Galera, Gostaria da ajuda de vocês para brincar com o CI 74HC595

A ideia é mesmo é a multiplicação de portas!

preciso por exemplo de 9 CIs interligados um ao outro e como teste inicial vou fazer acionamento de LEDs e suas portas de saídas.

adicionarei puch-buttons como chaves para quando pressionar o primeiro botão ou a primeira chave, acione o primeiro LED do Primeiro CI, e quando pressionar a chave 2 seja acionado o 2º LED do primeiro CI. E assim por diante sucessivamente.

Primeiramente eu criei um exemplo no proteus, para simular isso vou adicionar aqui o conteúdo.

Imagem e skatch em uso...

Gostaria de um exemplo para poder prosseguir!

Dez de já agradeço à vocês meus amigos!

Exibições: 1801

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Grande Tiago!

Obrigado por participar. 

Sim ja vi, é baseado nele que estou tentando fazer meu Código!

Nos exemplos desse link, é feito um loop que vai acionando os LEDs sequencialmente.

A minha dúvida maior é em relação as posições dos LEDs, por exemplo, se eu quiser acionar o 2º LED do 2º CI.

Hehehe acho que você se confundiu com o nome

Uma possível solução é você ter um vetor que armazene todos os bits, o problema q vai ocupar RAM.

Quando trocar um bit especifico dentro do vetor, na próxima atualização ele será escrito no CI 74HC595.

hehehe Foi mal Flavio!

estou tentando entender esse exemplo:
https://www.arduino.cc/en/Tutorial/ShftOut23

Flavio,
Tu viu que no protoboard do exemplo que tu passou, tem um treco parecendo um diodo... E no diagrama do circuito tem um capacitor de 10uf? Eu tentei fazer e não conseguir! Não sei se o meu CI (era o ultimo da loja) está bom ou não!

Oi MAP, bom  dia.

Fiquei com duvidas na sua explicação.

Você diz que vai interligar 9 CI 595, e que deseja que cada bit de cada CI seja ligado ao acionar um

determinado botão.

       "  adicionarei puch-buttons como chaves para quando pressionar o primeiro botão ou a primeira chave,

          acione o primeiro LED do Primeiro CI, e quando pressionar a chave 2 seja acionado o 2º LED do

           primeiro CI. E assim por diante sucessivamente." 

Serão então 72 push bottons?

Rui 

Grande RUI!
Sim 72 botões cada um deve controlar uma porta do CI, elevando o nível ou baixando, entendeu?

Nos exemplos que temos por ai, os LEDs são acionados em sequencia um após o outro. Não quero isso!

Eu preciso que quando pressionar uma chave ou botão, seja acionado o LED correspondente à esse botão, só isso. Ou seja as portas do CI seriam controladas pelos botões

Marcio

 Dei uma olhada rápida no datasheet e vi que o chip é um shift register ou no bom portugues um registrador de deslocamento. De forma bem simples ele vai empurrando (deslocando) os bits de dados a medida que recebe os pulsos de clock.

Ao interligar (cascatear) você empurra os dados para o chip seguinte

Acredito que não é o chip indicado para sua aplicação.

datasheet

https://www.nxp.com/documents/data_sheet/74HC_HCT595.pdf 

E ai Marco véio?

Obrigado pela participação.

Se vc tem outra opção de CI e tens algum exemplo para me mostrar, não excite em fazer isso.

Obrigado, valeu!! 

Olá

Endosso o que o José Gustavo sugeriu. Algum CI baseado em I2C com função de expansor de portas. Usando a palavra chave "port expander" você vai achar CI´s de vários fabricantes e com quantidades de portas diversas.

Oi MAP, boa tarde.

Realmente o CI 74HC595 não é o indicado para seu projeto.

Ainda não ficou claro. kkkkk.

Vou tentar novamente.

1o. São 72 botões ou 72 chaves?

2o. Ao apertar o botão ou ligar a chave acende o LED na saída do CI.

     Ao soltar ou desligar a chave ele apaga ou continua acesso?

    Se continuar acesso, com você quer apagar? Com novo aperto/liga?

Veja se este CI atende sua necessidade : 

                                  https://www.fairchildsemi.com/datasheets/DM/DM74ALS374.pdf

Rui

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço