Bom dia pessoal !

 Estou precisando de uma ajuda / idéias com pequeno projeto.

 Oque eu preciso é fazer uma leitura da variação de resistência , tem que ser resistência mesmo  porque o transmissor que o circuito em questão será interligado é daqueles de PT100 , que lê  resistência e transmite 4-20 ma.

 O circuito para teste que montei tem um sensor de efeito hall que tem sua saída variando entorno de  0,5 -  4,5 V, essa variação controla a intensidade de um led através de um transistor bc558 e a  variação do led faz variar o LDR , que seria a resistência lida.

 Mas tenho 2 problemas,  1°- O LDR não se mantém com uma resistência fixa, 2°-  a faixa que o led  começa a variar é somente na variação de 3,2 à 4,5 V.

 

Exibições: 1437

Responder esta

Respostas a este tópico

O nosso entendimento esta avançando, mas com muitas dúvidas ainda. 

Deslocamento de pistão - pistão de carro, de uma máquina de  indústria ???

Você quer medir o tempo gasto no deslocamento de X para Y ou a posição que o pistão esta em um determinado momento?

Diga o quer com detalhes, que assim a gente poderá ajuda-lo.

Pelo que entendi , esse PR5333D  é um transmissor de dois fios que converte  resistência em um sinal analógico (4-20mA) , indicado para medir temperatura com um sensor PT100.

Linear resistance min....max.......................... 0 Ω...10000 Ω

Acho que estou entendendo um pouquinho ...

Meus palpites:

 1- O LED não acende linearmente como uma lampada, portanto, voce terá que usar um circuito que transforme 4-20 mA linear em um sinal PWM (pode ser feito com um 555) onde fornecerá na saída 20 mA no nivel 1 e 0 mA no nivel 0 (caso o seu LED seja de 20 mA).

 2- A queda de intensidade do LDR pode ser causada por influencia externa. Certifique-se que o LDR esteja recebendo apenas a luz do LED.

Boa sorte,

  'Eiju

Não sei se existe um transmissor de dois fios (4-20mA) para um sensor Hall. Tem que pesquisar. 

Nunca trabalhei em um ambiente industrial com PLCs. 

Mas acho que seria possível simular um conversor desses com um Arduino ( tarefa complexa) . 

Usando um conversor ADC para ler o sinal do sensor Hall e converter esse sinal no padrão 4-20mA com um outro conversor DAC. 

Seu PLC suporta outro tipo de interface, além do 4-20mA ? Qual PLC esta usando ?

 Qual a distância entre o sensor e o PLC ?

Bom dia !

A ideia é medir a posição que o pistão esta em um determinado tempo mesmo, pois este define a abertura de uma gaveta em uma máquina usada em ambiente industrial.

A ideia principal mesmo era fazer o circuito gerar variação de resistência para poder ser lido pela PR5333D ou até mesmo pela PR 5350B, que transmite a resistencia lida escalonada em profibus PA.

A parte da transmissão está garantida com qualquer um desse dois conversores, e terei que usar mesmo um dos dois, pois isso garante a transmissão no ambiente industrial até grandes distâncias, atende a maioria das aplicações nas indústrias.

O desafio esta em fazer o controle resistência.

Aqui deram a ideia de usar , Mosfet voltage controlled resistor. Oque teoricamente pode ser feito com alguns Mosfet´s. mas existe pouca literatura sobre isso para Mosfet chanel P, oque seria mais adequado para isso.

Na literatura este mosfet pode oferecer uma boa linearidade de resistência, só não não consegui achar esquemas com este tipo de aplicação.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço