Olá pessoal, provavelmente alguns já viram isso, mas no site da tecmundo tem um tutorial pra fazer um carregador de celular portátil. Segue o link:

http://www.tecmundo.com.br/area-42/26532-area-42-como-fazer-um-carr...

Andei lendo os comentários e algumas pessoas falaram que ele não da uma carga completa, não carrega nem 50% por causa da potência e tudo mais. Outros dizendo que precisava de um diodo, outros dizendo que precisava de um fusível 500mA que é comum entre vários celulares e outros dizendo que é desnecessário o led(também concordo).

Queria saber o que vocês acham? Alguém já fez um desse?

Eu fiz uma vez em uma protoboard e funcionou em um celular mas não funcionou em outro, fora que eles dizem que não funciona com celulares da Apple.

O que vocês acham que poderia adicionar nesse circuito pra ficar melhor e ficar um carregador de celular portátil eficiente?

Segue a imagem do circuito:

Exibições: 17329

Responder esta

Respostas a este tópico

Eu fiz dois carregadores com o 7805 com uma fonte de 12v. A questão é que o 7805 dá no máximo 1A. Isso não quer dizer que o CI fornece 1A constante, isso depende da tensão máxima de entrada. O carregador não segurou a carga e não carregou a bateria do celular. Acho que a corrente de saída ficou próximo de 0,5A.

Na verdade são vários limites:

- Limites de corrente de saída: 1A para o metálico, 500mA para o plastico na versão com aba. As outras nem se fala (78L05)

- Limite de temperatura: tem proteção interna de sobretemperatura. ele desliga se esquentar mto. Melhor que queimar ele e tudo em volta.

- Limite de potencia: A potencia está associada a diferença de tensão entrada/saida e corrente. A potencia gera calor que precisa ser dissipado senão ele esquenta e desliga.
- Limite de tensão de entrada. São necessários pelo menos 2V a mais que a saída para que ele funcione. Melhor 3V. Se não for bem retificado deve ser considerado o pico inferior da tensão. Por ex num retificador de meia  onda (nem tem mais isso) com um capacitor pequeno vc mede com o multimetro 9V mas em alguns instantes ele pode chegar a ter 5V. Esse pico passa como ruído.

Enfim, um 7805 é um componente otimo pela simplicidade de uso mas ele tem mtos limites.

Na boa, sou mais comprar logo um power bank de camelô. Se tiver como pegar um de boa origem melhor ainda.

Bom dia, 

Esse circuito do 7805 conectado diretamente na USB esta errado ! 

A tensão mínima de entrada do regulador 7805 é de 7 V !

http://www.ti.com/lit/ds/symlink/ua78.pdf

E a USB nem sempre fornece os 5 V exatos. 

Eliseu, o regulador linear 7805 tem baixa eficiência se conectado nos 12V . Esquenta demais. 

Se quer 5V / 1A use um regulador mais eficiente como LM2596 ( veja no Mercado Livre). 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço