Olá pessoal, tudo bem?

Preciso de um sensor de odômetro automotivo que envie as informações via bluetooth. Não encontrei nada pronto em minhas pesquisas, sei que os sensores automotivos são para odômetro analógico, que vai no eixo do carro, e para odômetro digital, que vai no câmbio. Gostaria de obter a quilometragem que o veículo percorreu apenas me aproximando dele.

Pensei em três possíveis soluções:

1. Criar um sensor de odómetro com tecnologia bluetooth para ser usado ao lado do já existente.

2. Criar um dispositivo que intercepta o sensor já existente e envie as informações via bluetooth.

3. Acoplar uma mini câmera no painel para ler o odômetro e enviar a informação via bluetooth. Nesse caso acredito que seja mais complicado.

A idéia principal é não precisar digitar o km toda vez que se aproximar do veículo. Não entendo nada de eletrônica e gostaria de saber se alguém pode me ajudar ou pelo menos me dar o caminho das pedras.

Obrigado!

Exibições: 2250

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa noite MAF,

você não disse qual tipo de veiculo pretende ler o odômetro.

Se for dos veículos antigos, com odômetro mecânico, é um processo.

Se for mais moderno e com odômetro eletrônico, será outro, e 

ainda se for um veiculo moderno, pode tentar ler o odômetro pelo Bus CAN.

Rui

Oi Rui, bom dia,

A intenção é ser para as duas situações, mas para começar pode ser o odômetro eletrônico, já que será mais fácil testar no meu carro, que é um corsa classic life 2007.

Valeu!

Já existe o que pretende criar. Procure no Mercado Livre. 

Interface ODB II para carros :

Odb Automotivo Obd2 Bluethooth Leitor Para Diagnostico 

Dificil...

Os carros desse século tem um conector do tipo ODB2 por onde se faz o diagnóstico de falhas. Existem outros padrões mas esse é o mais comum. Mas por padrão ele não contém a informação do odômetro. Carros importados ou com o tal "computador de bordo" tem essa informação mas alem de ser minoria ficam em registradores especiais, que não são lidos no protocolo aberto (parte padrão dos registradores). Tudo que não está na parte comum está na parte "do fabricante", ou seja: Tem que adaptar para cada modelo de carro.

Vi um projeto ir por agua a baixo justo por isso. A ideia era por um aparelho preso no carro avisando o motorista da necessidade de manutenção. Não rolou pq a informação principal que era o odometro não era acessivel por ODB2.

Se estivesse disponível a informação acredito que seu projeto estaria pronto (parte de hardware) instalando isso no carro:

https://www.google.com.br/search?q=odb2+bluetooth+adaptor&sourc...

Vide tb:

https://learn.sparkfun.com/tutorials/getting-started-with-obd-ii

Restam as alternativas mais invasivas como fazer um segundo odômetro em paralelo ao original ou coisa assim.

 

Aguardem o Android Auto. (sonho com isso).

Creio que tudo isso será acessível. Mas só para carros novos. 

https://www.android.com/intl/pt-BR_br/auto/

Oi José, bom dia.

Legal, não sabia que o google estava com um projeto desse em andamento, vou ficar antenado.

Valeu pela dica ;-)

Oi Eduardo, bom dia.

Nas minhas pesquisas eu li sobre a dificuldade de obter informação do odômetro, principalmente via ODB2, por isso imaginei essa opção que você mesmo comentou, de fazer um odômetro paralelo, mas não conheço as dificuldades técnicas para produzir um desse com tecnologia bluetooth.

Será que é possível fazer um protótipo usando arduino?

Obrigado,

Outra forma de medir distância percorrida é usando um GPS.

Já pensou nessa hipótese ?

Pensei em usar GPS, mas pelo fato do mesmo não estar disponível 100% do tempo para medir a distancia percorrida eu descartei essa opção.

Oi pessoal, bom dia.

Quero agradecer à todos pelo apoio e me desculpar pela demora em responder à vocês, mas é porque infelizmente perdi minha irmã na semana passada e fiquei fora esses dias. Agora estou de volta e, para nós aqui, a vida continua e precisamos seguir em frente.

Meus pêsames.

Obrigado

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço