Tenho um amplificador de guitarra e ele pega muita interferência de uma rádio fm que fica perto da minha casa. Pelas pesquisas que eu fiz, o amplificador pode estar captando essa frequência da rádio (92.9) ou ela está vindo pela rede elétrica. Como faço pra saber de onde a interferência está vindo e como fazer um filtro pra isso?

Exibições: 4802

Responder esta

Respostas a este tópico

um Direct Box não resolve o problema?

Não tenho certeza e ainda tá fora do meu orçamento :/

Tente identificar por onde ela entra. Pelo fio, pela placa, pela fonte...

Um jeito classico de diminuir interferencia é adicionar capacitores de 100nF em paralelo com a fonte ou qualquer ponto que tenha tensão DC.

Mas se a intereferencia entra pelo fio não adianta nada. Teria que tentar trocar o fio, mas tb pode não adiantar nada...

Complicado.

Os melhores circuitos (mais imunes) trabalham com baixa impedancia, blindagens nas placas (caixinhas metálicas), fios com malha e/ou trançados, capacitores alem do mínimo, espalhados por todo circuito em pontos com DC.

Veja dessas caracteristicas quais seu circuito não tem e quais daria pra por, mas mesmo assim não é certo que resolvera.

Boa noite Hélio, 

Não concordo plenamente com a sua dedução - de que o amplificador de guitarra esta pegando muita interferência.

Não seria interferência essa gerada no captador da guitarra ? 

Faça um teste - use um outro tipo de fonte de audio - como a saída do seu smartphone ou outra coisa parecida. 

Veja que a impedância é diferente do captador . Seu amplificador tem mais de uma entrada ? 

Com essa outra fonte de audio, o amplificador de guitarra esta pegando a interferência ? 

Faça medições também nos seus cabos de audio- pode ser que a malha esteja com problema. Troque os cabos. 

Se confirmar que a interferência é gerada pelo captador - compre um de boa qualidade. 

Ou então revista o captador com uma folha de metal (alumínio) , mas sem provocar um curto circuito nos componentes. 

Conecte essa gaiola de faraday ( revestimento de folha metálica) à malha do cabo. 

Boa tarde José, sei que não é o captador da guitarra porque já fiz esses testes que você falou. Só de ligar a caixa sem estar com nenhum cabo conectado tem interferência. A torre fica a mais ou menos 1km de distância da minha casa. Quando eu ligo a distorção própria da caixa, a interferência fica mais alta. Consigo ouvir claramente as músicas dessa rádio.

Pensei em tentar revestir a caixa com folha metálica de alguma maneira, mas se a interferência vem da rede, não vai adiantar muito

Mais uma tentativa - inverta a polaridade da tomada e veja se a interferência para.

Qual é o fabricante e modelo da sua caixa amplificadora ? 

Tentei e continuou. Fui na casa de um amigo agora tocar e levei o meu cubo pra fazer um teste. Na casa dele não deu interferência.

O modelo é OCG 100 da Oneal

Hélio, acho que você tem duas alternativas :

- tocar na casa do seu amigo

- ou pedir para eles desligarem o transmissor da rádio 

KKKKKK

Essa rádio deve estar transmitindo com muita intensidade. É radio oficial ? 

Procure na Anatel se ela esta cadastrada.

Esta usando cabos de boa qualidade ? Qual o comprimento dos cabos ?

Experimente usar um cabo mais curto. 

Você já abriu alguma vez esse amplificador ? Entende de eletrônica ?

Achei isso :

http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/297241/relacionados.html

https://www.somaovivo.org/forum/threads/interferencia-de-radio-insu...

Pelo visto eu vou visitar ele todo dia huahauha

É rádio oficial sim, é da mesma empresa que administra o canal da Band aqui na minha cidade. Vou pesquisar na Anatel pra ver se não tem outras reclamações acerca disso. Eu entendo de eletrônica sim, vi que tanto o transformador e o circuito estão dentro de um compartimento de metal mas que não é totalmente fechado. É meio complicado de abrir, mas posso tentar. O ruim é que esse cubo é tem 9 anos já e não tem o terra, só 2 pinos

Da uma conferida no aterramento de sua casa. Talvez ele nao esteja funcionando como deveria. Ou entao faca uma malha de aterramento individual so para o seu sistema de som. Ja que falou que todos os seus cabos sao blindados. Outra coisa. cabos de energia devem ficar afastados de cabos de dados senao pode dar problema de interferencia.

Se aterrar esse compartimento, não poderia melhorar esse problema?

Também o uso de ferrite nos cabos, pode ajudar.

Olá Helio,

Por sorte não tenho este problema porque toco violão sem amplificador hehehe.

Os amplificadores de guitarra tem é claro um pré amplificador, este tem uma sensibilidade de entrada em torno de 90mV, para poder receber o sinal do captador, tratar o mesmo e depois amplificar, geralmente existe um potenciômetro de ajuste para o ganho deste sinal (Poderia tentar ajustar esse ganho e ver o resultado) como é logico este pré é o problema, ao conectar um cabo na entrada, se não a nada ligado nele ele passa a funcionar como uma antena, (TVI interferência por radio) e como a radio transmite dentro do espectro de áudio, é logico que ira captar esse sinal, mas se você tiver tudo aterrado devidamente, equipamento na rede com tomada de fase neutro e terra, e como a entrada de áudio não é balanceada, facilita ainda mais a captação de sinais espúrios, mas se você tiver a entrada de rede com terra, e o seu cabo da guitarra estiver devidamente aterrado sem fazer loop quando conectada a guitarra não deveria haver sinal da radio presente, tente usar um cabo santo angelo duplamente blindado, embora tudo isso seja muito empírico, por isso creio que você deve fazer testes de aterramento e notar quando desaparece o sinal da radio, em casos extremos fazer uma gaiola aterrada sobre o pré amplificador já que o sinal vem pelo ar e não diretamente.

Ou siga o conselho do J. Gustavo rsrsrsrsrs.

Boa sorte!

Abs.

CK

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço