Salve galera, preciso transformar 127v AC em 5v ou 12v DC, porém não pode ocupar muito espaço, e não queria fazer uma gambiarra tipo: destrichar um carregador de celular...

   Existe algum regulador de tensão para fazer isso? lembrando que tem que ocupar pouco espaço, vai tudo dentro de uma caixa patola pequena.

desde já, muito obrigado!

Exibições: 5577

Responder esta

Respostas a este tópico

Pessoalmente eu preferi fazer o que você chamou de gambiarra, ou seja, tirei da caixa isolei,  o que evita muita dor de cabeça.

  Mas se seu projeto for ficar em um lugar que não tem acesso pra alguem tomar um choque, tem uma solução, veja aqui:

http://www.sabereletronica.com.br/artigos/1706-fontes-sem-transform...

Essa gambiarra que esta dizendo ser a fonte de celular , provavelmente terá maior qualidade do que circuito que pensa fazer. 

Me desculpe a franqueza.

Uma fonte (por exemplo) da Nokia, foi projetada por engenheiros após testes, certificações, etc...

Como vai montar o transformador usado naquele tipo de fonte ?

Esses mini transformadores são especiais e fabricados sob encomenda para cada tipo de fonte.

Fontes com capacitores são perigosas, pois não isolam o circuito CA. 

Poxa amigo, em nenhum momento eu disse que a fonte em si é uma gambiarra. Acho que você não interpretou bem.

    Claro que a fonte de celular era a primeira opção que veio em mente, mas joguei o tópico aqui para ver se teria outras soluções do pessoal (oque o Weider Duarte fez), visto que também pedi que considerassem o espaço que tenho disponível.

Enfim, muito obrigado por tentar ajudar.

Uma saída seria essa. 

http://u.dianyuan.com/bbs/u/59/287571195009741.jpg

Você encontra todos esses componentes ou similares na proesi..

Olá Jucelei,

    Acho que sei o que o Madson deseja,   ele quer colocar uma montagem dentro de uma caixa 4x2 na parede onde hoje tem um interruptor.

   A sua ideia da fonte é valida, porem, pra o que ele deseja fica fisicamente grande.

Ao Madson,

    Cara, eu já tive problemas desse tipo,  o truque consiste em não utilizar placas arduinos prontas, mas sim fazer seu proprio projeto standalone(tem muito material na net).

    A partir desse conceito, comece a pensar em economia de espaço de forma que dê pra você utilizar uma fonte de celular desmontada.

    Vá por mim,  não tente inventar,  existem modelos de fonte de celular com circuitos bem pequenos, basta tirar ela da caixa e envolve-la em fita isolante e deixar para fora apenas os fios.

     Logo, se tiver que economizar em espaço,  economize reprojetando seu projeto.

     Eu uso o CAD EAGLE pra projetar minhas placas,  aprendi com simples 3 aulas do renato aloi,  ACONSELHO !!!

Weider, obrigado, é exatamente isso que quero fazer, já fiz alguns testes para colocar dentro do interruptor, mas ainda assim falta um pouco de espaço. por enquanto então, estou colocando a caixa patola fixada ao lado do interruptor, o que não fica visualmente bonito...

Quanto a confecção da placa, para fugir disso (pois fica um pouco inviável para mim) estou utilizando o pro mini para economizar espaço.

Desmontei algumas fontes que tenho e realmente algumas tem um circuito pequeno. vou tentar economizar espaço com os outros componentes, se ainda assim não conseguir, seguir a sua dica de tentar reprojetar tudo.

Obrigado pela ajuda!

Eu resolvi esse mesmo problema colocando a fonte lá em cima, na laje, e fazendo uma extensão do fio da fonte pra chegar corrente contínua no interruptor. Em outras palavras, coloque a fonte na laje e desça o fio da fonte pelo conduíte até chegar no interruptor.

Dessa forma, vc evita de ficar quebrando a parede pra aumentar a caixa do interruptor ou mesmo colocar uma caixinha externa (a tal patola) externamente, comprometendo demais a aparência.

Cara, kkk Otimo msm, logo tentarei seguir esse método.

Obrigado pela ajuda!

Olá,

Eu sempre venho explicando aos que necessitam de ajuda, tentar fornecer o máximo de detalhes aqui.

Um quesito muito importante não foi provido que é a corrente que a fonte teria que fornecer.

Se precisar de alguns micro Amperes, um diodo zenner, resistor e capacitor dão conta. Caso seja em torno de alguns miliamperes, uma fonte chaveada simples poderia resolver. Se for em torno de 0.5A até 2A, o melhor seria mesmo as fontes de celular, em particular, sugiro as da Samsung que vem da China por serem pequenas.

Como sugestão, eu não tiraria do invólucro. simplesmente porque facilitará a substituição e te garanto que você não conseguirá fazer ficar menor sem comprometer o funcionamento da fonte. Os chineses já fizeram um estudo milimetrico para compactar ao máximo.

Existe outras opções também, se tiver que puxar um cabo de rede para eles, pode usar o PoE.

Espero ter ajudado,

  'Eiju

Ajudou sim, mas quando fala para não tirar o envolucro da fonte, seria não tirar o circuito de dentro?

Correto.

Mas, qual é a quantidade de corrente necessária?

Cerca de 200mA 300mA, o suficiente para alimentar o arduino, o modulo rele e o receptor

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço