Bom dia pessoal, estou querendo desenvolver uma espécie de controlador liga/desliga para que ao receber um sinal (positivo ou negativo) desligue a alimentação e ao receber um outro sinal Push button ele alimente o circuito de novo. Algo semelhante ao que a fonte de um PC faz.

Eu tenho um Raspberry PI executando Linux, mas toda vez que desligo o SO a placa continua ligada, quero capturar o sinal de desligar do Linux e enviar pela GPIO um sinal para esse controlador externo desligar a alimentação do Raspberry. E ao apertar um botão ligar a alimentação novamente.

O que recomendariam?

Exibições: 175

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá.

  Não sei se ajuda mas existe um rele que faz algo parecido. São os reles de impulso ou "reles finder" (Urgh!!!!).

  Esses reles tem uma bobina que puxa um pino que roda um camis (como aquela chave rotativa que tinha ma máquina de lavar das avós (no me caso.. da mãe..). A cada pulso ele troca a posição. O modelo mais simples liga com um pulso e desliga com outro. Os mais complexos chaveiam coisas. 

  Algo assim:

https://www.google.com.br/search?tbm=isch&q=finder+rele+impulso...

  Aih com um pulso liga e com outro desliga.

  Se vc quiser fazer um botão que liga e outro que desliga, de forma que depois que ligou fica ligado mesmo soltando o botão, vc precisa de um contato com selo ou retenção, que também pode ser feito apenas com um relé (sem microcontrolador algum):

https://fastseg.blogspot.com/2016/06/entenda-o-contato-de-selo-e-ap...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço