Como diminuir ruídos na porta analógica Arduino

Olá, gostaria de saber soluções para eliminar ruídos na porta do arduino. Pois, tenho um sensor de corrente que no osciloscopio não apresenta o nivel de ruído que aparece no Arduino.

Ouvir dizer que colocar todas as portas que não estão em uso no GND melhora. É verdade?

Exibições: 2415

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá.

  Essa de por as portas que não estão sendo usadas em GND mais que melhorar, é uma recomendação do fabricante.

  Aqui não tenho tido esse tipo de problema. Acontece sim que os ultimos bits podem variar. Por ex vc colocando uma tensão DC que deveria dar 980 cravado, ler de 978 a 981 acontece..

  No passado, com o ADC do 8051 (usava o c8051f340) que era de 14 bits tinha umas neuras de casar a impedancia. Sempre usava geradores de tensão com baixa impedancia, colocava proximo ao microcontrolador uma carga e um capacitor (um resistor de 10k e um resistor de 10nF) ligados ao terra. Isso fazia com que ruidos de alta impedancia não entrassem. evita o "Efeito antena". Depois disso ainda colocava um resistor de proteção, por ex 470R até o pino do microcontrolador. Assim se entrasse uma tensão fora da faixa os diodos internos de proteção trabalhariam com folga. Digo: Se ligassem 12V na entrada o integrado não queimava pq o resistor segurava. 

Sobre impedancia, digo:

Por ex, vc vai ler um potenciometro. Se ele for de 10K ou 1M teoricamente dá na mesma, faz um divisor resistivo igual. Vale a %. ok. Mas na prática não é assim. Se vc tiver 4k7 para o gnd e 4k7 para o VCC e um fio longo um ruido (natural do ambiente, vide o que acontece se vc colocar o dedo no fio do microfone desencapado) tem certa dificuldade de ser induzido nessa tensão. Já se forem de 470K e 470K a coisa muda. Fica muito mais fácil entrar um ruido.

PS.: Peço desculpas aos fundamentalistas por simplificar tanto o conceito de impedância, mas peço a licença poética para melhor compreensão.

Bom dia, 

https://jgamblog.wordpress.com/2017/01/29/modulo-sensor-de-corrente...

Usando o Conversor ADC do Arduino ATMega 328 :

Todas medidas analógicas do Arduino são convertidas em valores digitais, através do Conversor ADC (conversor analógico digital). O  ADC do Microcontrolador ATMega 328 tem 10 bits. A tensão máxima de entrada nos pinos analógicos é de 5V. Ele possui um multiplexador que permite 8 entradas (pinos A0 até A7 do Arduino).

Sabendo-se que 2 elevado à 10 é igual à 1024 :

5,0V   /   1024   =   0,0048828125 V   (4,88 mV aproximadamente)

( valor de tensão do bit menos significativo do ADC) 

Muitas pessoas tentam fazer medidas com o Arduino e não conseguem. É muito importante saber alguns detalhes sobre o uso do ADC:

  • Primeiro ponto é em relação a tensão de referência AREF (analogic Reference). Todas medições são comparadas com essa tensão. Portanto essa tensão tem que ser regulada e estabilizada. Se ela variar, todas as medidas serão incorretas. Use um capacitor de 10uF conectado do pino AREF(+)  ao terra(-). Isso evitará ruídos e oscilações nessa  tensão. Meça a tensão AREF com um voltímetro de precisão, para aferir o cálculo no Sketch. A Tensão AREF pode ser gerada internamente no ATMega328 ou pode ser alimentada com um regulador (Arduino). Recomendo que forneça no conector de alimentação do Arduino,  uma tensão de 9 a 12V (pode usar uma fonte externa).  Pois se alimentar o Arduino através do conector USB, a tensão AREF pode não chegar aos 5,0V e ficar instável (fiz testes para comprovar isso).
  • o uso de capacitores de desacoplamento nas entradas, evitam ruídos e interferências. Mas o valor do capacitor dependerá da taxa de variação do sinal. No caso do módulo MAX471 com o circuito da bateria, os capacitores de 10nF deram bom resultados.
  • Como as 8 entradas do ADC são multiplexadas, recomenda-se que as entradas que não estão sendo usadas, sejam aterradas – conectadas ao GND.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço