Olá a todos.

Estou desenvolvendo um projeto que possui conexão RCA e também possui um falante. O Inconveniente, é que como o sinal de áudio é compartilhado pelos 2 (falante e RCA), ao conectar o RCA, os 2 ficam ativos. Pensei em uma solução simples e eficaz: Adicionar um botão que irá ativar um switch (74hc4066) ou multiplexador (74hc4053), fazendo com que apenas um deles (falante ou tv) recebam o sinal de áudio.  Entretanto, a ideia de ter que acionar um botão, não é muito agradável.

Por conta disso, alguém saberia uma forma de identificar um RCA conectado? Achei bastante interessante a ideia, pois sei que é possível identificar quando algo está conectado, tendo como referência muitos computadores (eu sei.. peguei pesado...), que ao conectar um p2, automaticamente os falantes são desabilitados, dando prioridade para o fone de ouvido ou qualquer outro periférico que tenha sido conectado. Além disso, essa ideia pode ser ampliada para uma série de aplicações com outros tipos de conectores que, eventualmente, não possam transmitir um sinal para este fim.

obs- Evidentemente, se não tiver jeito, ou usarei um botão ou programação (menu). Mas acho válido perguntar antes.

Exibições: 287

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia Mr TM,

Eu liguei o meu amplificador na saída de fone de ouvido da TV, assim ela desliga o auto-falante.

Você pode criar um circuito que detecta um sinal de audio no RCA que ligará o seu módulo de som. Este mesmo circuíto poderá desligar o som automaticamente caso deixe de detectar audio no RCA por 10 ou 20 segundos.

Boa sorte,  'Eiju

Celso, sobre esse circuito, consegue dizer algo sobre? O mais longe que consegui imaginar, foi tentar adicionar um circuito para medir corrente.

Bom dia TM.

O conector fêmea P2 tem internamente um contado que abre quando o  plug é inserido.

Minh sugestão  é que vc monte algum interruptor que detecte o plug inserido.

( existem uns bem pequenos que tiro de antigos driver de CD/DVD).

exemplo:  https://www.aliexpress.com/i/32704233118.html

RV

Entendi RV, eu não tinha conhecimento sobre. Acabei de ver um material bem interessante ( https://www.digikey.dk/da/articles/a-deep-dive-into-audio-jack-swit... ) sobre esse assunto.

Em uma das passagens do link, tem esta imagem (que eu já me bati "n" vezes).

1 = GND

2 = Sinal de Audio

3 = Sinal de Audio

10 = Retorno de "conectado ao pino 2".

Entretanto, achar um RCA fêmea com essa estrutura, até o momento, ta um pouco difícil.

Quanto a sua sugestão, também é interessante. Vou arranjar um gravador de dvd queimado para extrair o componente e estudar a possibilidade.

Olá.

  Essa chave interna do P2 serve exatamente pra isso.

  Quando é um P2 de saída o som da caixa é desligado. Quando é de entrada, se não houver conexão ele é silenciado.

  Para o RCA desconheço que exista.

  Uma alternativa seria usar P2, usar um cabo RCA P2, vc desconecta no lado P2. Os RCA são meio "Anos 70..".

  Outra alternativa seria vc inventar.. Por ex se vc considerar que há sempre alguma impedancia (carga/resistencia) entre os fios de sinal de audio, se vc colocar por ex um resisto de 1M do seu sinal ao VCC teoricamente ele não vai afetar de forma significativa a qualidade do audio.

  Por outro lado, com a conexão desligada deve provocar uma certa tensão DC, que vc pode medir com uma entrada do AD do ESP.

  Ou, meça, simplesmente, o sinal com o ESP32. Se tiver algum audio é pq está conectado. Para evitar que algo desligue em cenas com longo silencio vc pode usar algo mais como medir a tensão DC. Pode ser que ela varie. Se variar pouco vc pode considerar um resitor ao VCC para forçar uma maior variação.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço