Ola meus amigos !!!

Sou novato no mundo dos embarcados mais à algum tempo venho tentando fazer um controlador de temperatura com PID para controlar o chuveiro elétrico da minha casa.

A ideia é a seguinte, gostaria de controlar a resistência do chuveiro com um relé de estado solido via PWM, controlado por esp32 onde a temperatura de set-point fosse enviada via BT pelo celular ou seja ao invés de utiliza um monitor LCD eu conectaria via BT e entraria com o set-point (temperatura) desejado. 

Porém por ser leigo na parte de códigos não sei nem por onde começar. Por favor me ajudem e desde já muito obrigado a todos que puderem fortalecer qual qualquer ideia.

Exibições: 3530

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa noite FM,

voce disse: 

há "algum tempo venho tentando fazer um controlador de temperatura com PID para controlar o chuveiro

elétrico da minha casa"

Como vc está tentando fazer este controlador?

Concordo que o ESP32 é bem fera, mas isto que voce quer fazer , dá pra fazer com um ESP32-12E/F

usando o WiFi dele.

Porque quer usar BT pra comunicar com o aplicativo do celular ?

RV

Minerin RV

Primeiramente obrigado pela resposta.

Pensei no Esp32 por já ter um aqui, possuo tbm um ESP 1, a questão de ser via BT seria uma ideia inicial para facilitar a vida de alguns usuários com menos conhecimento por ex. meus pais, porem isso não seria uma via de regra mais seria um facilitador.

Quando escrevi a frase "algum tempo venho tentando fazer um controlador de temperatura com PID para controlar o chuveiro elétrico da minha casa", pois ja peguei alguns códigos porem sempre fracionados e não consegui chegar nos finalmente como já disse sou bem limitado e mexo por curiosidade e vontade de aprender.
Mais estou aberto a ideias e sugestões para esse projetinho. obrigado

Há outro fator importante gostaria de utilizar o sensor de temperatura tipo K com max6675, acho à adaptação será muito mais fácil sem contar sua precisão e estabilidade.

FM,

Não entendi bem a questão da dificuldade de usar WiFI ou BT, 

se ambos forem aplicativo o grau de dificuldade para o usuário será o mesmo.

Com o wifi, vc tem a possibilidade de ser visto ao mesmo tempo por outras plataformas.

Um PID é excelente, mas acho que para um chuveiro é muita sofisticação, mas dá pra fazer.

Eu já tem um tempo que ando querendo fazer um controle parecido com este, mas a

ideia tá guardada na gaveta  "triangulo das bermudas"  kkkk

Quem sabe eu toco esta ideia pra frente.

Pretendo usar o DS18B20. devido a facilidade de trabalhar com ele e a precisão dele é muito boa.

RV

Cara isso é bem legal se for fazer alguma coisa e poder ir compartilhando comigo fico extremamente grato, sua ideia segue esta ideia???? Qual seria sua ideia de app via wifi? Como posso fazer esse app?

Vou ver que material tenho aqui.

Este era o esquema que pensei em usar.

Tinha pensado em usar controle remoto e arduino.

Mas vou redesenhar para ESP8266/ESP32

RV

Show, se vc for fazer mesmo me comunica que iremos desenvolvendo as ideias junto.

To pensando em fazer algo assim:

Funciona por WiFi e por RC,

RV

Bom dia FM,

estou  escrevendo código com estas características,

* 1. controle através de triac;
* 3. Medir temperatura da água usando DS18B20;
* 2. Sentir zero cross;
* 3. Ajustar temperatura via WiFi/RC/Pot;
* 4. Temperatura auto ajustada até atingir a temperatura corpo + x. x ajustável;
*          Economia de consumo de eletricidade.
* 5. Indica se ligado;
* 6. conta tempo de uso e calculo aproximado de consumo diário e mensal;
* 7. Mostra hora local NTP.

RV

como funciona esse item 4. Vc ira medir a temperatura corporal ou ira usar a media comum de temperatura corporal? pois existe os dias muito quentes que a pessoa quer tomar um banho um pouco mais gelado que o comum porem sem estar totalmente fria.

Pensei assim:

Esta ideia é baseada no fato da pele ser diferencial, quer dizer,

que qdo você recebe o primeiro jato de água, a pele sente mais, mas depois se acostuma com a temperatura, mesmo que seja fria.

A temperatura humana é cerca de 36.5 oC.

O iniciar o banho, a água deve ser mais quente, digamos 42 oC,

mas com o decorrer do banho, nossa pele acostuma com a água, e aí gradativamente

a temperatura da água vai diminuindo até chegar ao valor de 36,5 + X,

Este x é ajustado, pode ser 0,5, 1.0,1,5. Depende de cada pessoa.

Assim, economizamos energia e temos um bom banho

RV

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço