Olá, estou em um projeto da faculdade e gostaria de saber se alguém conhece algum shield que

faça com que o arduino receba um SMS tal, e a partir disso, acender ou apagar uma lâmpada por exemplo. Ou sabe de algum projeto já existente que me sirva de apoio.

 

OBS: Estou em uma busca pelo google já, mas como o tempo é curto e a aprendizagem nesse projeto vai ser enorme, eu decidi vir até o Lab para tentar receber alguma informação, digamos, "privilegiada".

Desde já obrigado e saudações a todos!

Exibições: 6716

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Guilherme,

existe o shield GSM, mas nunca usei. Não sei de que forma ele envia a informação do sms recebido para o programa. Acredito que seja como uma string, então vc deve comparar essa string com outra, e se for igual executar a ação (ligar a lampada, por exemplo). Ele pode também retornar um valor hexadecimal...

O fato é que existe esse shield sim, cabe a vc buscar onde vende e como usá-lo para o seu projeto.

 

Abraços do Marcelo!

A sim! Obrigado. Achei essa placa na internet: http://www.libelium.com/squidbee/index.php?title=New_GPRS_module_fo...

 

Eu vi alguns videos demonstrativos que mostram esse shild + arduino enviando uma msg para um celular, mas não o contrário. Minha dúvida agora: Será que vai ser possível essa placa receber um sms, comparar a string e executar a ação?

 

Guilherme,

 

Sim, é possível enviar e receber mensagens via SMS.

 

Para sua compra, pelas minhas pesquisas, os shields mais em conta são baseados no chip SIM900 Quad-band GSM/GPRS. Eu comprei esta aqui: http://iteadstudio.com/store/index.php?main_page=product_info&c...

 

Já consegui enviar e receber SMS entre meu celular e o arduino e agora estou elaborando um protocolo com comandos AT (que são piores do que linguagem de máquina) para aumentar o nível de programação dos sketches dentro da minha necessidade. 

 

É bom lembrar que qualquer modem celular, tal como esse http://www.dealextreme.com/p/usb-tri-band-gprs-modem-cell-phone-rad..., se hackeado adequadamente, pode fazer o serviço. Você pode até, dependendo do seu orçamento, optar por hackear velhos telefones celulares para executar a mesma função do shield em questão. Está cheio de dicas de como fazer isso na internet.

Em tese, poderia-se comprar um celular de 2a no mercado livre e adaptá-lo ao seu uso. Quase fiz isso! Mas, como o meu projeto exige um pouco mais de padronização, desisti. Se fosse um projeto de escola, certamente faria assim.

 

Atente para o número de bandas e suas frequências e se elas são compatíveis com a sua região/operadora!

 

O resto é contigo! (DIY)

 

[]s

 

PGC

 

 

Entendi! Muito Obrigado Paulo e Marcelo! Estou com uma visão mais clara do projeto agora, espero que dê tudo certo e assim que terminar no fim do ano eu posto ele aqui no Lab.

 

DIY!

Olá Paulo e pessoal do Lab, estou prestes a comprar a placa para o projeto, porém estou na dúvida entre essa placa: http://iteadstudio.com/store/index.php?main_page=product_info&c...

e essa placa aqui, que contém mais informação no seu Datasheet, e por isso é a minha favorita:

http://littlebirdelectronics.com/products/Cellular-Shield-with-SM51...

Eu estou equivocado quanto a ideia de que a placa melhor é a que tem mais documentação?

O que você, Paulo, e o pessoal do Lab me recomendam?

Guilherme, 

 

você pode comprar o shield wifi, que já é específico para o arduino, ou se manjar um pouquinho de Java, pode usar um Modem gprs como esse da Absolut Mobile (AM300 - http://www.absolutmobile.com.br), ou esse da DuoDigit (Terminal TC65i - http://www.duodigit.com.br/terminal-java-tc65i_pt.html). Com eles você pode fazer um pequeno programa em JavaME e carregar no módulo, eles tem pinos de I/O que podem ser ligados no Arduino.

 

Foi mais ou menos o que fizemos no nosso projeto semestre passado, por falta de tempo ainda não fizemos os vídeos e a documentação para carregar no site.

 

qualquer dúvida me contate.

 

Grato.

Guilherme,

 

Eu gastaria a menor grana possível, dentro das necessidades técnicas do projeto. TCP/IP é muito chumbo pra matar um rato! (...receba um SMS tal, e a partir disso, acender ou apagar uma lâmpada...) :>)

Já que o seu tempo é curto e, pra piorar, os correios entraram em greve, partiria para o Plano B: Hackear um celular mesmo!

Ah, acho que a littlebird é australiana (dólar australiano é mais caro que dólar americano) e não entrega no Brasil. O modelo de sua preferência também é vendido na SparkFun (http://www.sparkfun.com/products/9607). Como a Loja do Laboratório de Garagem é distribuidora oficial da SparkFun, veja se eles conseguem te colocar o shield aqui no Brasil, em tempo hábil para que você conclua o projeto.

 

[ ]s

 

PGC

Obrigado Danillo, esse nosso projeto será para comunicação com arduino via sms, esses produtos que você recomendou servem?

 

Paulo, na verdade nosso projeto é para gerenciar remotamente uma cafeteira, dei o exemplo da lampada para simplificar minha pergunta. Mas diante da complexidade de critérios que estou descobrindo agora, acho melhor especificar para você. Nossa intenção é de programar mais funções, como por exemplo programar quantas chícaras de café eu quero que se produza. Tenho a possibilidade de uma pessoa comprar lá nos EUA mesmo. Então correios não vai ser problema. Pensei em pedir pela loja do lab, mas preciso dela no menor tempo possível.

Obrigado!

Olá Guilherme,

 

servem sim, a partir dos I/Os deles, você pode conectar nos pinos de I/O do Arduino.

Paulo, achei muito legal e bem mais interessante a sua idéia de Hackear um celular e usá-lo juntamente com o arduino!! Pode me falar mais sobre como fazer? existem modelos mais fáceis?

Tem algum tutorial pela internet?

 

Abraços do Marcelo!

Oi Marcelo,

 

Mais fáceis é relativo! :>)

 

Mas, no meu bookmark eu elenquei este link como interessante:

 

http://www.timzaman.nl/?p=47&lang=en

 

e esta discussão no fórum do arduino como referência:

 

http://www.arduino.cc/cgi-bin/yabb2/YaBB.pl?num=1290601471/all

 

A dificuldade desta abordagem, pelo que li/entendi em discussões, envolve as seguintes questões e necessidades:

 

1) O celular tem cabo de conexão com usb?

2) Se tem, a pinagem é conhecida?

3) Nela, o celular usa o TX/RX?

-----------------------------------------------

Problemas:

 

1) É mais fácil (codificação e controle) enviar um SMS do que receber um SMS, via Arduino, usando o celular hackeado!

2) PDU é um encoder para envio/recebimento de SMS e teria que ser embutido na codificação do sketch. Teste aqui como o encoder funciona: http://twit88.com/home/utility/sms-pdu-encode-decode

 

Outro que achei interessante, sem uso do arduino, mas totalmente passível de uso:

http://www.serasidis.gr/circuits/smscontrol/smscontroller.htm

 

Como não levei adiante, pelas razões já mencionadas no outro post, não posso ajudar mais do que isso!

 

Como o Guilherme tinha colocado que a especificação do projeto dele era:

 

"arduino receba um SMS tal, e a partir disso, acender ou apagar uma lâmpada"

 

sugeri esta abordagem. :>) Como ele já clarificou que não é só isso, a conversa muda!

 

Mas, garagista arranja jeito pra tudo. Veja este aqui, que usa o vibra para ativar o arduino, que aciona um sistema de irrigação. http://www.instructables.com/id/SMS-controlled-Wireless-Irrigation-...

 

Massa, né?

 

[]s

 

PGC

Não sou um expert em SMS mais vc poderia inciar com um que é serial, DUALDIGIT ou TATO, vc só precisa do arduino e um max232 "cuidado com os marcas noname, apresentam erro nesta operação e não sei o pq."

http://www.tato.ind.br/detalhe_produto.php?codigo_chave=87

no site tem os manuais em PDF para vc copiar os comandos AT, sim dá pra fazer tudo usando

Serial.print("AT+CMGS.....");

 

para vc ter uma ideia, tenho 3 arduinos falando com um servidor linux tudo M2M ou seja sms usando chips prepagos :)

 

sds

BackSubZero

 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço