RESOLVIDO: Como fazer 2 sensores diferentes trabalharem no mesmo Arduino?

Boa tarde,

Estou trabalhado com sensores de temperatura e de fluxo de vazão de água, e gostaria que os dois sensores trabalhassem juntos em um Arduino.

Eles estão ligados a portas digitais, o sensor de fluxo na porta 2 e o sensor de temperatura na porta 10, estão usando as duas entradas terra que o Arduino suporta, e o 5v está sendo dividido para os dois sensores.

Fiz o sensor de fluxo funcionar e abri na COM7, depois fiz o mesmo com o sensor de temperatura e abri na COM 7 também, pois eles não abrem em outras portas serial.

Mas gostaria que os dois funcionassem simultaneamente e em portas serial diferente, alguém sabe me dizer o que precisa ser feito?

Já tentei fazer com que o Arduino lesse primeiro um e depois o outro mas não funcionou, preciso da ajuda de vocês.

Desde já agradeço.

Exibições: 6484

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa tarde Cleber,

Acho que entendi o que você quis falar, mas é que preciso que ele leia os valores na serial do Arduino, pois posteriormente os dados serão lidos sem um PC, e gravados em um micro SD.

Amigo, creio que vc esteja misturando alguns conceitos então vou tentar explicar:

A) essa sua porta serial COM7 é pro arduino se comunicar com o computador (e não pros sensores se comunicarem com o arduino ou com o pc)

B) Os teus sensores estão espetados a portas (ou pinos) do arduino. Como vc mesmo disse, eles estão nos pinos 2 e 10, assim como estão sendo alimentados pelo 5V/GND do arduno

C) Vc terá que juntar os dois sketchs num só. Teu único sketch terá que lidar com os 2 sensores. Encontre uma forma para que, dentro do void loop, seja lido um sensor e depois o outro. Talvez vc não queira que teus sensores sejam lidos constantemente e rapidamente, então vale a pena gastar um pouco da sua imaginação para aplicar alguma maneira de ler menos vezes, talvez uma vez a cada 10 segundos, ou 1x por minuto, ou 1x por hora, sei lá, vc quem manda.

D) Agora é que entra a porta serial COM7. É uma opção sua fazer exibir as informações coletadas no serial monitor. Se vc optar por ter essas informações, vc usará a janela conectada à COM7. Aí vc programa teu sketch da forma como quiser: se quiser fazer aparecer algumas palavras junto com os números, vc pode. Se quiser colocar uma informação sobre quantas vezes o loop rodou, dá. Se quiser que apareça somente os dados de um sensor, dá. Se quiser que apareça os dois dados, dá. Se quiser exibir o valor bruto e também o valor ajustado com fórmula matemática, dá. Enfim, vc quem manda exibir as informações que quiser.

Eu também não entendi seu código que postou no pastebin: ali me pareceu que são 2 sketches, cada um deles controlando um sensor. Por acaso vc está enviando um sketch pro arduino, e depois enviando o outro e está esperando que os 2 sketches permaneçam simultaneamente na memória do arduino? Se for essa sua intenção, não é assim que funciona não. Se vc mandar um sketch, o anterior é apagado, então por isso que vc terá que montar um sketch único capaz de ler ambos os sensores e apresentar o resultado na única porta serial COM7 do seu arduino para que vc possa ver no serial monitor

Imhugo, me esclareceu bastante coisa, imaginei que o Arduino pudesse ler os dois sketches simultaneamente, então o melhor a fazer é juntar os 2 sketches em um só? Tem alguma ideia que possa me dizer de como fazer isso?

Quanto ao intervalo de tempo aumentar não tem problema algum. Valeu!!

te recomendo ir aprendendo por etapas. Comece pelo básico, que é acender 1 único led através do arduino.

Depois faça aparecer no serial monitor a frase que fala sobre o status do led, se está aceso ou apagado.

Depois acrescente um segundo led ao sketch numa outra porta e faça aparecer a frase no serial monitor para te mostrar o status desse segundo led também

Depois que vc aprender isso, vc vai perceber que ficará fácil adaptar isso pra uma outra situação, como por exemplo ao invés de leds, vc conectar sensores.

E pra conectar sensores, lembre-se que talvez tenha que fazer chamadas a bibliotecas. 

Mas essa vontade de aprender precisa partir de vc: vai por mim, comece pelo básico e vá adaptando

Já se vc ficar pulando etapas do aprendizado, até dá, mas aí vc vai na net e pega sketch semi-pronto ou pronto e quando surgir alguma necessidade de adaptar, provavelmente vai camelar muito mais

Aqui tem um exemplo simples acho, do que o imhugo esta te dizendo com botões.

http://www.arduino.cc/en/Serial/Print

Olá Marcelo,

Eu vi o seu código no pastebin, não testei o seu código mas criei um exemplo de como ficaria o código contendo os dois juntos.

http://pastebin.com/TxmhgPz2

Não tenho como testar pois não tenho os seus sensores. Mesmo não funcionando, creio que dá para você ter uma idéia de como juntar dois códigos.

Espero ter ajudado.

Boa sorte,

  'Eiju

O seu código funcionou, somente mudei os valores do delay conforme o que preciso.

Ajudou e muito!!

Obrigado Eiju!!

Marcelo,

Que bom que resolveu com a  ajuda do Celso , se puder, faça um favor a todos, coloque antes do titulo do seu tópico, a palavra RESOLVIDO, desta maneira ele serve como uma base de dados para outros no futuro.

Um abraço!

 

Marcelo boa tarde,

você resolveu esse assunto? Eu entendo que quer ler dois sensores e ver isso no monitor serial, se for isso, porque não usa o exemplo que tem na própria IDE do Arduino?

Segue imagem anexa.

Abs.

buenas como colocar rfid em conjunto com um sensor de fluxo na mesma placa?

João,

Você esta usando um tópico resolvido para fazer uma pergunta, por favor abra um novo tópico.

Abs.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço