Boa noite pessoal, eu tenho alguns motores de partes de computadores impressoras e afins que desmontei. Gostaria de saber como descobrir a voltagem para alimentar esses motores se tem alguma forma de utilizar um multímetro para isso, ou semelhante?

desde já obrigado e desculpe a ignorância.

Abraço

Exibições: 26796

Responder esta

Respostas a este tópico

Ate tem como saber medindo a resistencia dos fios da bobina.

Mas eu colocaria sem medo 5v.

Vc deve ter alguma controladora, testa ela com outros motores para ter certeza da ligação dos fios do motor e depois tente comparar os fios de um motor com o do outro, alguns são de 4 outras de 6 fios com comuns das bobinas...

Pode aos poucos aumentando a tensão dos motores, para 7, 9v com 80% de certeza que não vão queimar, tudo depende da corrente que esta entregando a eles, se tiver como controlar ela, é melhor aumentar a tensão e diminuir a corrente..

Espero ter ajudado,

Jota

Eu uso um "método térmico", quando não tenho nenhuma pista que me leve ao datasheet do motor.

Sei que qualquer motor aquece, mas normalmente para um motor desse tamanho, se aquecer a ponto de você não conseguir manter o dedo encostado nele, é sinal de que está com voltagem acima do permitido e vai queimar logo.

Assim, comećo com uma tensão baixa, dependendo do tamanho do motor, 3V ou 5V. Até aí sem risco de queimar. Subo a tensão para 7V e mantenho o dedo sobre ele por alguns minutos.

Se não esquentar, é sinal de que posso subir a tensão mais um pouco, 9V, 12V e assim sucessivamente. Também fico de olho na rotaćão, no barulho e na trepidaćão do motor, que me dão indícios de que ele está trabalhando normal ou sobrecarregado.

Quando comećar a esquentar, ou trepidar demais ou o barulho estiver um pouco mais alto que o normal, sei que atingi o limite de tensão do bichinho, e que ele está sobrecarregado.

Então reduzo um pouco a tensão que estou utilizando, vamos supor que cheguei a uma tensão de 12 V, de forma que ele volte a trabalhar "macio", ou seja, sem sobrecarga elétrica, térmica ou mecânica.

Daí é só medir a corrente com um multimetro e aplicar a lei de Ohm.

Não é muito científica essa técnica, mas é o tipo de "manha" que funciona relativamente bem. 

Vlw pessoal pelas respostas vou tentar dessas formas, estou começando nessa área do hardware eu venho do software, e Jota o que quer dizer com controladora? um arduino ou semelhante?

vlw abraço

Geralmente uma placa que controla os motores, pode usar o arduino para mandar dar um passo ou inverter a rotação, mas vai necessariamente ter uma placa externa que controle os motores, pode ate fazer com tips e transistor, mas não vai conseguir ligar os motores diretamente nas portas do arduino pois eles vão puxar muita corrente e pode queima-lo, vai lar a saida do arduino em um transistor e ai sim ligar o motor nele, ou facilitar tudo com uma placa controladora, tipo A4988 ou outras semelhantes...

[]´s

Jota

O método mais adequado é ler o código do motor e procurar a especificação do motor.

Isso se conseguir ler o código.

Informe o fabricante e modelo da impressora.

Pode conseguir os manuais de reparos das mesmas.

Assim ficará mais facil poder usar os motores.

Essa também é minha duvida.

Tenho um motor cujo código que aparece assim:
RS-4B5PA
15180
RN570(5 ou 6)18.

Quantos V o bichinho aguenta??

Boa noite RS,

aqui vc deve encontrar especificações do seu motor.

http://www.motors8.com/products/Mabuchi-RS_4B5PA.html

ou aqui:

https://portuguese.alibaba.com/product-detail/cl-rs4b5pa-dc-motor-1...

Parece que ele é para 42V.

RV

Tem certeza que é esse código mesmo.

Procurando pelo fabricante Mabuchi :

RS-455PA-15205 ( o código mais perto do seu) 

http://www.kysanelectronics.com/graphics/RS-455PA.pdf

Para entender o código do motor :

https://www.mabuchi-motor.com/product/knowledge/classification/desi...

obrigado! RV

O melhor metodo é ver o modelo a impressora e e fazer buscar pelos seus motores na internet, como se fosse comprar peças, descobrindo igual, veja o modelo dai encontre o datasheet ( caso não houver nenhum tipo de numeração gravada no motor)

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço