Olá pessoal,

Esse é o meu primeiro tópico aqui.  

Encontrei o Labdegarangem tentando tirar dúvidas para montar um sistema com Arduino.  O sistema que eu quero montar é o seguinte:

No sistema atual, uma bomba liga ou desliga, através de uma chave, mas eu quero implementar um sistema que limite o seu tempo de uso.  Esse sistema vai detectar, através de um sensor de corrente, quando a bomba está ligada.  O Arduino vai começar a contar o tempo e depois de 2 horas, ele vai cortar a alimentação da bomba por 10 minutos, religando novamente, após esse tempo, se necessário.  A minha ideia é, depois de montar um prototipo com Arduino, fazer uma placa com tudo isso integrado.  Assim, o que eu preciso agora:

- Alguem tem um projeto de uma fonte 220VAV - 5VDC para esse projeto?  Essa fonte precisa ter um custo baixo, ser pequena e fácil de montar.

- Como que eu poderia detectar se a bomba está ligada ou não, neste projeto?  Pensei em medir a corrente, mas se alguem tiver outra sugestão, fiquem a vontade para opinar.

- Existe um relay, acionado por 5V, que suporte essa potência?  Acho que seria uns 40A.

Bom.  O projeto é esse.  Os meus conhecimentos de eletronica não são avançados, mas eu acredito que não exista nenhum "mistério" nesse sistema, não é mesmo?

Obrigado,

Ricardo

Exibições: 4548

Responder esta

Respostas a este tópico

Joe,

Esse MB-18 é perfeito para o que eu preciso.

http://www.crmagnetics.com/Products/MB-18-P85.aspx

Vou ver se eu encontro ele aqui.

Abs,

Ricardo

Casualmente tomei conhecimento desse sensor de corrente esta semana quando tive que substituir a placa de controle de meu split que fritou. Meu irmão que é técnico estava me falando sobre alguns componentes e me mostrou que nessa placa tinha um desses sensores para segurança em caso de sobrecarga.

Se voce tiver acesso a alguma assistência técnica acho que poderia conseguir alguns até de graça.

Olá Ricardo


Com este transformador e o LTC1967, certamente vc estara contruindo o melhor sensor de corrente AC (60 HZ) possível de ser feito no momento, porém não serão tão faceis de serem encontrados, mas nem tão dificieis quanto aos fios que Faraday precisou encontrar para o seu primeiro motor elétrico ou do Pe. Landell de Moura para sua primeira antena.

As boas idéias são como os diamantes "Eternas" Veja a idéia abaixo publicada pela Nova Eletronica em setembro de 1979:

Vc pode usar um toróide nacional como os assinalados abaixo

Em vermelho pde Al 1300 necessida de mais espiras porem não satura facilmente para correntes mais altas

abaixo em azul ode AL 4400 para correntes mais baixas.


Mas vc tem a opção tb de tentar com os de uma sucata de fontes chaveadas de PC, mais garagem não é mesmo.

OK ?

Alo Joe,

Por favor reproduza esta postagem também no meu tópico que trata de "gerenciamento de corrente". Com certeza será útil a outros garagistas. Obrigado.

 

 

Ok !

 

Vou preparar o material, inclundo mais detalhes práticos, o seu caso visa medir a corrente e não apenas detectar a passagem não é ? Concordo com vc, percebo que há grande interesse em automação residencial por aqui.

 

abços

É isso mesmo. No meu caso quero gerenciar o consumo em minha casa. Acho que terá utilidade para muitos. Obrigado pela atenção.

Ótimas dicas.

Veja aqui o que eu encontrei sobre conversores de corrente:

http://www.nanocrystallinecore.com.pt/4-current-transformer.html

Já tem tudo pronto.

Olá Amigos

Das terras de além mar ...rsrsrs, será que a patola (Link) , não faria as caixinhas para nós. ?

abços

Com relação ao relé, em razão da elevada carga que pretendes controlar, acho que seria conveniente usar um relé de "estado sólido". São bem pequenos, tem preço razoável, grande capacidade de corrente e podem ser "estimulados" com apenas 4 volt. Além de tudo são 100% silenciosos. Será muito difícil conseguir relés eletro-mecânicos capazes de manipular correntes assim tão elevadas. A única outra alternativa que conheço é a de usar chaves contactoras, que são caras e volumosas.

Lauro,

Quanto ao rele, eu não me preocupo muito.

Estou usando um que eu encontrei aqui que suporta 30A de pico, e ele está aguentando bem.  Não esquenta e já está funcionando no prototico:

http://www.fek.by/doc/components/T_Z/Tianbo/hjq-15f.pdf

Esse é um rele de estado sólido?

Realmente, chave contatora está fora dos meus planos.

Abs,

Ricardo

Alo Ricardo,

Não. É estado sólido mesmo. Nenhuma parte móvel ou eletro mecânica, só semicondutores.

veja em http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-430843578-rele-de-estado-sol...

Estou usando um para controlar carga resistiva de uns 2Kw sem problema algum. No meu caso nem chega a esquentar, dispensando dissipador. São bem pequenos, normalmente menores que uma caixinha de fósforos.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço