Olá pessoal, preciso construir um circuito que alimente uma bateria e quando a bateria estiver com carga completa corte a alimentação, isso vai servir para o arduino mega, para o arduino mini e também para o módulo esp NodeMCU, o próprio módulo Node tem uma saida justamente que funciona como carregador quando está ligado a uma fonte externa e tem uma bateria ligado no seu pino Vin.

O meu problema que achei uma infinidade de esquemas.

Gostaria que me ajudassem a definirmos um projeto que possa ser adaptado para todos aqui do fórum por exemplo, dependendo da bateria que usamos mudam valores de capacitores, controladores e resistores, eu gostaria de fazer um verdadeiro manual de como criar o carregador e ao mesmo tempo dar instruções de como saber alterar os valores dos componentes para poder mudar as voltagens das baterias, essa é uma idéia que servirá para muitos usuários, não tenho um conhecimento avançado em eletrônica, por isso preciso de ajuda.

Exibições: 1451

Responder esta

Respostas a este tópico

Antes de começar o projeto de um carregador, é importante definir o tipo de bateria que deseja carregar. Após definido o tipo, é possível na maioria das vezes encontrar CI`s específicos para essa função como por exemplo o MAX1551 e o 

MCP73841 que são utilizado para carregar baterias de lithium.

Eles tem o controle para não deixar zerar as baterias lipo? E fazem o corte quando estão carregadas?

Você disse um tanto de coisa, menos o tipo de bateria. Qual tipo, chumbo -acida, Ni MH, Li Ion ou LIPO ?

Qual a tensão? Qual a capacidade da bateria ?

http://labdegaragem.com/forum/topics/carregador-de-bateria-selada-d...

Acredito que as duas principais para bancada e protótipos pequenos, chumbo ácida e Li Ion, a capacidade seria interessante algo que atendesse os projetos básicos, tipo de 1 a 7A por 12V (Chumbo acido)

ou 1 A por 7 Volts (Li Ion- Aquelas parecidas com de tablet, por serem 7 volts acredito que atendam praticamente todos os sensores de bancada)

Minha idéia é acoplar a fonte de alimentação vinda de um painel solar, isso ajudaria muitos projetos.

Já existem no mercado equipamentos que fazem isso, mas são muito caros, e eu sei que os componentes são baratos, então seria interessante termos um pequeno projeto para isso, para evitarmos ter que pagar por um produto que as vezes sai mais caro que todo o projeto. Como um painel solar devolve CC acredito que o circuito sirva para fontes que emitem CC, até uma determinada voltagem claro.

Edilson, concordo com você. Carregador de bateria/ fonte de alimentação para painel solar é caro. 

E creio que o projeto não é tão complicado assim. 

Eu já tenho um painel solar, mas ainda não montei um projeto. 

Eu comprei um painel e um controlador de carga para ele simples, para analisar, não tem nada de impressionante no circuito, como temos vários reguladores de tensão no mercado eu pensei, poderia fazer um começando por ai me baseando na bateria de Ion,  1 regulador na entrada tipo KIA78 ou algum outro que suporte tensões de entrada de 50 e liberam 3.3V por 1 A ou até um que libere 5 Volts no caso das baterias de 12Volts. O meu problema é o que usar para cortar a alimentação de carregamento da bateria quando ela estiver completa. E no caso da bateria Lion não pode deixar ela esgotar completamente a carga senão já era. Na de chumbo, já não seria um problema esgotar.

Não pode conectar reguladores de tensão diretamente em pilhas ou baterias !

Os carregadores de bateria exigem condições específicas de tensão e corrente. 

E ainda mais com baterias de Li Ion, - se exceder a tensão de carga, ela poderá explodir. 

Recomendo que estude sobre as baterias nesse site (excelente) que informa tudo sobre elas:

http://batteryuniversity.com/learn/

Exatamente, eu sei que não pode exceder a carga na Ion e nem na lipo, por isso preciso de um mecanismo que corte o carregador (ou painel) quando a mesma estiver carregada. E no caso da lipo precisa ainda de um controle para a mesma não esgotar a carga senão ela também estraga. Eu quero fazer um projeto disso que sirva  de preferencia para os três tipos, Litiun, chumbo e Lipo, ai o pessoal que quiser montar monta apenas a parte que lhe interessar entende. Mas eu vou fazer a PCB e postar aqui para fazer numa pcb só para as 3 baterias. e com entrada por painel solar ou CA

Para fazer um carregador para os três tipos de baterias, Li ION, Cumbo e LIPO, terá que usar uma chave para seleção, pois os modos de carga são diferentes. 

Se a seleção for incorreta, acidentes poderão ocorrer... Acho complicado isso.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço