Olá companheiros garagistas!

Como muitos de vocês tenho também varias idéias e projetos, sou programador e administrador de redes e não engenheiro elétrico/eletrônico mas com Arduíno foi possível desenvolver meus projetos e protótipos.

A minha grande dúvida é a seguinte.

Como transformar/viabilizar um protótipo criado usando Arduíno em produto final?
Gerar por exemplo, 50~100 unidades.

Não estou perguntando isso sem pesquisar por mim antes, na verdade pesquisei muito mas não adiantou muito pelo visto. vi formas de impressão de circuitos de forma caseira e etc.

Existe alguma empresa que possa fazer este trabalho?
Tenho que contratar um engenheiro para converter o protótipo em um embarcado? Que empresa você recomenda para essa quantidade de tiragem?
Gostaria muito da opinião/experiência de vocês no caso!

Se eu julga-se algo "inovador" iria tentar a incubadora do labdegaragem, mas não é o caso.

O grande problema de um protótipo usando Arduíno + Shields são os altos custos e é isso que estou tentando resolver.
Não sei se é pedir de mais...
Alguém poderia me dar uma luz, indicar algo?

Desde já sou grato!

Exibições: 8822

Responder esta

Respostas a este tópico

Marcelo. Perfeito a sua explicação. É este tipo de informação que a incubadora deve disponibilizar para este grupo. Inclusive, seria interessante mostrar o que ocorreu com um caso de incubação para "animar" o pessoal a se interessar por isso tambem.
Eu por exemplo gostaria muito de sentir uma "história real" para poder me orientar melhor.
Obrigado.

Pode deixar! Vamos fazer isso.

Abraço!!

Euclides,


Eu estou com um projeto na incubadora! Logo vou postar minha impressões sobre o mesmo

William. Qual projeto?

Vou deixar mais uma idéia aqui, eu faço minhas placas com fresadora CNC, e o resultado é muito bom. Segue uma foto de uma placa

A incubadora pode fabricar projetos que usem componentes smd?

Com certeza. Só não trabalhamos com BGA ainda.

Abraço!!

@Renyer

KKKKKKKKKK
A idéia é boa, já tinha visto antes... mas.... não tenho paciência nem coordenação/habilidade para fazer, ainda mais em quantidade!
No entanto, é uma ótima forma para criar protótipos com grande semelhança ao produto final... e matar a fome.

@Marcelo

Sim Marcelo, a incubadora é algo incrivel. Com ela se pode ter uma facilidade enorme em transformar uma simples idéia em um produto, e gerar lucro sem gerar dor de cabeça.
No meu caso, só não optei pela incubadora por querer montar uma empresa com estes projetos. Neste caso fica complicado já que eu não poderia produzir o produto por conta própria, posteriormente, e como fica 50/50 teria poucos fundos para reinvestimento. Na verdade, uma idéia que ainda não descartei é de incubar "partes" do projeto, assim quando eu conseguisse terminar a base do projeto, compraria da incubadora e adicionaria a ele. No caso, as partes serviriam de modulos ou shield's, que poderiam ser úteis em vários outros projetos, podendo gerar lucro independendo do projeto base!

Alias, o que tu achas sobre isso, Marcelo? Seria como se os desenvolvedores criassem shield's para o arduino e ao mesmo tempo poderiam seguir com projetos maiores separadamente. Neste caso, não teriamos muitos produtos complexos e completos na incubadora, mas teriamos uma coisa muito importante para os garagistas: modulos de prototipação diversos! Isso aumentaria o desenvolvimento de projetos no LdG, afinal.... muitas vezes o que um precisas, vários precisam mas não conseguem fazer.

Pessoal, o que vocês acham sobre isso?

Gustavo.

O que e como você quiz dizer sobre "módulos de prototipação diversos"? Não entendi claramente. Pode explicar melhor? Obrigado.

Euclides e Gustavo,

Acho que peguei a ideia. Seria a galera desenvolver produtos que pudessem ser vendidos como módulos de estudo e aprendizado, mas também como "peças" para projetos maiores.

A ideia é excelente. Acho que nosso recente lançamento, o Garagino Proto, vai mais ou menos nessa linha, embora não tenha sido pensado conforme o Gustavo está sugerindo.

Gustavo, conta com a gente. Essa proposta é bem bacana, e com certeza estará alinhada com a nossa biblioteca de componentes e processos produtivos.

Abraço!!

É essa ideia sim. Da mesma forma que temos shield's XBee, SDcard e outros, poderiamos fazer nossos próprios.
Outra coisa que eu estava pensando antes de dormir é que temos muitos projetos não de módulos, mas sim de ferramentas. Existe até uma CNC na incubadora, mas existem outras ferramentas que podem ser criadas e postas na incubadora, afim de disponibilizar ferramentas de baixo custo aos garagistas.

No meu caso, falta muito conhecimento para criar projetos, ainda. Porém, o pessoal aqui do LdG sabe muita coisa e tem muita vontade de fazer. Se formassem grupos para criar esses projetos junto a incubadora, muita coisa poderia ser feita. Além disto, temos grupos como o do pessoal de Porto Alegre que pretende criar um laboratório lá, e podem se juntar para criar projetos juntos onde o lucro seria usado para equipar o laboratório deles.

Recentimente precisei de uma placa industrializada .. depois de pesquisar bastante a http://www.vbcircuitos.com.br/ foi  a empresa que mais achei interessante ...

Me pediram  75 reais por uma placa  em fenolite , alterei o projeto ,pois queria dupla  face fibra de vido, me cobraram quase 400 reais  por 3 placas (3 era o minino de fabricação )

Vc poderia mandar um orçamento pra eles, quanto maior a quantidade ,menor o preço  da unidade  

Não  contratei este serviço, pois contratei outro serviço ,serviço este que não recomendo pra ninguém .

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço