Olá Garagistas!

Visito bastante o lab de garagem, mas essa é meu primeiro post!

Montei meu primeiro projeto no arduino, fiz o protótipo e agora quero montar o projeto final, no protótipo eu usei carregadores de celular para alimentar o sistema agora eu queria algo mais interessante, queria fazer minha propria fonte para alimentar o arduino, os sensores e os relés. Mas não sei como fazer, então minha pergunta é:

Como faço para montar uma fonte chaveada ou com transformador, para alimentar o arduíno Mega 2560 (Input Voltage (recommended) 7-12V), 10 sensores de temperatura DHT22, e 8 relés (SRD-05VDC-SL-C), módulo Bluetoof, RTC, 1 display 16x2 e 1 módulo sd card?

Ainda neste projeto eu preciso ligar algumas válvulas solenoides para o controle de irrigação, as válvulas são estas:

http://www.rainbird.com/homeowner/products/valves/DV-DVF.htm

A especificação dela é:
--- 24 VAC 50/60 Hz (cycles per second) solenoid power requirement:
--- 0.30 A (7.2 VA) inrush current; 0.23 A (5.5 VA) holding current
--- Solenoid coil resistance: 38 Ohms

A necessidade é ligar duas ou tres válvulas de uma vez só. o que vcs me sugerem?

Eu tenho muita dúvida com relação a amperagem, um amigo falou que se eu por uma fonte de 1a para a solenoide pode queima-lá, procede? Alguém poderia me explicar isso melhor?

Inclusive no arduino tb tenho dúvida da amperagem necessária para alimentar junto com os outros itens (inclusive os relés).

Obrigado,

Fabio Paes

Exibições: 642

Responder esta

Respostas a este tópico

Essas valvulas trabalham com AC.

Isso significa que vc precisa usar só um transformador e não uma fonte completa.

O AC é meio que padrão para essas valvulas, não sei o motivo, mas acredito que em parte por ficarem no chão, enterradas, o AC gera menor corrosão dos fios. Mas enfim, é só observar que é AC e mandar AC, não precisa entender.

Outra coisa, aqui na minha irrigação uso 4 valvulas (de outro tipo) e sempre aciono 1 de cada vez. Não fica bom acionar todas de uma vez. Isso acontece em função da pressão. Se vc liga só uma apenas uma região recebe toda a pressão, gerando jatos mais fortes. Aqui, pelo menos, ligo 3 minutos cada uma por dia. Não precisa mais nada. Isso te ajuda a justificar um transformador menor. Por outro lado, 1A ja é um transformador pequeno. Ficaria com o de 1A se for só para as válvulas.

Outra ideia de circuito seria um transformador 12+12, vc poderia montar um retificador com 2 diodos que te gerariam os 12V (retificando da mais...) e usar os 2 extremos do transformador para conseguir os 24AC.

Cuidado com esses 12V simplesmente retificados (depois dos diodos). Eles não estão prontos para serem ligados ao arduino, vai aih o circuito da fonte (capacitor, regulador, etc). 

https://www.google.com.br/search?q=fonte+2+diodos&espv=2&bi...

Para essa montagem vc precisa de um transformador maior. Chutaria 2A.

Ainda, como as valvulas estariam com o Vac como comum só com relé pra acionar (claro sempre tem um jeito de fazer de outra forma, mas acredito que com rele seja mais fácil).

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço