Estou com um projeto de um barco, onde o arduino controla o motor principal, que fica diretamente ligado a uma bateria 9v, estava pensando em botar um painel solar em cima do barco, mas não faço ideia de como usar ele para carregar a bateria no momento em que o motor esta usando-a. alguém pode me ajudar?

Exibições: 440

Responder esta

Respostas a este tópico

Raphael, isso é uma coisa que também tenho interesse. Vi que essa tua dúvida foi postada em julho de 2013 e ninguém respondeu. Conseguiu resolver?

O que eu imagino é que na fiação que liga o carregador à bateria, tenha apenas uma mão de fluxo, ou seja, a energia só entra, não retorna.

Se possível, gostaria de acompanhar tua pesquisa.

O ideal seria ter um controlador de carga, ou seja: um circuito bem bolado que controle isso. Celulares são grandes usuários de circuitos assim, vale pesquisar os circuitos deles.

No entanto para um projeto simples acredito que bastariam alguns diodos.

Veja qual o sentido pretendido da corrente, por ex:

Celula-> controlador de carga -> Bateria -> Carga.

Esse controlador de carga seria algo como um regulador. Por ex se suas celulas solares forem de 12V e estiverem gerando no momento 14V (sim... isso acontece...) ele abaixa a tensão para a corrente de flutuação da bateria.

Eles podem ser super simples como

- nada se as placas tiverem a mesma tensão nominal da bateria e forem feitas de silicio (são diodos por natureza);

- um diodo só pra evitar retorno para a placa;

- um diodo para a carga direto e um resistor para a bateria. Isso faz a Carga ser alimentada pela celula ou pela bateria, quem tiver tensão maior, garantindo uma corrente limitada de carga, definida pelo resistor em paralelo com o diodo de baixo.

Carga +---KI----- Celula

            +--KI---------+----Bateria

            +---[=R=]---+

(deu pra entender o desenho ????)

- Super complexos, como os integrados proprios pra isso. Ex MAX1555, que é um carregador de LiIon com 2 possíveis origens de tensão, ideal para produtos que tem por ex uma USB e um conector de fonte independentes. Mas não preve que o produto esteja drenando carga dessa bateria durante sua carga.

GOSTARIA  DE QUANDO A BATERIA ATINGIR  14.8V  O ARDUINO DESLIGARIA A CARGA DA BATERIA E COLOCARIA A PROXIMA BATERIA PARA CARREGAR.  SIMPLES  ASSIM.  MAIS NÃO SEI QUAL O CIRCUITO QUE EU PODERIA USAR PARA EXCITAR A PORTA DO ARDUINO.

Sua dificuldade é medir os 14.8V ? 

Se sim de uma olhada nisso:

https://www.google.com.br/search?q=labdegaragem+voltimetro+com+arduino

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço