preciso automatizar uma casa através do envio de sms para um microcontrolador ee não posso usar  arduíno, pois não vou aprender a programa-lo. 

queria saber o que eu poderia usar

OBS: faço técnico em eletrônica

Exibições: 732

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Viviane, voce leu minha resposta na sua outra discussão?

li, achei bastante interessante. Só gostaria de saber também onde poderia comprar o modem GSM, dei uma pesquisada mas digamos que não encontrei muita coisa.

Achei outros projetos  como um de alarme por sms, mas quando levo o professor parece que ele ignora, dá uma pequena olhada, parece que só quer fazer o que ele encontrar. E eu não sei fazer sozinha, não sei programar. Aí, acaba que o nosso projeto não anda.

Obrigada pela sua atenção

Viviane,

Mensagem editada por desrespeitar os termos de uso do site (Equipe Lab de Garagem)

A dica mostrada no outro post já tá bem mastigada, pois é a mesma coisa mandar um SMS para um controlador que aciona um relé que bloqueia um carro ou outro que liga ou desliga uma lâmpada. Mas sem querer  te desanimar,se ninguém do seu grupo souber nada de programação, ai as coisas ficam difíceis.

Infelizmente, a proposta do seu trabalho exige um certo grau de conhecimento em eletrônica e em  programação de microcrocontroladores, qualquer um serve.

Parece que voce e seus colegas precisam acertar o passo com seu orientador, e verificar qual são os conhecimentos da equipe e o prazo para a entrega do trabalho, talvez seja necessário repensar o tema, para terem condições de apresentar um bom trabalho.

Abraço e boa sorte.

 

Isso é verdade. Creio que programação fuja um pouco de um curso técnico. Talvez seria interessante saber se o curso que vocês estão fazendo seja mais para a direção de manutenção e circuitos digitais (sem programação). Outra: Pode ser que o Prof. não seja "lá estas coisas" e com medo de ter que responder perguntas para a qual não esteja preparado, não responde nada, para não saberem que ele "não chegou até aí" ou se chegou foi "sacolejando". O silêncio é uma carapaça.

Na faculdade tive de apresentar um projeto de um sistema de controle de acesso microcontrolado com um sistema de supervisão em um PC, fizemos a proposta fazendo com um PIC e Visual Basic e o professor orientador ficou insistindo em que fosse desenvolvido  usando 8051 e C++ Builder, falando na cara dura que assim ficava mais fácil pra ele...pois era o que ele conhecia.

Fizemos com PIC e Visual Basic só de raiva!

Mas só conseguimos porque a galera estava unida e já sabiamos como começar.

Sobre "não posso usar  arduíno, não vou aprender a programa-lo", qual microcontroladores vocês vão aprender a programar? PIC, ARM

Modens GSM podem também ser os modens de acesso a internet 3G. Qualquer loja da TIM VIVO CLARO vende eles.

Bom, imagino que ele não quer que eles usem arduino, porque o curso é de ELETRÔNICA, então não vale comprar um arduino e um shield e dizer que fizeram a programação.

Se for isso tá parecendo Mecatrônica, onde o pessoal aprende apenas a parte de automação com PLC e não sabe nada da parte MECA (mecânica)

Sim, imagino que se estão pedindo um projeto desses, o embasamento teórico eles tiveram, não sei que curso de eletrônica estão fazendo, mas se for igual ao meu curso de eletrônica, eles tão lascados...

Onde no máximo aprendi lei de ohm e cargas elétricas, nada de prático. 

Aula de laboratório, apenas para medir resistência em paralelo e série...

Bem meu caso, na hora de ligar resistor e capacitor, eu sofro d+, ainda bem que me compensa a parte de programação do Arduino...

Isso é uma coisa que se percebe muito, quando o cara é fera em programação, não tem a menor idéia do que seja um circuito digital. E quando o cara entende o problema e sabe como resolve-lo eletrônicamente, nem imagina como um programa pode poupar tempo. Eu começei a me "autoditadar" aos 14 anos com eletrônica e ganhei um curso de programação aos 19. Faz 30 anos isso, tive que entender estes 2 mundos, montar eletrônicos não é problema e fazer programas tambem não. São mais questão de tempo dedicados aos detalhes e correr atrás dos datasheets e encontrar soluções semelhantes.

pior que foi isso aí. Quase não tinhamos aula de laboratório. Só esse ano que to tendo aula de microprocessadores e automação e ainda nem entramos na parte prática, só na teórica por enquanto.  Por isso que eu acho que eu não tenho capacidade pra isso. Uma pessoa até me falou que esse projeto é digno de faculdade.

eu levei um projeto de arduíno, mas o próprio professor veio e falou que a gente não poderia fazer, por que a escola não trabalha com arduino.

Vamos aprender o PIC, só esse que eu sei que aprenderemos.

to meio que desesperada, meu projeto não anda. No início não íamos fazer com sms, mas o próprio professor, de novo, foi lá e inventou isso. E eu realmente não tenho conhecimento nenhum pra realizar isso.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço