Prezados,

Qual a melhor forma de comunicar vários arduinos via Ethernet ? Imagino que seja via Modbus TCP, o que acham? Alguém já fez isso na pratica?

Estou trabalhando num projeto de automação industrial com supervisório Elipse E3, sendo que o uso da interface wireless NRF24L01 se mostrou instável.

Um método mais prático seria comunicar via barramento RS-485, mas antes gostaria de testar via rede para análise de performance.

Exibições: 3050

Responder esta

Respostas a este tópico

vc pode usar o modbus TCP/IP, um problema é o fato de haver ruido como motores eletricos por exemplo, se o ambiente form muito ruidoso pode nao funcionar, ai seria melhor o rs485

Funciona mesmo em ambientes ruidosos. Mas depende do cabo utilizado, do aterramento e por onde este cabo irá passar, tipo da canaleta/eletroduto.

O RS485 pode sofrer interferencias também, mesmas condições do Ethernet, mas como as taxas de velocidade são bem mais lentas, fica um pouco mais imune.

O modbus TCP realmente é a melhor solução para a comunicação Supervisório e  Arduino mestre. O problema está na definição da comunicação entre os Arduinos escravos (que ficam nas máquinas) e o Arduino mestre (que fica na sala de controle e se conecta com o supervisório). Para essa comunicação tentei utilizar wireless, mas se mostrou inadequado para o ambiente hostil de industria. Eu poderia fazer uma rede RS 485 entre os escravos, mas gostaria de evitar a passagem de cabo para fazer o barramento de máquina para máquina. Em resumo, estou pesquisando uma solução de comunicação via Ethernet entre os escravos e o mestre.

Daniel,

Tenho lido muitos tópicos seus aqui no LDG. Muitos deles falam sobre o protocolo modbus TCP.

Bem.. eu estou tentando fazer uma comunicação utilizando este protocolo com o arduíno e scadaBR e ainda não consegui.

Muitos me falaram que pode ser a biblioteca, outros que pode ser a versão da IDE, outros dizem que é porque minha maquina é 64bits... enfim, estou confuso.

Pelo que me pareceu, você utiliza normalmente este protocolo... então te pergunto se seria possível me enviar um sketch do arduíno que utilize o protocolo Modbus TCP, a biblioteca que você usa e que ele leia uma das entradas analógicas do arduíno e uma digital e mande isso via modbus TCP para o supervisório...

Desta forma acho que não tem como não funcionar...

Eu uso aqui a IDE 1.6.3, tenho uma placa MEGA2560 e uma Ethernet W5100.

SDS,

Eu fiz uma aplicação em Java rodando como modbus master e consegui comunicação sem problemas com os arduinos via TCP/IP, usando ethernet, ainda não testei via wireless.

A ideia é testar via RS485, assim que possivel.

http://labdegaragem.com/forum/topics/arduino-modbus-communicando-co...

Jeferson,

Segui esse exemplo que você me indicou... funcionou perfeitamente. 


Muito obrigado

Daltro

maravilha...

Se precisar de mais alguma coisa é só falar.

E se fizer os testes com RS485, poste os resultados.

estou com projeto para faculdade e preciso saber se possível pegar um arduino Uno com uma shield wifi enviar "codigo/chamada" para outros dois arduino nano com shield wifi.  

exemplo;

no arduino uno irei colocar um teclado com uma tela simples, e as seguinte função, se eu aperto o numero 1 e der enter/confirmar ele chamaria o nano 1, e o mesmo aconteceria se eu apertar o 2 ele chamaria o nano 2 (piscar led exemplo)

é possivel fazer essa identificação/chamada do arduino pela shield de wifi?   mas nao queria usar nenhuma aplicação web é possivel?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço