Bom galera... tenho um rele ligado num interruptor three way de modo que se eu ligar pelo rele posso desligar pelo interruptor e vice-versa. Pensando desse modo como faço para que o Arduíno receba que a lampada está acesa? se eu verificar pelo output verificarei se o rele esta atuado... n se a lampada esta acesa... alguém tem alguma sugestão???

Exibições: 4838

Responder esta

Respostas a este tópico

você tem que usar um sensor de corrente, tipo esse 

http://www.labdegaragem.org/loja/index.php/34-sensores/sensor-de-co...

Amanhã vou fazer ums testes com alguns fios e ver  com lampada acessa de 25W, quantas voltas é necessário para criar o sensor de corrente.

amigo eu até pensei em usar esse sensor de corrente mas pelo que vi ele só serve para corrente contínua. Isso procede???

  • Versão Xo5B (5 amperes)
  • Baixo nível de ruído no sinal analógico
  • Largura de faixa do dispositivo é setado via pino Filter
  • O tempo de resposta para entrada de corrente de 5us
  • Largura de faixa de 80kHz
  • Erro na saída  a 25ºC é de 1.5%
  • Resistência de condutor interna de 1.2mOhm
  • Isolação de no mínimo 2.1 kVRMS entre os pinos 1-4 e 5-8
  • Tensão de alimentação e operação única de 5Vdc
  • Sensitividade de saída: 66 a 185mV/A
  • Tensão de saída proporcional para correntes AC ou DC
  • Tensão offset de saída extremamente estável
  • Histerese magnética próximo a zero

 

hmmm vi errado então. será que resiste a qualquer nível de tensão???

Sei não, tem que olhar o datasheet, mas acredito que tenha que suportar.

mas outra duvida... eu so preciso saber se tem corrente ou não, e o sinal dele é analogico. O arduino vai reconhecer esse sinal se eu colocar em uma entrada discreta?

e ai galera? alguem sabe dizer se eu colocar a saida desse sensor de corrente numa entrada discreta do arduino se ele vai ler???

Outro jeito é usar um desses carregadores USB, eles convertem de 110/220 AC para 5 V DC(e tem um preço muito baixo), ai é só ligar em um pino digital do arduino.

Só tinha que confirmar com os veteranos,

Isso é gambiarra ou é valido?

Pois eh... eu tbm pensei em fazer isso... mas creio que ta mais pra gambiarra... hhahua ateh pq tem q ser o menor possivel... o sensor de corrente eh pequeno... mas eh saida analogica... ai n sei se vai... ja esses carregadores sao corrente continua 5v... mas eh um pouco grande pra se colocar dentro de um interruptor junto com um rele ainda... vamos continuar pensando galera!!! Tem q ter uma solucao!!!! Huahua
Mas qro saida continua... sera q a saida analogica serve como continua? So preciso saber se tem corrente ou n

A saída é sempre continua, ou seja DC. Porém ela varia analogicamente entre 0 e 5 de acordo com o nível de corrente e com o ajuste do pino filter. se vc conhecer previamente a corrente consumida pela lampada você pode ajustar este pino para fornecer em torno de 5V quando passada esta corrente ou mesmo projeto um circuitinho analógica utilizando um amplificador e zener para converter a saída a um nível aceitável ttl (0 ou 5V). Porém na minha opinião usar este sensor de corrente é inviável no seu caso pois ele é caro e como você quer saber valores discretos. ou seja: se tem corrente ou não, vc estara desprezando esse recurso.


Portanto a minha sugestão é: utilize o sensor de efeito hall. http://labdegaragem.com/profiles/blogs/tutorial-como-utilizar-o-sen...
ele usa o efeito hall para medir intesidades de campo magnético e gera saída discreta (on~off).
Então teoricamente é so vc aproxima-lo do fio para saber se está circulando corrente ou não, pois a corrente gera um campo magnético que pode ser sentido pelo sensor.
caso não funcione é porque a corrente é baixa para gerar um campo forte o suficiente para ser medido. Então você pode pegar o fio em qualquer parte e encaixar uma pequena bobina e então aproximar o sensor. 
Se houver corrente ele provavelmente irá oscilar sua saída em torno de 60hz com onda quadrada.
desta forma você pode não só saber se há corrente mas também a frequencia da mesma.
Se não quiser saber a frequencia, vc pode ajustar isso na programação ou colocar a bobina em série com um retificador e um resistor, em paralelo com outro resistor no fio.


RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço