Galera bom dia !

A algumas semanas, tenho pesquisado circuitos de carregadores de Bateria Selada de Chumbo. 

Tenho uma dessas de 12V e 7Ah. E finalmente encontrei um circuito que estou testando. 

Na própria bateria esta escrito : 

- Corrente constante de Carga a 25 C 

- Carga constante : 13,5V / 13,8V 

- Carga Eventual : 14,5V / 15,0V

- Corrente inicial de Carga Max : 2,16A

Pesquisando na minha Biblioteca de Revistas, encontrei um circuito bem interessante na Elektor de 1988. (27 anos). Depois percebi, pesquisando no Google, que muitos copiaram esse circuito. 

Deve ser porque é bom e barato e funciona!

Fiz essa montagem no Protoboard. E no momento estou carregando a Bateria. 

Nesse diagrama, o circuito é para bateria de 6V. Como o meu circuito é para Bateria de 12V, 

algumas alterações são necessárias. 

O potenciômetro P1 que estou usando é de 2000 ohms. Assim dá para ajustar a tensão de carga para 13,8 V (Medição entre os polos da bateria ). Como eu não tinha um resistor R1 de 0,56 eu estou usando um de 0,5 ohms. A corrente de carga estava em 0,85 A e esta decrescendo, enquanto a bateria esta sendo carregada com a tensão constante de 13,8V.

Na saída positivo do carregador,  acrescentei um Diodo 1N4001, para evitar ligação invertida dos polos da bateria.

No caso do transistor T1 estou usando um BC548, mais comum. 

https://www.fairchildsemi.com/datasheets/BC/BC547.pdf

                                         LM317 

                                       

                     BC 548

   

Como algumas vezes eu já disse aqui no forum, sou favorável que a gente recicle componentes e equipamentos eletrônicos !

Por isso estou usando uma fonte de alimentação de um Laptop antigo fora de uso. 

A fonte é da Sony modelo Vaio - 19,5V / 4,7A - mais do que suficiente para alimentar o carregador. A tensão de alimentação tem que ser pelo menos 3V acima da tensão de carga. 

( 14 V + 3 V = 17 V) .

O circuito esta funcionando muito bem. Lembrando que é necessário montar o regulador LM317 em um dissipador de calor, pois ele esquenta um pouco. 

http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm317.pdf

Cortei o cabo DC da fonte e usei os conectores XT60, para fazer as conexões .

Espero que gostem !

Exibições: 41296

Responder esta

Respostas a este tópico

Parabéns pelo tópico. Tenho certeza que sera valido para muita gente.

Estou esperando chegar o LM317 e os conectores XT60 para dar inicio.

Tenho uma duvida sobre as especificações da fonte. Quais os limites de tensão e corrente são aceitáveis ?  Lembrando que a bateria que vou utilizar tem especificações iguais a da foto do tópico.

Legal Diogo, que bom saber que gostou do circuito !

A minha fonte tem 19,5V e 4,5A. 

Como eu disse, a tensão do carregador precisa ser 3 Volts maior do que a tensão da bateria. 

Como ela é adequada para carga lenta (13,8 V), você precisará de no mínimo 17V.

Na meu circuito como eu coloquei um diodo em série com a bateria, acrescente mais 0,7V, isto é 18V aproximadamente. Sobre a corrente acho que uns 2 ampéres (mínimo) devem servir.

E o mais legal, é saber que esta reciclando uma fonte de laptop - isto é menos uma fonte no lixo !

Quais são as características da sua fonte ? 

Na verdade vou procurar na minha sucata uma fonte. Acho difícil ter alguma com mais de 12V.

Tenho uma dúvida, gostaria de saber se pode me ajudar.

Estou montando um pequeno projeto em casa com Raspberry pi, para controlar as luzes, ventilador, portão, etc.

Coloquei uma bateria dessa de 7Ah para alimentar a placa (que consome aproximadamente 230mA). Tenho um carregador de 500mA que fica carregando a bateria. Por enquanto está funcionando tudo perfeitamente.

Quero ligar na bateria também um roteador, e um cooler para resfriar o 7805 que alimenta o Raspberry.

Na fonte do roteador está 1,5A. Medindo com multímetro ele está consumindo aproximadamente 300mA, e o cooler consome 150mA.

Esse carregador conseguiria alimentar o Raspberry, roteador e cooler e ainda carregar a bateria? Eu teria que mudar o resistor de 0,56?

Guilherme, esta usando o mesmo circuito do tópico ?

Qual a tensão e corrente  da fonte que esta alimentando o carregador ? 

Como já dito no tópico anterior : 

Esclarecendo o funcionamento do circuito.

Quando T1 é polarizado, o pino Ajuste do LM317 é aterrado. E quando isso ocorre o LM317 é desativado.

Ele não deixa passar corrente. 

Para T1 ser polarizado, é necessário uma tensão de 0,7V entre Base e Emissor (Vbe). 

Portanto essa configuração funciona como um limitador de corrente. 

No meu caso R1 = 0,5 ohms. Se a tensão sobre ele é de 0,7V, então a corrente máxima é de 1,4 A. 

    I = V / R = 0,7 / 0,5 = 1,4 A

Murta, na verdade ainda não montei o circuito do tópico, queria saber se vai dar certo antes de montar.

O carregador que eu estou usando é provisório, é só um transformador de 12v 500mA, mas só liguei o Raspberry, quando ligo o roteador ele começa a descarregar a bateria, pois o transformador não aguenta.

Estou pensando em montar esse circuito com um trafo que tirei de um amplificador, de 12+12 5A, aí eu coloco uma ponte retificadora e ligo nesse circuito.

Minha dúvida é se esse circuito consegue alimentar os equipamentos e carregar a bateria também. A soma da corrente dos equipamentos dá quase 700mA, sabendo que a corrente máxima é 1,4A então seria 700mA para o circuito e 700mA para carregar a bateria, certo?

Desculpe a pergunta, não entendo muito de eletrônica.

Isso , o circuito do carregador vai dar certo. 

Mas usar um transformador de 12+12 5A , não seria muito grande ?

Você não consegue uma fonte de laptop sem uso? 

Vai ficar mais fácil e talvez mais barato. 

José, bom dia,

Aproveitando o tópico, você já utilizou estes controladores ? 

Lembro-me que iria instalar num carregador mais ficaram 3 no fundo da gaveta. 

KA2284

Ficaria show implementar na plaquinha para acompanhar o nível da carga.

Não conheço esse circuito, mas deve ser um medidor de tensão. 

Use e depois nos avise, por favor.

Vou procurar aqui, acho que tenho uma fonte velha de laptop.

Eu ia usar o transformador pois está parado aqui ocupando espaço, rsrs.

Muito obrigado pela ajuda.

OK, mas atenção ao fazer as conexões. 

As fontes de laptop tem uma potência razoável.

Não  inverta a polaridade dos fios e nem dê curto-circuito na sáida da fonte. 

Irá provavelmente danificar a fonte se fizer isso ( mais o estouro). 

Olá,

Gostei do circuito.

Tenho uma dúvida sobre a utilização destas baterias em ambientes fechados.

É verdade que elas liberam gases tóxicos, portanto só devem ser usadas em ambientes abertos ou debaixo do capô dos automóveis?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço