Olá pessoal, provavelmente alguns já viram isso, mas no site da tecmundo tem um tutorial pra fazer um carregador de celular portátil. Segue o link:

http://www.tecmundo.com.br/area-42/26532-area-42-como-fazer-um-carr...

Andei lendo os comentários e algumas pessoas falaram que ele não da uma carga completa, não carrega nem 50% por causa da potência e tudo mais. Outros dizendo que precisava de um diodo, outros dizendo que precisava de um fusível 500mA que é comum entre vários celulares e outros dizendo que é desnecessário o led(também concordo).

Queria saber o que vocês acham? Alguém já fez um desse?

Eu fiz uma vez em uma protoboard e funcionou em um celular mas não funcionou em outro, fora que eles dizem que não funciona com celulares da Apple.

O que vocês acham que poderia adicionar nesse circuito pra ficar melhor e ficar um carregador de celular portátil eficiente?

Segue a imagem do circuito:

Exibições: 17336

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom amigo, recarregar a bateria do celular com uma única bateria 9v comum realmente não da, a não ser que a bateria do celular seja bem pequena (entorno de 3W). Colocar uma bateria de lítio ou fazer uma pack com pilhas NiMh seria a melhor alternativa, priorizando a portabilidade. O fusível que citaram é para proteger o sistema, como na maioria dos circuitos USB a porta pode fornecer no máximo 500mA, mas não é um item de grande importância. O led é algo opcional, como a maioria dos celulares mostram quando estão sendo recarregados, não é algo tão importante também. Seria interessante montar um circuito com bateria interna e carregador incluso, ai você poderia recarregar o aparelho na tomada, lembrando que este circuito original uma vez que acabou a bateria 9v, é necessário sua troca. 

Hum, entendo. Mas esse carregador, não é pra ser usado toda hora entende? É só em casos de emergência, de repente você está em um local que não tem como carregar o celular, está na rua por exemplo. Então você precisa fazer uma ligação e a bateria tá fraca ou desligada, ai põe o carregador no bolso junto com o celular carregando e tá tudo ok.

Entendo, mas já que vai fazer o carregador, por que não fazer para utilizá-lo mais frequentemente? Outra saída utilizando a bateria interna é colocar um painel solar do lado de fora dele, ai com o tempo ele vai carregando.

Você poderia fazer o esquema alterado do circuito original de como ficaria? Eu realmente precisava muito de um desses, passo o dia todo fora de casa e às vezes nem tenho uma tomada por perto pra carregar o celular. Creio que isso ajudaria muitas pessoas também. Desde já, obrigado!

Amigo, estou meio sem tempo, mas o esquema do carregador segue em anexo. É só juntar com o que você já tem, ai enquanto quando ligar na USB ele carrega, e quando ligar o celular ele descarrega.

Anexos

Complementando, a bateria pode ser uma dessa (Bateria Lipo) ou maior, conforme necessidade. Tem o carregador pronto, inclusive vende no lab (http://www.labdegaragem.org/loja/41-alimentacao/carregador-e-bateri...)

Opa, muito obrigado amigo! Vou tentar fazer :D

Qualquer dúvidas só perguntar. Abraços

seguinte posso colocar 3 baterias de celular em serie totalizando mais ou menos 12 volts e um conector para adaptar um carregador de celular comum para recarregar as baterias, tambem quero por 3 leds indicando a potencia da bateria 3 full 2 mid 1 low, como faria isso? usando resistores? uma luz por favor. Muito obrigado

Luiz Henrique 

Futuro usuario de arduino automatizando sua casa

Para os leds, de uma olhada na dica do Wiechert :

http://labdegaragem.com/forum/topics/circuito-de-voltimetro-de-leds

Mas vc precisa de 5V, acho que 2 baterias de 3,6v em serie já seriam suficientes.

O 7805 reduz para 5v, eu quero aumentar a autonomia do mesmo

A questão eh a forma como ele faz isso.

Ele faz cair sobre ele a diferença de tensão entre a entrada e a saída, mantendo a corrente.

Assim, por ex, se vc tiver 5V 500mA sendo puxado dele vai ter 12V 500mA sendo puxado da bateria.

Nessas condiçoes sobre o regulador temos 7V 500mA 

Isso dá 2,5W na carga e 3,5W no regulador, ou seja: Vc mais desperdiça energia que usar.

Ja se vc refizer as contas para 3,6+3,6V vai ver que o aproveitamento eh melhor.

Para um aumento bom de autonomia vc precisa aumentar o parametro mAH (miliampere hora), isso pode ser feito colocando elas em paralelo. Assim 4 baterias, 2 em paralelo e 2 em serie acredito que ficaria mto legal.

Tambem poderia usar um regulador chaveado, que não jogaria fora tanta energia, mas aih o circuito precisa de indutores, mais capacitores, etc, acho que nao compensa. Seria o caso de comprar pronto.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço