Pessoal estou procurando uma solução para uma problema que estou enfretando.

Coloquei na minha bike umas luzes Instructables - led wheels, e eu queria acender elas pelo Quidão, mas como vou passar a energia para as rodas que ficam girando. Alguém tem uma ideia?

Exibições: 883

Responder esta

Respostas a este tópico

Interessante,não tinha pensando assim,então mesmo a bobina girando ao redor de outra vai haver essa variação?Pensei que seria somente no sentido de 90º.Bacana.

Um absurdo de complexo fazer isso. Estive olhando o cubo da roda de uma bicicleta, e dá pra fazer soldagem de um disco onde se poderia colocar 2 contatos com escovas e captar a energia de forma simples. Depois entre as raias da roda pode se colocar qualquer montagem eletrônica, podendo como neste exemplo fazer até frases ou mostrar a hora "dentro da roda".

Euclides,

Vamos pensar um pouco, acho que dá pra simplificar ainda mais a sua idéia e usar o próprio quadro da bike como terra do circuito, assim só seria preciso um disco e uma escova para mandar o positivo da bateria.

Abraço

Sim, claro, se for constante a resistência de contato entre o eixo, as "bolinhas" do cubo e a roda, sem problemas. Eu até tinha pensado nisso, mas se for possível criar mais de um contato depois pode-se criar controles extras para os Leds (Se for RGB por exemplo eles podem mudar de cor, pode-se criar "mensagens rotativas" (www.bike.com.br????), etc...tem dinheiro nisso, é uma idéia interessante. Se o/a Loris se interessar podemos ajudar a fazer um produto.

O Loris claro que se interessa, podemos marca um momento para discutir isso. Até ja mandei para incubadora.
E Euclides o disco é a ideia mais simples e viável até agora(eu acho que ñ tem melhor).

"O" Loris...foi boa a resposta...

E no LdG (Incubadora) o que acharam?

Eu posso "sondar" se meu Irmão poderia fazer um teste na bicicleta dele. Pegaria um disco de metal e soldaria com alguns furos para passar isoladores e outros para prender a princípio uma placa de circuito impresso com diversos ciculos "desenhados" (lógico que tem que ser mais resistente que isso...mas seria só um teste...) e "pegaria" a energia mais no centro do cubo e depois veria se permite manter um LED acesso. Mas não te prometo nada.

Eu vou tentar aqui tb. E depois coloco aqui o resultado.

Euclides,

Quanto ao problema da falta de contato, se ocorrer, basta que as "piscadas" devido a isso fiquem acima da frequencia mínima da persistencia da nossa retina para não serem percebidas. E com certeza as esferas do rolamento das rodas tem uma velocidade angular alta.

Pessoal eu acabei ja estou fazendo alguns teste, ate agora deu tudo certo.

Vai ai as fotos.

Olá Loris. Como foi que você fixou o disco no cubo e de que material foi feito (O disco e os anéis concêntricos que servem de contato)? Como tudo foi isolado para não dar curto?

O disco é de alumínio e fiz furos para fixa-lo no aro com braçadeiras, isolei colando papel tnt na parte de tras. O anel no centro é o arrasto do contato.

To tendo problemas de contato, os leds ficam piscando e quase nem ficam acessos.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço