Olá pessoal,

ainda estou dando meus primeiros passos com transistores e soube do CI ULN2004. Pelo que entendi, esse CI é apenas um conjunto de darlingtons agrupados.

Porém, os circuitos que encontrei na internet não me ajudaram a entender o funcionamento dele.

Normalmente, ele é usado para controlar motor de passo, mas eu gostaria de ver um arranjo mais simples, usando apenas um dos pinos de entrada e de saída para controlar um motor DC banal. Alguém poderia montar um e dar uma explicadinha básica pra ver se eu consigo entender?

Obrigado

Exibições: 3564

Responder esta

Respostas a este tópico

Em cada saida ele tem um transistor para o gnd já com os resistores de polarização.

Basta vc ligar a carga entre o VCC e o pino. 

Quando vc coloca nivel alto na entrada a carga é ligada. Sem novidades.

O pino COM serve para evitar problemas com cargas indutivas.

É sempre bom ver a documentação oficial do componente, alem de dar umas "googladas". Ela tem muita informação, como sugestões de ligação.

http://www.st.com/internet/com/TECHNICAL_RESOURCES/TECHNICAL_LITERA...

Bom lembara também que se for acionar uma carga indutiva um diodo deve ser adicionado em paralelo com ela (a carga).

Eduardo.

Eduardo, conversando ontem no chat com um dos garagistas aqui do Lab (injusto, mas esqueci o nome dele), chegamos no seguinte circuito:

Ele testou em um simulador de circuitos e funcionou direitinho. Alguém tem alguma observação a fazer sobre esse circuito?


Uma nova dúvida que me ocorreu hoje é a seguinte: tem como eu usar um ULN200X para fazer o papel de ponte H? Como ficaria essa ligação?

Certamente que tem como usar cada saída para alimentar as bobinas um motor em forma de ponte H. Aconselho-o a procurar "Ponte H", Ou "H Bridge" e ver as opções que aparecem com transistores PNP, NPN e tambem com pares complementares. Existe tambem a opção de se usar CIs que já vem configurados como Pontes "H"s internas, o que facilita as montagens.

Euclides, eu conheço a ponte H em CI ou feito com transistores. Porém, nao consigo vislumbrar como fazer uma usando o ULN2003. Você saberia como fazer?

Vá até o datasheet e veja a configuração interna dos transistores e transponha-os para um circuito de ponte H, a seguir identifique os terminais e aplique os ao circuito, substituindo os transistores que normalmente seriam usados. Entendeu? Deve funcionar, pois não passam de circuitos identicos a transistores bipolares em Darlinghton. Veja algumas formas de se fazer: http://www.mecatrons.xpg.com.br/Artigos/ArtigoVII/artigoVII.html

Dica: Compare com cada porta do 2003 com o datasheet do TIP 122.

Boa sorte.

Googlando mais um pouco, achei essa página: http://www.picaxeforum.co.uk/showthread.php?9282-H-Bridge-ULN2003


Nela, uma das pessoas diz: "Bottom line, you can't use a ULN2003 as an H-Bridge. To drive a motor in both directions requires current to flow in both directions. The ULN2003 can only sink current."

Era isso que eu imaginava mesmo...

A questão é que o ULN2004 tem os emissores de todos os transistores interligados para ligação ao GND.

Para uma ponte H precisariamos ligar 2 no GND e 2 na carga.

Eduardo, minha dúvida era justamente essa, mas como eu sou novato com transistores não tinha certeza de que a conclusão era essa. Obrigado!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço