Olá pessoal,

Pretendo utilizar optoacopladores  4n35 para proteger as entradas do arduino, gostaria de saber como posso fazer um circuito usando Diodo Zener ou  Diodo Supressor de Tensão para proteger o optoacoplador contra ESD, surtos de tensão, curto circuitos entre outros coisas que podem vir a acontecer.

Exibições: 2065

Responder esta

Respostas a este tópico

No primeiro exemplo como posso dimensionar o Diodo Supressor de Tensão conforme a tensão do meu circuito, qual seria o valor correto do diodo? 

Boa Noite José,

Não sei muito bem como esse diodo funciona mas pelo que eu andei olhando ele tem o funcionamento parecido com um doido zener.

O valor deste diodo SMBJ12A pelo que olhei no datasheet dele é de 12 Volts, o valor do diodo não teria que ser maior tipo uns 15Volts SMBJ15A para ele atuar somente quando tiver algum pico de tensão ou algum outro problema.

Me corrija se eu estiver enganado.

Obrigado pela Ajuda!!!

Douglas, o simbolo é de um diodo zener. Mas o fabricante o chama de supressor de transiente de tensão. 

Pelo que eu entendi ele limita a tensão para 12V sobre ele. E se passar de 19,9V ele funciona como um curto-circuito, para proteger o resto do circuito. 

Bom Dia José,

Da uma olhada neste link que encontrei http://www.amazingelectronic.com/news/?71_621.html

Acho que deve se aplicar no meu caso também.

Pelo que entendi devo pegar a tensão nominal que no meu caso vai ser de 12v x 120% = 14,4Volts que no meu caso poderia usar o SMBJ15A.

O que você acha será que é isso?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço