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No circuito carregador automatico abaixo,não entendi o valor da volgem do rele(6 v) quando a tensão no ponto é 9 (saida do regulador 7809)

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boa noite José Carlos.

      A figura com o esquemático não é muito definida. Mas parece que está marcado junto à bobina do Relé, 6V e 100 ohms. Se de fato for isso, há algumas considerações a serem feitas:

      1) o Transistor "T1", não irá limitar a corrente máxima pela bobina do Relé, uma vez que o resistor de base R4 é de apenas 1k, e "T1" parece ser um BC548 (não dá pra ler direito), ou seja, possui ganho bem alto, garantindo a "saturação funcional".

      2) Portanto, quem limita a corrente pela bobina, é a própria resistência ôhmica da mesma (neste caso 100 ohms), e a tensão aplicada à mesma (neste caso 9V).

      3) Se a bobina do Relé é realmente para 6V, a corrente nominal da bobina será = 6V/100 ohms = 60mA. Nesta corrente nominal, o tanto de aquecimento da bobina é considerado normal pelo Fabricante do Relé.

      4) Mas se a alimentação é de 9V (como parece ser, devido ao regulador IC1), a corrente pela bobina será mais alta, ou seja, será = 9V/100ohms = 90mA.  Nestas condições, a bobina do Relé sempre irá aquecer mais que o nominal previsto pelo Fabricante. Caso o corpo do Relé seja "parrudo", então este poderá dissipar esse adicional de temperatura, e provavelmente não danificaria a bobina. Mas só se pode ter certeza disso, se estiver previsto no datasheet do Relé, o qual não sabemos qual é.

      Veja que o regulador IC1 alimenta essencialmente a bobina do Relé (além de um LED indicador). Assim se vc não quiser arriscar, ou troque IC1 para 6V, ou troque o Relé para um com bobina de 9V. Observe que na primeira opção, certamente IC1 vai aquecer mais, já que a tensão na sua entrada não mudará, e portanto entre estas duas opções a mais adequada seria trocar o Relé. Outra possibilidade talvez mais viável (além de simples), é colocar um Resistor em série com a bobina do Relé, a fim de causar uma queda de tensão. Para calcular esse Resistor é fácil, veja:  a diferença de tensão será a queda no Resistor = 9V-6V = 3V (vamos desprezar a tensão de saturação do Transistor). Como a corrente deve ser 60mA (já calculamos acima), o valor do Resistor será 3V/60mA = 50 ohms, ou seja pode ser 47 ohms ou 51 ohms como valores comerciais. A Potência do resistor será = 3Vx60mA= 180mW, e portanto um resistor de 1/4 W ou de 1/2 W deve ser usado.

      Quase esqueço um detalhe: se reduzir IC1 para 6V, mude o resistor do Zener para 270 ohms ou 330 ohms, para garantir uma boa regulação dos 4.7V do mesmo.

      Espero ter ajudado.

     Abrçs,

     Elcids

      Informação adicional:  IC2 parece ser um CA3140 (também não dá pra ler com certeza, pois no desenho não mostra claramente). Este Operacional (o CA3140), funciona com alimentação entre 4V e 36V, e portanto funcionará com os 6V, caso você opte por trocar IC1 (o que pode não ser a melhor opção, como mencionei no post anterior).

Obrigado pela aula amigo Chagas !

Segue o link do circuito:

https://www.electroschematics.com/6079/automatic-battery-charger/

Na verdade eu achei interessante esse circuito por desligar a bateria do carregador automaticamente,isto é quando a mesma atingir 13,8 volts.

Ela ira se aplicar em um circuito de luz de emergência que estou projetando e portanto ira ficar ligada direto,dai a idéia de desligar quando estiver carregada

Boa tarde, 

A minha resposta foi essa :

http://labdegaragem.com/forum/topics/carregador-de-bateria-selada-d...

Acho que quem editou o diagrama, escreveu incorretamente a identificação do regulador. 

Creio que o regulador correto é 7806 (6V) e não o 7809 (9V)  como no diagrama. 

Veja a imagem original em detalhes. Clique Abrir em outra guia.

outra coisa 18 vca retificados vai dar uns 20 volts em cima da bateria para carregar, é muita coisa não?

Boa tarde José, 

Não indico esse circuito para carregar a bateria de 12V ! 

Use o circuito do meu tutorial, pois ele é seguro e preciso. Controla a tensão e a corrente. 

http://labdegaragem.com/forum/topics/carregador-de-bateria-selada-d...

Eu só indiquei esse circuito para mostrar como desconectar a bateria do circuito carregador quando ela estiver carregada. Indiquei esse circuito pois um colega do Lab pediu. 

Você pode usar a parte do carregador do circuito do meu tutorial e implementar o circuito do relé para desconectar a bateria. Esse foi o meu objetivo. 

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