Estou querendo controlar um dimmer (a montagem já está feita e funcionando) de forma que eu consiga configurar o Arduino (sim, é ele que dispara o TRIAC) para que do mínimo ao máximo eu tenha 10, 100 ou "N"s passos. Para que esses passos sejam "homogêneos" é necessário que a quantidade de energia enviada a lâmpada seja linear a cada passo de forma que tudo funcione direito.

Pois bem, como se calcula o tempo entre cada passo (e de acordo com o ângulo da senoide) para que cada "passo" desses seja linear entre o anterior e o posterior, até o fim da escala?

Ps: Aos "matemáticos": Vão com calma...

Exibições: 2083

Responder esta

Respostas a este tópico

Valor RMS igual em cada período. 

http://www.youtube.com/watch?v=ukMgjxVqVPA

Bom era usar a formula do vídeo postado pelo PJ-MecNet,Cto&Cia e fazer um algoritmo que calcula-se isso. Ai entraria com o N e o programa geraria um vetor com os o tempo de disparo em us ou em % se comparado com o semi período.

Se não surgir mais nenhuma ideia, mais tarde faço  um programinha em java pra dar uma força...

Eh um belo desafio conseguir exato... Mas uma aproximacao pode ser feita como o PJ falou.

Como para o som, nossa sensacao de intensidade de luz eh proxima de um log.

Mas focando em potencia e nao em sensacao de luminosidade ja eliminamos isso.

Se vc dividir em partes RMS iguais terá um controlador de tensao linear.

No entando a potencia eh U2/R, ou seja a tensao entra com curva e nao reta.

Pra piorar a lampada eh um dispositivo nao linear, ou seja: A resistencia varia conforme a temperatura.

E pra acabar de ferrar a luminosidade so começa a aparecer depois de certa potencia, antes so esquenta.

Eu proporia desistir dos calculos... Na boa...

Com um medidor de luminosidade bom, que pode ser um LDR mas seria melhor um medidor de luminosidade desses com a curva no datasheet ou curva corrigida (reta), pra ficar melhor, vc faria um circuito fechado:

Liga no maximo e mede a luminosidade (tensao no pino AD onde ta ligado o sensor de luz), depois faz baixar até ter 0,99 dessa tensao, anota a largura necessaria, idem pra 0,98, 0,97..... ateh 0.

Resumindo: Tabela. So que para nao precisa anotar o ideal seria o proprio arduino levantar e ele te informar isso.

Essa eh minha sugestao, ja que pra mim acho que seria mais facil montar que calcular considerando todas as variaveis.

Teoricamente essa vai ser a curva de ajuste para qualquer lampada incandecente, entao vc nao precisa montar o ldr pra por na  rua o produto. 

Olá Eduardo.

Agora são 19:40 (aproximadamente), algumas horas atrás pensei nisso aí que vc. colocou. Preciso ver se meu irmão (que trabalhava com fotografia e filmagens) tem fotômetro. Acho que seria a forma certa de tentar. 

O teste inicial que fizemos foi com lâmpada (parabens ao Sr. Edson) e realmente descobrimos que a senoide fica cortada (mas com um "rabinho" para que no degrau seguinte a lâmpada comece a "avermelhar"), acho que um dimmer 100% deve prever que no degrau número "zero" ele deva ter um salto maior, pois se for homogênio até a lâmpada começar a iluminar se terão passado diversos degraus.

Obrigado pela idéia. Vou estuda-la. Até a próxima.

GALERA FIZ COM ARDUINO UNO

TENHO UMAS FOTOS E VOU COLOCAR, CHEGUEI A 10VOLTS AC E A LUZ PISCANDO.

DEU PRA VER NO OCILOSCOPIO.

É MAIS OU MENOS ISSO ?

Burst.

Em um teste mais "aberto" isso (a luz piscar...) tambem ocorreu com meu circuito. Achei estranho, pois em 60Hz não deveria ocorrer a percepção de oscilação na luminosidade. Como sempre se tem um capacitor "pendurado" em circuitos de dimmers envolvendo TRIACs, imaginei que seja um "batimento" entre os 60Hz e a carga e descarga do capacitor. "Subindo" (atrasando-se) um pouco o sinal que vai para o gate isso parou de acontecer. Verificando-se com o osciloscópio fica um "rabinho" de senoide entre os pinos da carga, para que o "zero" do acendimento comece justamente quando a lâmpada começa a avermelhar, ou seja: A lâmpada só emite alguma coisa quando já tem um mínimo de tensão passando por ela.

Qual a sua opinião?

Ola Euclides

 

A energia enviada a lampada sera diretamente proporcional ao trecho da area do semiciclo da senoide enviada a lampada.

para manter os passos com energia constante deverao ter periodos com tempos variaveis.

no link abaixo tem algo sobre o assunto.

 

http://blog.eletronlivre.com.br/2011/02/dimmer-digital-futuristico-...

abs

Olá Joe.

Lá faz um "meia boca" relacionado a distância e o que é mostrado nos displays. Mas a energia enviada a lâmpada não é proporcional a distância.

Gostaria que o espaço da senóide fosse dividido de forma mais homogênea em cada passo, de forma que a senoide inteira fosse 100% e a cada passo de tempo correspondesse a uma fração (não de tempo) mas de energia enviada a lâmpada.

Entendeu?

Pelo que entendi o PJ indicou um material que se aproxima ao que eu quero (imaginava que a solução fosse no "caminho da mãe-temática"...por isso pedi "calma" a eles...rsrsrsrssss...). Meu micro está travando quando carrego coisas do Youtube. Mas eu vou baixar e assistir em outro.

Obrigado a todos que participaram.

Até a próxima.

Gostaria que o espaço da senóide fosse dividido de forma mais homogênea em cada passo, de forma que a senoide inteira fosse 100% e a cada passo de tempo correspondesse a uma fração (não de tempo) mas de energia enviada a lâmpada

Para garantir que a energia entregue a lampada seja controlada (lampada não pode ser considerada  uma carga linear), só realimentando o sistema por meio da potencia ativa. Ai controla pelo angulo de disparo e realimenta por potencia. Através do  angulo de disparo da estimar a tensão,  já a corrente teria que ser medida. Pela média do produto tensão instantânea x corrente instantânea, teria a potencia ativa entregue a carga.

Olá Euclides

Entendi perfeitame a sua intenção, o que eu quiz dizer é exatamente isto para vc ter "pedaços" de energia constante o tempo do periodo ativo tera que variar pois na senóide a tensão esta variando em relação ao tempo. A resistencia da lâmpada é  considerada constante então só sobra o periodo  para mecher.

Gostaria de acrescentar mais uma observação q talvez lhe seja util, O triac pode ser disparado a qualquer instante dentro do ciclo, porém só saira do estado de condução quando passar pelo 0, ou a tensão  entre os anodos for levada a 0 por um curto circuito. Assim sendo a divisão  em n pedaços de energia constante fica dificil de ser feita e para calcular com precisão, ao meu ver, só através de calculo integral como já citou o colega sander.

Ah sim , no link que postei é usado o arduino tb, já no contexto da operação é totalmente diferente.

abços

Bom dia euclides

 

Estou fazendo algo parecido com o seu, porem a um tempo atrás apos fazer um dimmer com arduino e pic, como eu estava em um quarto fechado com o protoboard, multimetro nao coloquei a lampada, simplesmente coloquei um multimetro para medir a tensao de saida, fiz um software em delphi que mandava para o arduino a porcentagem que eu queria na carga e tudo funcionou perfeitamente, porem tive uma ideia.

eu queria digitar a tensão de saida RMS que eu queria, e o arduino encontrar o angulo de disparo que no final desse uma RMS da tensão desejada, ai vieram os estudos

 

1º - A formula da tensão RMS só funciona para uma senoide inteira, levando em conta a tensão de pico, frequencia, etc, como iriamos dimerizar e cortar a senoide em um determinado ponto, essa formula não satisfaz.

 

2º - 1 periodo é constituido de 2 semi-ciclos, ciclo positivo e ciclo negativo, como periodo é tempo/frequencia logo teriamos um periodo completo em 16.66ms, como temos que controlar cada semi-ciclo temos que levar em conta metade desse tempo, que nada mais é do que o tempo entre cada intervalo zero-cross(8.33ms)

 

veja a senoide

 

Se você observar vera que o primeiro semi-ciclo ira acontecer entre 0 e 180graus, 90graus sera o pico, note que trata-se de uma parabola (função exponencial do 2graus) aonde você tem um Yv, Xv, x', x'', voce consegue facilmente em função do tempo achar a tensão instantanea em um angulo determinado.

3º- por se tratar de uma parabola a tensão sobe de forma exponencial,

exemplo: na tensao de pico em uma tensao RSM de 220V teriamos no 90ºpico(311Vp), sen90º * Vp = 311V , sen60º * Vp = 269.3V , sen45º * Vp = 219.9V ,sen30º * Vp = 155.5V 

Se notarmos nos calculos acima fica claro a não linearidade, mais se fizermos uma analogia mais profunda, o que acha?

vamos lá.

o tempo é linear certo? então se pegarmos a metade do tempo de 4.16ms(90º) estaremos concerteza a 2.08ms(45º), então teriamos que fazer a formula inversa para achar o angulo de disparo paara uma tensao instantanea requerida.

exemplo, digamos que tivessemos que disparar o triac somente quando a tensão(instantanea)(nao RMS) estiver a 180V, como fazer isso?  

angulo = (Vinstantanea / Vp) * 2Função seno 

essa continha nos daria o angulo exato aonde a tensão requerida estaria na parabola.

como já citado antes a função da tensão RMS so funciona para senoide inteira, a parti do momento que cortamos ela a função deixa de funcionar, já descobri que o caminho é por integral,pois para fazermos o dimmer agir de forma linear temos que calcular o angulo da tensao de disparo para que no final o RMS seja o desejado, lembrando que eu estou fazendo é um regulador de tensão AC, voce digita a tensão no PC e ele joga esta tensao RMS na saida,  assim que eu tiver os resultados vou estar postando aqui, espero ter ajudado

Abraço a todos.

K@r@k@!!! é por aí mesmo...

Ontem achei um material que falava sobre isso, se não estou enganado chamava-se Fasores (deve ser por estar relacionado as fases), mas acabei não guardando, e lá as explicações eram somente matemáticas. Aqui vc. está demonstrando geometricamente (sou daqueles que precisa desenhar). Obrigado pela atenção. Até a próxima.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço