Como detectar dispositivo de rádio RF/Wifi nas proximidades

Olá! Gostaria de saber se existe uma maneira de detectar se existe algum radio RF/WiFi ligado nas proximidades?

Estou configurando um módulo ESP8266 12E para se conectar a uma rede Wifi. Até aí sem problemas. Porém, em determinada situação, vou ter que desligar o rádio do módulo ESP8266 (desligar mesmo... não estou falando de desconectar da rede Wifi).

Já tenho também o código que supostamente desliga o Wifi do módulo ESP8266, que é esse que segue abaixo e parece funcionar bem:

WiFi.mode(WIFI_OFF);
delay(1);

Só preciso saber se o rádio realmente desligou, pois tenho um sistema em que existem 40 módulos ESP8266 operando lado a lado, conectados à rede WiFi e todos estes rádios juntos estão dando muita interferência um no outro. Ao executar o código de desligamento do Wifi do(s) módulo(s), quero apenas saber se não ficou nenhum sem executar o desligamento.

Alguém sabe como fazer essa detecção?

Obrigado.

Exibições: 477

Responder esta

Respostas a este tópico

ah sim... mas estou falando de coisas acessíveis, ou seja, que temos disponíveis em laboratório. Pois pensando em equipamentos mais específicos, eu poderia usar um analisador de espetro que resolveria sem problemas. Mas quem tem um disponível? Eu não conheço ninguém...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço