip.com por exemplo) mais :XXXX dois pontos e numero de porta.

Galera, buscando informações necessárias e com ajuda da galera daqui do blog e de um outro amigo.Conseguir fazer o queria. Acessar o projeto de uma longa distancia!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço