Olá amigos, comecei a testar o método  de confecção de pci com tinta fotossensível e como estou com pouco tempo pra comprar ela do mercado livre, me falaram que tinta de emulsão fotográfica funciona da mesma forma. Como falhei diversas vezes em transferir meu circuito pelo método de transferência térmica (as trilhas são muito finas) eu decidi apostar e investir ($$$) nesse outro método no desespero. Comprei a luz uv que por sinal foi cara, fiz todos os processos mas nada funcionou. Segue em anexo a tinta de emulsão fotográfica que eu usei. Não sei se errei na hora de centrifugar, na estufa com secador de cabelo, ou na exposição com luz uv.

Obs.: A centrifuga não deixava 100% uniforme mas ficava quase satisfatório pelo menos pra testar, depois que eu secava numa estufa com secador de cabelo ficava opaco e não grudada (mas vi que gerou umas 3 ou 4 bolhas bem pequenas), deixei exposto a aproximadamente uns 3 minutos na luz uv. Quando eu colocava na solução de 200ml de água com 1 colher de barrilha, não saia nada de tinta. 

obs.: vi videos sobre  o dry film que parece ser bem melhor mas não encontro ele pela minha cidade. Alguém sabe em que tipos de lojas eu posso encontrar esse dry film como 3ª via?

outra coisa, li também que usam solvente com a emulsão fotográfica? quem tem experiência com isso pode me dar uma luz?

li esses 2 tópicos pra tentar me ajudar mas nada ainda:

http://labdegaragem.com/forum/topics/emuls-o-fotossens-vel?groupUrl...

http://labdegaragem.com/forum/topics/desesperado-e-desanimando

Exibições: 475

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia HN,

existem 2 tipos de produtos usado em serigrafia, um solúvel em água e outro resistente à água.

Aconselho a procurar uma loja de serigrafia ( silk screen) em sua cidade e pedir ajuda ao pessoal

da loja.

De modo geral eles são atenciosos e explicam bem, afinal querem vender os produtos.

RV

Obrigado Mineirin, fui lá e eles me falaram que eu tinha que usar um sensibilizante junto com a emulsão fotográfica também

Tive melhorias.

Comprei um sensibilizante que é pra emulsão fotográfica e usei exatamente 3ml de emulsão com 5 gotas de sensibilizante. Consegui revelar na placa o circuito deixando 3m15s de exposição, porém na hora de jogar na solução de 200ml de água com 1 colher de barrilha não sai tinta nenhuma. Aonde eu posso ter errado?

Vale considerar que quando eu fui numa loja de piscina, o cara me deu uma barrilha que não é a barrilha leve que todo mundo usa mas ele disse que é a mesma coisa. Pesquisando na internet pode ser barrilha densa a que eu to usando.

Bom dia.

Também apanhei um bocado para usar o método fotossensível e agora, depois de várias tentativas, estou tendo resultados ótimos.

Estou usando DryFilm. Achei muito prático e não faz sujeira. Eu não tenho laminadora, então faço a aplicação na água e deixo secar por uns 2 dias. Comprei no mercado livre.

- Primeira coisa: Seu fotolito tem que estar perfeito, quanto mais denso o nível de preto na impressão, melhor. Eu fiz os meus primeiros testes com o toner original da minha impressora, e ficava meio transparente, resultado, não revelava. Troquei o cartucho de toner e começou a dar certo o processo. Um enegrecedor de toner também ajuda, embora eu não usei.

- Segundo:  O tempo de exposição à luz UV. Não pense que quanto mais tempo, melhor. Tem que achar o tempo certo para a potência da sua lâmpada e condições do seu uso. Eu também comecei com cerca de 3 a 5  minutos e não revelava. Fui testando e 1m30s a 1m45s para o meu caso foram perfeitos. Estou usando 4 leds UV de alta potência dentro de uma caixa de papelão, o que não deixa a luz escapar quase nada, por isso o tempo menor de exposição.

- Terceiro: Mistura certa de carbonato de sódio. Tente respeitar as medidas para não fazer uma solução muito fraca. Deixe a placa de molho por uns 3 minutos e depois comece a passar um pincel para retirar a tinta não afetada pela luz UV.

- Quarto: Não desista. Se não der certo, tente ver em qual parte do processo você pode estar errando. Vá com calma que você vai aprender e vai se surpreender com os resultados. Boa sorte.

ps: todos os processos que falei, como aplicação do dry film e etc você encontra vídeos no youtube.

Eu achei mais interessante o uso do dry film mas como só tem na internet não dá pra esperar chegar. Vou tentar diminuir o tempo de exposição na luz uv

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço