Galera bom dia !

A algumas semanas, tenho pesquisado circuitos de carregadores de Bateria Selada de Chumbo. 

Tenho uma dessas de 12V e 7Ah. E finalmente encontrei um circuito que estou testando. 

Na própria bateria esta escrito : 

- Corrente constante de Carga a 25 C 

- Carga constante : 13,5V / 13,8V 

- Carga Eventual : 14,5V / 15,0V

- Corrente inicial de Carga Max : 2,16A

Pesquisando na minha Biblioteca de Revistas, encontrei um circuito bem interessante na Elektor de 1988. (27 anos). Depois percebi, pesquisando no Google, que muitos copiaram esse circuito. 

Deve ser porque é bom e barato e funciona!

Fiz essa montagem no Protoboard. E no momento estou carregando a Bateria. 

Nesse diagrama, o circuito é para bateria de 6V. Como o meu circuito é para Bateria de 12V, 

algumas alterações são necessárias. 

O potenciômetro P1 que estou usando é de 2000 ohms. Assim dá para ajustar a tensão de carga para 13,8 V (Medição entre os polos da bateria ). Como eu não tinha um resistor R1 de 0,56 eu estou usando um de 0,5 ohms. A corrente de carga estava em 0,85 A e esta decrescendo, enquanto a bateria esta sendo carregada com a tensão constante de 13,8V.

Na saída positivo do carregador,  acrescentei um Diodo 1N4001, para evitar ligação invertida dos polos da bateria.

No caso do transistor T1 estou usando um BC548, mais comum. 

https://www.fairchildsemi.com/datasheets/BC/BC547.pdf

                                         LM317 

                                       

                     BC 548

   

Como algumas vezes eu já disse aqui no forum, sou favorável que a gente recicle componentes e equipamentos eletrônicos !

Por isso estou usando uma fonte de alimentação de um Laptop antigo fora de uso. 

A fonte é da Sony modelo Vaio - 19,5V / 4,7A - mais do que suficiente para alimentar o carregador. A tensão de alimentação tem que ser pelo menos 3V acima da tensão de carga. 

( 14 V + 3 V = 17 V) .

O circuito esta funcionando muito bem. Lembrando que é necessário montar o regulador LM317 em um dissipador de calor, pois ele esquenta um pouco. 

http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm317.pdf

Cortei o cabo DC da fonte e usei os conectores XT60, para fazer as conexões .

Espero que gostem !

Exibições: 41354

Responder esta

Respostas a este tópico

Já li que a Bateria SELADA pode produzir muito pouco gás Hidrogênio (que pode explodir se tiver uma faísca). Se ela não for selada, essa produz gás hidrogênio !

Mas de toda forma, não é recomendável usar as baterias seladas em ambientes totalmente fechados. 

Por exemplo, se tiver uma janela, acho que é o suficiente. 

Obrigado pela resposta.

Pensei em usar dentro da cabine de um carro.

Acho melhor usar a do próprio carro ligando no "acendedor de cigarros".

 José Gustavo, parabéns pelo trabalho.

Estive pensando em utilizar o circuito um carregador flutuante e ao mesmo tempo outro(s) equipamento(s) utilizar(em) a tensão, assim, o circuito funcionaria como uma fonte nobreak. Porém percebi que o mesmo faz uma limitação de corrente a fim de preservar a bataria.

Esta idéia pode funcionar? Teria como adaptarmos para atender minha idéia? Pretendo alimentar equipamentos ao limite de 2 ou 3A.

Você teria alguma idéia?

Obrigado!

Qual a tensão de alimentação dos dispositivos ? A corrente já informou - 3A.

 José Gustavo, a tensão de alimentação é a mesma da bateria, 12v a 13,8v.

Solução tem. Teria que ser um circuito de Nobreak.

Mas teremos que pensar....

Boa noite José, o que eu poderia fazer pra indicar/mostrar no circuito que a bateria está carregada ou descarregada sem precisar estar testando com o multímetro?

Poderá usar um comparador de tensão . 

Por exemplo, se a tensão for maior do que 13,8V acende o LED. 

Ou então um comparador de corrente, se a corrente for menor (ou maior)  que X, acende o LED.

http://powersupply33.com/battery-charger-indicator-based-lm393.html

Battery charger indicator

Maurício perguntou :

O circuito é muito simples e interessante, montei o circuito conforme apresentado e troquei o valor de P1 para 2K para bateria de 12V e esta funcionando sem problemas.

Porque da troca do T1 BC140/141(1A) pelo  BC 548(100mA)?

No caso do transistor T1 estou usando um BC548, pois é mais comum. 

Qual a tensão correta para carregar a bateria tanto da de 6V como a de 12V?

Na própria bateria esta escrito : 

- Carga constante : 13,5V / 13,8V 

- Carga Eventual : 14,5V / 15,0V

Para 6V é a metade.

Agradeço as informações.

Montei mas no;

C1 usei 1000U 50V, o de 40V custa aqui US$6 o de 50V US$1

T1 usei BC549

Bateria ganhei de um colega do servico, estava encostada, ja sofreu queda esta mas nao tem vazamento...estava com 6.87V e ja esta com 7.8v, CI 317 esta frio.

Esta chovendo mas pretendo testar com um painel solar de 18.25V. tamanho final ficou com a metada desses carregadores vendidos pela internet com um preco irisorio. 

e

Muito bom Akira ! Sua bateria é de 6V ?

Acho que tem que ajustar a tensão de carga para 13,8V / 2 = 6,9 V

Tensão acima disso é  para carga rápida ( diminui a vida da bateria)

7,8 V x 2 = 15,6 !!! Muito alta ...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço