Olá companheiros garagistas!

Como muitos de vocês tenho também varias idéias e projetos, sou programador e administrador de redes e não engenheiro elétrico/eletrônico mas com Arduíno foi possível desenvolver meus projetos e protótipos.

A minha grande dúvida é a seguinte.

Como transformar/viabilizar um protótipo criado usando Arduíno em produto final?
Gerar por exemplo, 50~100 unidades.

Não estou perguntando isso sem pesquisar por mim antes, na verdade pesquisei muito mas não adiantou muito pelo visto. vi formas de impressão de circuitos de forma caseira e etc.

Existe alguma empresa que possa fazer este trabalho?
Tenho que contratar um engenheiro para converter o protótipo em um embarcado? Que empresa você recomenda para essa quantidade de tiragem?
Gostaria muito da opinião/experiência de vocês no caso!

Se eu julga-se algo "inovador" iria tentar a incubadora do labdegaragem, mas não é o caso.

O grande problema de um protótipo usando Arduíno + Shields são os altos custos e é isso que estou tentando resolver.
Não sei se é pedir de mais...
Alguém poderia me dar uma luz, indicar algo?

Desde já sou grato!

Exibições: 8825

Responder esta

Respostas a este tópico

Aqui tem um modelo da plaquinha que tava falando ela ja vem prontinha e tudo mais, mas vc pode comprar ele em SPRAY e passar na PCB tmb acho que sai mais barato, como estamos falando de BAIXAR custos temos que pesquisar...

http://www.youtube.com/watch?v=YJB5PWx9fdA&feature=related

abraço

Diego.

Em silkscreen fica quase profissional (dá para passar 6 vias no meio de um CI DIP) e 1 via entre as perninhas.

Mais que isso aí já é projeto especial e tem que achar empresas de nível (...e preço salgado...) pra fazer.

Cara, "Arduino Sandalone" vc n precisa de usar sua plaquinha de gravação e coisa do tipo so ai vc ja libera muita grana, e sem falar que dependendo do que seja vc nem precisa usar cristal nem os capacitores, lembrando que ja existe cristal interno do mesmo e por ai vai, 50 unidades aconselho vc mesmo montar usando o processo de Fotosensibilizante, umas plaquinhas que vendem ja com uma camada azulada  do produto e coisa do tipo (eu n lembroi bem o nome disso mas é facil achar) Bom é por ai...

Lembrei de mais umas coisas, Dependendo tmb do que seja nem precisa usar um ATMEGA 328, usa algun ATTiny da vida que muitas vezes ja resolve, ai cai mais alguma grana no produto final.

abraço.

Reyner, concordo com a idéia de analisar bem os requisitos do projeto e escolher bem o mcu. Como você mencionou nem sempre o atmega328 é necessário. Tem que avaliar bem o número de IOs, funcionalidades como Timer, porta USB, serial, i2c, memória e escolher o MCU mais adequado.

Eu não conheço esse processo com fotosensibilizante, terias algum link com mais informações? 

Abraço, Diego

Amigos, estou muito agradecido com as respostas de vocês!
Estou estudando as alternativas aqui

Estão ajudando muito, muito obrigado pelo apoio!

Opa!

Ta aí uma dúvida que eu tinha faz tempo! Mas tem mais uma coisa que acho complicado: como montar? A maioria das empresas que achei, só oferecem o serviço de PCB, mas nada de solda e montagem. Alguem tem alguma ideia?

sim, psta de solda + secador termico + grelha de assar carne, kkkkkkkkkkkkk  FICA que o CIRCUITO PROFFISSA...

e ja ate vai assando uma carninha com uma Breba GELADINHA... vou procurar o video se achar mostro aqui...

Achei a tempo de Editar... não ta muito explicativo, mas ja da pra entender bemmmmm

Aplicação pasa de solda

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=7yrfFCNG628

Aplicação Soprador Termico + Grelha (kkkkkkkkk)

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=sRJfyCjGFJI

Aplicação dos componentes

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=92kbug4TfVE

Bom é por ai, dai pra se irar uma ideia e TENTAR fazr alguma coisa...

abraços

Eu sou mais de terceirizar o processo com alguém.

Tenho um ex colega que faz a montagem SMD pra mim, ele recorta o stencil, tem um forninho...

Fica profi com um preço bem bom.

Acho que pra montar 1-3 placas em casa vai mas 50-100 unidades... 

Diego

Olá Diego,

Tudo bem?

Você poderia indicar para mim os dados de contato daquele se ex-colega que faz a montagem para você?

Grato

Olá Samuel!

Td certo sim, o contato é o Fabio da bettech.com.br. Da uma conversada com ele e veja se atende as tuas necessidades. Não esqueça de conversar sobre os testes da placa se isso for necessário.

Abraço, Diego

Na aplicação de componentes. Só estes componentes aí deve ter custado uns R$ 5,00 para colocar...aja paciência...

Galera,

Como mencionaram a incubadora do LdG, acho legal mostrar as vantagens, ou o "outro lado da moeda".

Fabricar plaquinhas, e aparelhos eletrônicos simples, não é nenhum bicho de 7 cabeças, não. Dá para ir devagar e viabilizar em casa mesmo, na garagem, como o Euclides está fazendo, com sucesso.

Mas isso demanda investimento inicial, trabalho e algumas preocupações. É preciso avaliar se você deseja tê-las.

A proposta da nossa incubadora é deixar o desenvolvedor completamente livre para tocar o segundo projeto, terceiro, quarto, etc, sem ter que se preocupar com os projetos já concluídos.

E o que está incluso em nossa proposta?

- Financiamento de 100% do lote inicial (e de todos os demais)

- Marketing e promoção do produto (a gente corre atrás dos cientes, é nosso interesse também)

- Operação de comercialização (operação de venda, gateways de pagamento, parcelamento, etc)

- Compra e gerenciamento de componentes (inclusive importação)

- Fabricação (solda de componentes, montagem de cases, montagem de kits)

- Logística (embalagem, postagem, acompanhamento)

- Pós-venda (atendimento a clientes com reclamação, assessoria no uso do produto, etc)

- Burocracia (emissão de notas fiscais, inclusive NFe, recolhimento de impostos, etc)

- Jurídica (assumimos a responsabilidade junto ao comprador. Vale lembrar que se você vende um produto para alguém, é responsável por ele)

Como disse, a incubadora foi pensada para tirar essas coisas das costas do garagista e liberá-lo para o próximo desenvolvimento, mas a incubadora participa dos lucros, dividindo 50/50, embora não exista qualquer taxa ou custo fixo.

Então é preciso pesar o que vale mais a pena.

Bom, essa é a nossa visão, que esperamos ser interessante para ambas as partes.

De qualquer forma, desejo sucesso a todos, mesmo quem não desejar incubar conosco. O Brasil precisa mesmo de pessoas de iniciativa.

Abraços!!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço