Galera bom dia !

A algumas semanas, tenho pesquisado circuitos de carregadores de Bateria Selada de Chumbo. 

Tenho uma dessas de 12V e 7Ah. E finalmente encontrei um circuito que estou testando. 

Na própria bateria esta escrito : 

- Corrente constante de Carga a 25 C 

- Carga constante : 13,5V / 13,8V 

- Carga Eventual : 14,5V / 15,0V

- Corrente inicial de Carga Max : 2,16A

Pesquisando na minha Biblioteca de Revistas, encontrei um circuito bem interessante na Elektor de 1988. (27 anos). Depois percebi, pesquisando no Google, que muitos copiaram esse circuito. 

Deve ser porque é bom e barato e funciona!

Fiz essa montagem no Protoboard. E no momento estou carregando a Bateria. 

Nesse diagrama, o circuito é para bateria de 6V. Como o meu circuito é para Bateria de 12V, 

algumas alterações são necessárias. 

O potenciômetro P1 que estou usando é de 2000 ohms. Assim dá para ajustar a tensão de carga para 13,8 V (Medição entre os polos da bateria ). Como eu não tinha um resistor R1 de 0,56 eu estou usando um de 0,5 ohms. A corrente de carga estava em 0,85 A e esta decrescendo, enquanto a bateria esta sendo carregada com a tensão constante de 13,8V.

Na saída positivo do carregador,  acrescentei um Diodo 1N4001, para evitar ligação invertida dos polos da bateria.

No caso do transistor T1 estou usando um BC548, mais comum. 

https://www.fairchildsemi.com/datasheets/BC/BC547.pdf

                                         LM317 

                                       

                     BC 548

   

Como algumas vezes eu já disse aqui no forum, sou favorável que a gente recicle componentes e equipamentos eletrônicos !

Por isso estou usando uma fonte de alimentação de um Laptop antigo fora de uso. 

A fonte é da Sony modelo Vaio - 19,5V / 4,7A - mais do que suficiente para alimentar o carregador. A tensão de alimentação tem que ser pelo menos 3V acima da tensão de carga. 

( 14 V + 3 V = 17 V) .

O circuito esta funcionando muito bem. Lembrando que é necessário montar o regulador LM317 em um dissipador de calor, pois ele esquenta um pouco. 

http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm317.pdf

Cortei o cabo DC da fonte e usei os conectores XT60, para fazer as conexões .

Espero que gostem !

Exibições: 41354

Responder esta

Respostas a este tópico

me expressei errado, ganhei usada e estava descarregada com 6.87V

esta ajustada para 13,8V mas ela nao eh AGM, ta surrada, capa de plastico quebrada...vou ver uma AGM mas nao para agora, por enquanto com ela da para fazer o projeto que eh espantar urso e javali.

Bateria de 12V com tensão de 6,87 V ?

Acho que não vai dar para aproveitar. Deve estar danificada. 

Se ela tivesse pelo menos 11V, acho que daria para aproveitar. 

Urso e Javali ?? Tem crianças em casa? Que medo hein !

O urso daí deve ser pequeno, mas sempre perigoso, não é ? 

Mora em área rural ? Mande o link da sua cidade, (se não for incomodá-lo) tenho curiosidade sobre o Japão. 

ela nao carrega mais de 10.5V...paciencia.

Sou recem casado, ainda sem cirancas mas onde moramos eh edificio e nao eh area rural, mas area rural eh perto, onde moro fica 12 min de Kyoto usando trem, a cidade chama Kusatsu,

Nessa regiao que eu moro tem urso mas nenhum ataque fatal, javali eles destroem a horta, entram no jardim...semana passada morreu um idoso (68 anos) atacado por javali no quintal da casa dele na provincia de Gifu.

Já que não pode matar urso e Javali, minha sugestão seria colocar uma coleira eletrônica em cada bicho. E um sistema de vigilância poderia fazer o controle de invasões...

Me lembrei da piada dos macacos que queriam colocar um sino do pescoço do leão...

dificil de fazer, sairia muito caro...sairia mais caro do que jah existe para evitar invasao de javali imagino.

O que pretendo foi um senhor que apresentou o problema e perguntou se era possivel, vamos ver mas eh algo simples.

Bom Dia José Gustavo Gostaria de saber Se Eu ligar essa Bateria no meu projeto ela duraria mt tempo , que seria .um arduino mega, ligaria 9v com regulador de tensão , rele 5v com regulador, e carregaria a bateria com uma fonte de notbook como vc mencionou acima de 19v daria certo esse esquema , ou melhor ligar isso td em uma fonte de pc ? obrigado

Lucas.

Estou batalhando um circuito carregador sobre essas mesmas premissas. E apanhando bonitinho...

Para ligar em uma fonte de PC, teria que modifica-la para que ela fornecesse à "carga" (No caso a bateria) 13,8V para poder carrega-la. Detalhe, seria necessário muito mais tensão ao circuito carregador, pois o mesmo tem perda de tensão quando a corrente "atravessa" os componentes (Transistor(es) e Resistor shunt para medição constante).

Boa sorte.

Euclides boa tarde,
O meu topico usa uma fonte de Laptop e não de PC.
O circuito do carregador precisa de uma tensão de mais de 16,8V na entrada.
Não aconselho fazer modificações em uma fonte de PC para fornecer tensão maior do que 12V.

Ola Euclides acho que não expliquei direito quando falei a fonte de pc era pra alimentar todo o circuito 

no caso da bateria é bom que acho que nao consome tanto quanto a fonte de pc né ? 

o meu sistema atualmente esta com uma fonte de pc  , ai vi o Topico do Jose Gustavo gostei da ideia 

E quem é que não tem uma fonte de laptop para descartar em casa?
Quem não tiver, procure com um amigo.

O regulador de tensão do Arduino Mega é o MC33269-5.0 ( confira na sua placa)

A tensão de entrada máxima é de 20V . Portanto poderá ligar no 13,8V.
https://www.onsemi.com/pub/Collateral/MC33269-D.PDF
https://www.arduino.cc/en/Main/ArduinoBoardMega2560

Se for usar um regulador de 5V como o 7805 para alimentar os outros módulos,
a tensão de entrada máxima é de 35V . Portanto poderá ligar no 13,8V.

https://www.sparkfun.com/datasheets/Components/LM7805.pdf

Monte todo os seus circuitos e meça a corrente consumida. Assim poderá ter uma idéia de duração de tempo, se a energia acabar e a bateria ficar alimentando.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço