Bom dia pessoal !

 Estou precisando de uma ajuda / idéias com pequeno projeto.

 Oque eu preciso é fazer uma leitura da variação de resistência , tem que ser resistência mesmo  porque o transmissor que o circuito em questão será interligado é daqueles de PT100 , que lê  resistência e transmite 4-20 ma.

 O circuito para teste que montei tem um sensor de efeito hall que tem sua saída variando entorno de  0,5 -  4,5 V, essa variação controla a intensidade de um led através de um transistor bc558 e a  variação do led faz variar o LDR , que seria a resistência lida.

 Mas tenho 2 problemas,  1°- O LDR não se mantém com uma resistência fixa, 2°-  a faixa que o led  começa a variar é somente na variação de 3,2 à 4,5 V.

 

Exibições: 1435

Responder esta

Respostas a este tópico

Por favor , faça um diagrama dos seus dispositivos e conexões. Facilitará a compreensão

Circuito de teste com sensor de efeito hall ? Sensor Hall mede intensidade de magnetismo. Qual é o seu sensor Hall ?
envie o link com as especificações. Normalmente encontra-se switch Hall - aberto ou fechado.

LDR - resistor sensível á luz - pretende medir intensidade de Luz ? Qual modelo esta usando ( envie o link com as especificações)

Medir intensidade de luz de um LED com LDR ? Meio complicado, hein.

Bom dia josé Gustavo,
É isso mesmo, mas o sensor é do tipo linear ratimetric , não é switch hall, modelo é o SS1302.
o LDR é aquele genérico mesmo. No teste o LDR mede legal a intensidade do led sim, o problema é que depois ele não mantém sua resistência estabilizada e vai caindo os valores, mesmo o led mantendo sua intensidade.

Eu ainda não entendi porque transformar a medida de campo magnético em uma tensão que faz acender um led, para depois através de um LDR medir a intensidade de luz desse led. 

Esta muito confuso isso - essas duas conversões irão introduzir muito erro de leitura.

Vai usar um Arduino para fazer a leitura ? Se o conversor de 10 bits não der precisão, use um um ADC de 12 ou 16 bits. 

Pelo que eu entendi, seu sensor mede campo magnético nos dois sentidos (variação dos polos magnéticos):

um sentido vai de 2,5 a 4V  ( 0 a 100 mT) 

noutro sentido vai de 2,5 a 1V ( 0 a -100 mT) 

É isso mesmo ?

http://www.sumzi.com/upload/files/2013/01/20130119170433220.pdf

Qual é o objeto magnético (ou que produz o campo)  que esta usando ? Tamanho, distância do sensor, frequencia de variação do campo, etc ?

o intuito é medir o deslocamento de uma peça, nessa peça são fixados 2 imãs bipolares com 10 mm um do outro para almentar a intensidade do campo, mas para facilitar o teste ainda não estou fazendo a variação pelo sensor e sim variando com uma fonte na mesma faixa que o sensor iria variar.

Não vou usar arduino, como eu disse vou usar uma eletrônica que faz leitura de PT100 e transmite em sinal industrial 4-20 ma. é uma PR 53333D.

( Eu ainda não entendi porque transformar a medida de campo magnético em uma tensão que faz acender um led, para depois através de um LDR medir a intensidade de luz desse led.)

A saída do sensor hall é em tensão analógica proporcional ao campo magnético, a única forma que pensei em obter variação de resistência foi essa !! conhece outra forma ?? sabe como posso fazer isso ?

Se entendi bem seu objetivo final é "transformar" uma variação de tensão proveniente do sensor de efeito hall em uma variação de resistência, é isso?
Se sim, existe aplicações utilizando mosfet como resistor controlado por tensão. Pesquise por "voltage controlled resistor".

João Arthur , a ideia final é essa mesmo !!
não necessariamente precisa ser como eu falei, por isso pedi idéias.
Eu li algumas coisas sobre a utilização de mosfet já, mas vou dar mais uma olhada.
obrigado !

Creio que poderia usar mosfet, mas também acredito que ira precisar de uma interface com um amplificador operacional para controlar o TR neste caso. O que é  PR 53333D, tem informação disponível, você vai usar a informação para alimentar dados em um PLC?

 PR 5333D - http://www.prelectronics.com/?altTemplate=showproduct&id=2203

É uma eletrônica usada para fazer leitura de PT100 e passar os dados para o PLC em comunicação analógica 4-20ma , bastante usada em indústrias.

To querendo partir pro mosfet mesmo, vou vendo oque encontro aqui.

Agora deu pra entender melhor. Sua finalidade é didática ou pretende usar em uma aplicação real?

A pergunta é porque se vai usar em uma aplicação que não seja didática, com finalidade de aprendizado e estudo, é melhor comprar soluções prontas.

Links: AQUI e AQUI

Abs.

CK

A ideia era se conseguisse a solução, aplicá-la !!
Até porque oque eu quero medir com o sensor Hall é o deslocamento de pistão.
Sensores de corrente por efeito hall são relativamente baratos, mas sensores de deslocamento são absurdamente caros !

Bem, neste caso eu sugiro a você, editar e reformular o seu tópico.

Descreva detalhadamente onde quer chegar, qual é a finalidade objetiva do seu projeto, de detalhes e links para facilitar as coisas para o outros garagistas, creio que desta forma vai angariar mais pessoas dispostas a ajudar, se não as pessoas tem que te perguntar coisas que você já deveria colocar de antemão e isso torna tedioso o tópico, descreva também o seu grau de conhecimento, esta cursando algo, é formado, não se aplica nenhum dos dois anteriores?  muitas vezes nós sabemos exatamente o que queremos, onde estamos, e onde queremos chegar, mas isso não quer dizer que os demais saibam, por isso é necessário explicar bem.

Boa sorte.

Abs.

CK

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço