ola galera to tentando fazer a comunica entre dois arduinos

usei o codigo do blink para testa a comunicação

void setup ()
{pinMode (13, OUTPUT);
digitalWrite (13,0);
Serial.begin (9600);
delay(300);
Serial.println ("iniciando serial...");
}


void loop ()
{digitalWrite (13,1);
Serial.println ('D');
delay (500);
digitalWrite (13,0);
Serial.println ('L');
delay (500);
}

quando faço o upload desse codigo para o arduino, noto que o led 13 fica piscando como programado

e o led TX tambme pisca, o que me confirma que ele esta mandando informação para a serial.

porem, quando coloco esse arduino ligado numa fonte externa 9VCC ele se comporta diferente...

apenas o led 13 fica piscando, o led TX não pisca mais...o que me confirma que, quando ligado uma fonte externa o arduino não envia mais informações....

alguem consegue me dar um help? abrigado.

Exibições: 872

Responder esta

Respostas a este tópico

Eu to achando que o chip responsavel pela conversão usb/serial não é alimentado pela fonte externa,logo os leds não acendem.

tu acha então que o meu arduino esta enviando informação para o outro arduino...porem sem acender o led?

Acho que pode, por que esses leds não são ligados diretamente nesses pinos e sim no tal chip de conversão usb/serial

Se olhar o esquema do UNO, os leds são ligados no pino TX e RX do Microcontrolador

Eu olhei um esquema do arduino rev3, é o que eu tenho, os leds não são ligados ao Tx e ao Rx do Atmega328.Mas me equivoquei ao dizer que o conversor não é alimentado, ele é sim por 5V, e em dois pinos deste são ligados os leds.

Testei aqui o seu caso, carreguei um sketch que enviava alguma coisa pela serial, liguei num MAX232, e liguei na porta serial do meu pc, usando a alimentação externa.

Aconteceu o que vc disse, os leds não acenderam, porém recebi sem problemas os dados através do MAX232.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço