Pessoal!

Tenho um Mega e um Uno zerados que acabei de comprar em uma promoção. Mas estou com receio de danificá-los por imperícia.

Estive pensando em adotar como procedimento, a inclusão de um pequeno circuito de proteção em meus projetos, mas como fazê-lo? Pensei em associar transistores, optoacoplador e capacitores, mas ainda não sei como.

Tenho uma fonte é de 12V/10A (estava sobrando por aqui), pretendo ligar motores, lâmpadas e LEDs.

Alguém tem dicas de um circuito de proteção que eu possa usar sempre. Estou pensando de deixá-lo montado em uma plaquinha e conectá-lo sempre que for ligar o Arduino na fonte.

Será que eu estou exagerando?

Valeu!

Abraços

Antonio Henrique

Exibições: 1315

Responder esta

Respostas a este tópico

A princípio, vc. deve separar as tensões e isolar as que vão alimentar os Arduinos do resto do circuito (maiores tensões). Para isso acho interessante vc. poder fazer isso usando (montando) uma fonte regulada a partir dos 12V para 7,5 volts (para alimentar os Arduinos) pois os Arduinos precisam de + de 5V para funcionarem (pois a placa tem um regulador interno que pede mais de 6 volts no mínimo para funcionar). E nas saídas digitais é bom vc. colocar optoacopladores para o restante do circuito. Procure por 4N25 e ache alguns circuitos de exemplos  na internet. Não encontrei material útil sobre proteção das entradas Digitais/Analógicas que valham a pena de serem construidas (o custo de se montar a proteção as vezes é mais caro que um Arduino novo). Se ocorrer o dano ao processador, sua substituição fica por menos de R$ 30,00 (Mercado Livre), coisa que não dá pra gastar menos protegendo-o. Procure usar o Uno para fazer os primeiros testes por ele ser mais barato.  Quando o resultado ficar bom, e se for o caso, aí vc. "transplanta" para o Mega.  Boa sorte.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço