Ola pessoal.

Eu tenho aqui duas baterias NiHM (Varta V600HR) ligadas em série, e queria saber como carregá-las.

Elas juntas têm uma tensão de 2.4V.

Elas vieram com uma barbeador eletrico, e ele tem dois polos, os quais voce coloca num carregador e o aparelho carrega.

Eu estou sem esse carregador, e eu tava simplesmente aplicando um tensão de 3V nos polos, eu deixei cerca de meia hora e a bateria conseguiu deixar o motor ligado durante uns 10seg+ou-.

Posso continuar carregando assim?

-----

Sobre o motor. To com um motor aqui de tensão de aproximadamente 2.4V.

Ao ligar numa pilha comum (1.5V) ele funciona, e com duas (3V) também.

Mas quando ligo ele numa fonte ATX (Indica 3.3V, mas ela ta dando cerca de 2.5V), a fonte simplesmente desliga. O motor nao consome tanta corrente assim, visto que ele era alimentado pelas baterias NiHM que falei anteriormente, e elas tem uma corrente maxima de 3000mA (A fonte fornece até 15A).

Obrigado

Exibições: 1174

Responder esta

Respostas a este tópico

Normalmente bateria se coloca uma corrente constante, carregadores melhores colocam correntes com um grafico e tal.

Um jeito simples que não deve ser o melhor mas que funcionou pra mim foi colocar uma fonte de tensão maior e um resistor em série. Aih a tensão que cai sobre o resistor/valor dele dá a corrente de carta.

Vale tb ir no popular e colocar uma lampada. Por ex fonte 12V com lampada de painel de carro 12V..

Quem foi do tempo do Startac lembra bem que tinha um carregador chamado overnight e outro intelicharge... como o intelicharge era muuuito melhor. A lampidinha seria um overnight com dimensionamento chutado..

Celulares costumam ter um integrado só pra isso, como o MAX1555

Algumas fontes de computadores precisam ter alguma carga nos 5V para funcionar.

Tem gente que coloca em resistor entre os 5V e o negativo, mas não lembro qual o valor.

Sim, eu sei. Eu coloco simplesmente um clipe entre os pinos, mas nao é o de 5V, é o pino específico pra ligar a fonte quando ele é conectado ao GND

Certo, o fio verde, mas algumas fontes precisam tambem de uma caga de referencia entre os 5V e o GND.

Finalmente, uma fonte ATX precisa sempre de uma carga entre seus terminais 0v (preto) e 5v (vermelho) para funcionar, por se tratar de uma fonte chaveada. Algumas referências recomendam usar um resistor de 10Ω, com no mínimo 10W de potência. Aparentemente algumas fontes já possuem uma carga interna e nesse caso este resistor não é necessário, mas na dúvida é melhor adicionar o resistor.

Fonte de alimentação para testes de bancada

Esse pode ser o caso da sua, ja que esta desarmando sem colocar muita carga.

Só a titulo de curiosidade, a questão é que existe sempre uma largura minima e máxima que a fonte pode fornecer nos pulsos que alimentam a potencia.

Se vc não poe carga nenhuma a tendencia é um pulso mínimo já carregar o capacitor de saída com uma tensão "ok" e não são precisos mais pulsos... Aih o oscilador teria que parar... Mas ele não pode parar ! Então pra que tudo funcione ok é preciso descarregar os capacitores um pouco pra poder ter um novo pulso minimo, etc.

Se vc coloca mais carga esse pulso minimo vira medio, e assim a fonte consegue manter a tensão mesmo que esteja com carga menor ou maior. Os pulsos podem variar de largura ou ciclo, mas são sempre resultado de um Ligar ou Desligar do transistor. Assim a potencia nele é baixa. Se tem tensão não tem corrente e vice versa.

Esse é o segredo das fontes chaveadas: Elas não trabalham com a potencia "meio ligada" como os reguladores lineares e sim "ligando e desligando" rapidamente. Para não precisar de grandes capacitores nem grandes indutores em vez de trabalhar com 60Hz trabalham acima de 15KHz.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço