Galera bom dia !

A algumas semanas, tenho pesquisado circuitos de carregadores de Bateria Selada de Chumbo. 

Tenho uma dessas de 12V e 7Ah. E finalmente encontrei um circuito que estou testando. 

Na própria bateria esta escrito : 

- Corrente constante de Carga a 25 C 

- Carga constante : 13,5V / 13,8V 

- Carga Eventual : 14,5V / 15,0V

- Corrente inicial de Carga Max : 2,16A

Pesquisando na minha Biblioteca de Revistas, encontrei um circuito bem interessante na Elektor de 1988. (27 anos). Depois percebi, pesquisando no Google, que muitos copiaram esse circuito. 

Deve ser porque é bom e barato e funciona!

Fiz essa montagem no Protoboard. E no momento estou carregando a Bateria. 

Nesse diagrama, o circuito é para bateria de 6V. Como o meu circuito é para Bateria de 12V, 

algumas alterações são necessárias. 

O potenciômetro P1 que estou usando é de 2000 ohms. Assim dá para ajustar a tensão de carga para 13,8 V (Medição entre os polos da bateria ). Como eu não tinha um resistor R1 de 0,56 eu estou usando um de 0,5 ohms. A corrente de carga estava em 0,85 A e esta decrescendo, enquanto a bateria esta sendo carregada com a tensão constante de 13,8V.

Na saída positivo do carregador,  acrescentei um Diodo 1N4001, para evitar ligação invertida dos polos da bateria.

No caso do transistor T1 estou usando um BC548, mais comum. 

https://www.fairchildsemi.com/datasheets/BC/BC547.pdf

                                         LM317 

                                       

                     BC 548

   

Como algumas vezes eu já disse aqui no forum, sou favorável que a gente recicle componentes e equipamentos eletrônicos !

Por isso estou usando uma fonte de alimentação de um Laptop antigo fora de uso. 

A fonte é da Sony modelo Vaio - 19,5V / 4,7A - mais do que suficiente para alimentar o carregador. A tensão de alimentação tem que ser pelo menos 3V acima da tensão de carga. 

( 14 V + 3 V = 17 V) .

O circuito esta funcionando muito bem. Lembrando que é necessário montar o regulador LM317 em um dissipador de calor, pois ele esquenta um pouco. 

http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm317.pdf

Cortei o cabo DC da fonte e usei os conectores XT60, para fazer as conexões .

Espero que gostem !

Exibições: 41298

Responder esta

Respostas a este tópico

Para medir a corrente de carga é muito simples!

V=R x I =>      I = V / R 

No meu caso,  R1 tem o valor de 0,5 ohms. 

Exemplo, se medir a tensão de 0,42 V sobre R1 :

I = 0,42 V / 0,5 = 0,84 A  

Corrente de carga = 840 mA. 

Na carga lenta a corrente deve ser 10% da carga da bateria - ex: 7Ah => corrente de carga = 0,7A (700 mA).

Esse grafico é muito bom - no caso da Bateria de 12V, ela tem 6 células.

http://batteryuniversity.com/learn/article/charging_the_lead_acid_b...

Charge stages of a lead acid battery 

Ficou faltando o grafico dos Estágios de Carga de Bateria de Chumbo:

Veja que a tensão nesse grafico é para cada célula da bateria.

No caso da Bateria de 12V, ela tem 6 células.

Mais uma ultima recomedação importante !

Bateria de Cumbo-ácido podem expelir pequenas quantidades de hidrogênio enquanto estão sendo carregadas. 

No caso de Bateria selada, essa possibilidade é praticamente remota.

Mas como regra de segurança, não carregue essas baterias em lugar fechado. 

O hidrogênio é explosivo e uma simples faísca de um interruptor elétrico sendo acionado poderá ser motivo de explosão, no caso de acúmulo de gases. 

Que maravilha esse post. Dá para pensarmos em várias coisas.

Muito obrigado por postar. Vou começar minha montagem.

Obrigado Sidney.

O intuito é ajudar mesmo. Qualquer dúvida é só postar. 

Vi vários posts sobre carregador de bateria mas  nenhum conclusivo. 

Essa bateria vai ser usada nos teste do Motor e ESC de Drone. 

http://labdegaragem.com/forum/topics/tutorial-arduino-esc-motor-sem...

Esclarecendo o funcionamento do circuito.

Quando T1 é polarizado, o pino Ajuste do LM317 é aterrado. E quando isso ocorre o LM317 é desativado.

Ele não deixa passar corrente. 

Para T1 ser polarizado, é necessário uma tensão de 0,7V entre Base e Emissor (Vbe). 

Portanto essa configuração funciona como um limitador de corrente. 

No meu caso R1 = 0,5 ohms. Se a tensão sobre ele é de 0,7V, então a corrente máxima é de 1,4 A. 

    I = V / R = 0,7 / 0,5 = 1,4 A

Muito bom post Murta,

Agora me lembrei porque eu tinha comprado os LM338K. É um regulador de tensão de 1,2 a 32V de 5 Amperes.

Uma das finalidades era justamente carregar as baterias de no-break que é exatamente esta da foto.

Grande abraço,

  'Eiju

Celso, se a sua bateria tiver uma amperagem maior, ai sim precisaria usar o LM338K. 

Mas no caso da bateria de 7Ah, um ampére é o suficiente.

Na especificação do LM317 tem a informação que ele aguenta até 1,5 A. 

Existe também o Regulador L200, que também é muito usado em carregadores de bateira (até 2 A). 

http://www.st.com/web/en/resource/technical/document/datasheet/CD00...

O lm317 regula +/- 37v até uns 1.25v, existe uma modificação que o pessoal fez e colocou na internet, que é colocar um 555 no circuito, gerando -5v e colocando esse valor no resistor de ajuste do 317, no seu circuito seria no p1 porem não poderia compartilhar o mesmo neutro da bateria a ser carregada. Com isso o lm317 varia até 0,1v. Achei bem interessante, apenas não é muito útil pois a maioria das baterias tem uma voltagem superior a 1.25v que é o mínimo do lm317. Talvez seja bom para uma fonte de bancada ou algo para testes.

Rodrigo.

Onde tem este circuito, capaz de variar o LM317 entre 0,1V e acima?

Obrigado.

Euclides.

Esse é um entre vários que existem, o meu foi feito com um 555 gerando ~ -9v 

Mas onde está a parte que mostra o 555 fazendo os -10V?

Não entendi.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço