Bom dia a todos, estou lendo um sinal alternado de um sensor já retificando para nível dc para ler na porta analógica do Arduino.

Geralmente o valor varia de 40 a 520 decimais (0,19 a 2,5V) aproximadamente e não passa disso, mas pode ocorrer de ultrapassar e chegar a uma tensão máxima de 8 ou 9V (que é a alimentação dos ampops que trabalham com o sensor).

Tensão acima de 2,5V não me interessa mas quero proteger a entrada analógica do arduino contra tensões maiores que 5V.

Pelo que vi em alguns links, a solução é colocar um diodo zener 5v1 em paralelo com a porta. Se essa for a solução, não vai interferir na leitura alterando o valor principalmente nas tensões baixas?

Aceito outras sugestões de proteção.

Exibições: 1280

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá.

  O usual seria o zener mesmo. Par 2,5V principalmente. Para ampop nesse caso basta.

  Se tem medo de usuários ligarem em +12V (baixa impedancia) não seria suficiente, pq fritaria o zener e o microcontrolador. Nesse caso seria preciso colocar um resistor em série para limitar a corrente no momento da falha.

  Não se aplica ao seu caso mas... O zener não é digital.. Ele tem uma caracteristica chata de começar a conduzir bem antes da tensão de zener. Por ex um de 5v1 a 4v9 já "pesa" no circuito. Então se fosse trabalhar com até 5V precisaria de um 5v6. pela solução simples. Pela solução complexa... Já vi usar diodos comuns (retificadores) apontados para uma tensão fixa. Seria como ligar um zener de 4V3 já devidamente conduzindo (com resistor zener) de forma que quando a tensão atinge 4,6V os retificadores conduzem para o zener de 4V3. Esse tipo de circuito é conhecido como "clipador de forma de onda" ou algo assim. Tinha uma materia quando fiz tecnico chamada "Técnicas de pulso" que tratava disso. Possivelmente foi eliminada ou resumida no curso atual (mais curto). Na ref abaixo vc vai ver ele usando diodos de baixa tensão de condução ligados direto ao VCC do circuito. Esses diodos são de dificil acesso (caros e raros), da meio q na mesma.

Muitas vezes o próprio microcontrolador já tem internamente um diodo que aponta para o VCC. Os pics, por ex, são muito duradouros pq tem esses diodos bastante reforçados. Eles jogam para fonte toda sobrecarga... Mas não se deve contar com eles...

Vide:

https://www.digikey.com/en/articles/techzone/2012/apr/protecting-in...

  

Opa, muito obrigado pela ajuda Eduardo. Se influenciar na tensão, vou ter que fazer a compensação via código mesmo

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço