Boa tarde galera.

Estou com o seguinte problema, tem um arduino Mega e um UNO. Preciso através da comunicação serial entre eles passar uma string do mega para o uno. Fazer a ligação entre eles não é o problema, mas sim a programação. Alguém tem ideia de como realizar essa comunicação?

Obrigado a todos.

Exibições: 23265

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Milton.

Venho acompanhando seu trabalho e achei muito interessante este teste. Gostaria de saber se o fez meramente como um teste ou tens a intenção de receber os dados neste formato (GCode) e enviar para o 2o. Arduino?

Tem algum detalhe específico de porque está fazendo dessa forma?

Gostaria de entender o que pretende, transportando os dados assim.

Obrigado.

se possivel enviar o codigo :)

Quero so pegar 3 numeros enviados da serial por exempplo: 123 e receber no arduino

se variavel = "123" faça isso

se variavel = "001" faça isso

Olá, o que deve acontecer? quando ligo os circuitos?

O que vai fazer esse programa? O led no pino 13 do receptor vai piscar?

Boa noite Euclides,

Já faz quase dois anos que aguardo o firmware para controle de CNC do LG e conforme informações que recebi na semana passada quando estive no LG, já está "nos finalmente" e eles vão disponibilizar juntamente com a fresa CNC na loja.

Acontece que estou com pressa devido a um projeto que está em andamento e tenho prazo curto.

Como não posso esperar, vi essa montagem do site que postei anteriormente e estou trabalhando pra utilizar dois arduinos nessa tarefa.

Não consta nas páginas o segredo do código etc, mas estou fazendo do meu jeito.

O objetivo desse forma de enviar os Gcodes para controlar os motores é porque é possível utilizar a máquina sem estar conectada a um microcomputador, de forma independente.

Estou utilizando também o microSD  link: https://www.sparkfun.com/products/9802

Até +,

Milton Vilela

Milton. Existem outros firmwares prontos e livres, eu mesmo estou, junto com mais um amigo, trabalhando na conversão de um desses "free" para uso com uma mesa coordenada. Juntamente estamos usando uma biblioteca que permite o uso de todos os motores ao mesmo tempo para podermos criar círculos, raios, concordâncias, essas coisas...

Este projeto seu, será free ou proprietário?

Euclides.

Olá Euclides,

O firmware que estou utilizando é o Grbl que está disponível no link https://github.com/grbl/grbl/wiki

Foi desenvolvido para ser instalado no Atmega328 e ocupa praticamente toda a memória flash.

Para mandar os Gcodes pela USB pode ser utilizado o software Gcode Sender disponível no link: https://github.com/downloads/OttoHermansson/GcodeSender/gcodesender...

A dificuldade dispensar o microcomputador e realizar o envio dos Gcodes contidos em um cartão SD.

Nesse caso, pelo menos duas soluções se apresentam:

1 - Modificar o firmware para que apenas um Arduino realize a leitura dos Gcodes de um cartão SD;

2 - Utilizar outro arduino para essa tarefa e deixar o firmware intacto, beneficiando-se das futuras atualizações do mesmo.

No caso do Laboratório de Garagem, pelo que fiquei sabendo, foi feita modificação no firmware que estão utilizando, sendo necessário apenas um Arduino.

Entretanto, considerando o preço do próprio Arduino e a possibilidade de ser utilizado até um Garagino no projeto, não vejo muita vantagem ter que alterar um firmware que está sempre sendo atualizado.

No seu caso, qual firmware vocês estão utilizando?

Até +,

MIlton Vilela

Olá Milton.

Concordo contigo e faz sentido, para diminuir a manutenção, suporte e adaptação de se usar assim, pois o preço do Arduino vale a pena neste sentido.

Estamos usando a Contraptor (http://www.contraptor.org/) e a biblioteca Accel (http://www.open.com.au/mikem/arduino/AccelStepper/) estamos "sofrendo" um pouco para unir as duas e fazer um único firmware com elas. Mas estamos nos primeiros testes ainda. A mesa não é nossa, são de alguns estudantes que estamos ajudando no TCC, como ela foi bem feita, é robusta e está com drives e motores muito funcionais, estamos aproveitando para fazer os testes.

Eu quero aproveitar a oportunidade porque depois irei usar esta experiência criando a minha router.

A Accel tem alguns problemas para fazer arcos e círculos, mas cedo ou tarde descobriremos como "cura" ou substituir esta parte por rotinas nossas.

Até +.

Euclides.

Olá Euclides,

Se você já tem a parte mecânica, os motores e os drives, entendo que a utilização do firmware Grbl e software gcodesender solucionará seu problema sem nenhuma modificação.

Você pode gravar o firmware que está em hex no Arduino utilizando o avrdude-GUI.exe, se tiver dúvidas posso separar um tempo e preparar um resumo passo a passo.

Depois basta abrir o arquivo com os Gcodes pelo gcodesender.exe e mandar pela USB para o Arduino executar os comandos que irão controlar os motores através dos drives próprios.

Veja no link https://github.com/grbl/grbl a versão abaixo:

Até +,

Milton Vilela

Milton. O problema básico é que esta versão está em C do AVR Studio, certo? Como a outra pessoa que está desenvolvendo a parte de software domine o C do Arduino, optamos por fazer em IDE Arduino.

Eu estou integrando o resto do Hardware e dando apoio a testes e montagens (embora eu programe a mais de 20 anos...).

Temos um certo tempo para fazer as coisas encaixarem portanto não estamos "desesperados" então há tempo para arredondar as arestas. Como o projeto tambem é muito específico, não será necessário criarmos algo tão flexível para atender qualquer tipo de G-Code.

Depois verei se o pessoal permitirá que o resultado obtido fique ou se torne free.

Até a próxima.

Boa noite Euclides,

Admiro muito a dedicação em desenvolver uma versão utilizando a linguagem pura do Arduino.

Eu já vi um código desenvolvido totalmente na linguagem do Arduino e me pareceu muito bem estuturado. Só não utilizei porque não teve atualizações desde 2009.

Até +,

Milton Vilela

Nóis somos teimosos...

A melhor coisa é trabalhar sem pressa, mas motivados, pois aí tudo fica bem feito e testado.

Você não disse se o seu projeto será/é free ou será proprietário.

Até a próxima.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço