Capturar imagem através de uma Mini camera CCD com um Arduino é possível?

Então galera, ainda sou leigo no assunto e estou dando meus primeiros passos com o Arduino.

Pesquisando sobre o uso de cameras com o Arduino, encontrei por exemplo esse shield para camera: 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-604230863-cmera-vga-ov7670-c...

Sendo que encontramos mini câmeras de qualidade superior e até um preço mais em conta, como essa: 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-604341051-mini-micro-camera-...


Vendo esse tutorial de instalação de uma câmera desse modelo, vi que ela é conectada a uma placa "enorme". Imagino que o tamanho seja devido a outros recursos além da leitura da imagem, até por ter que gerenciar mais de uma câmera e etc: 

https://www.youtube.com/watch?v=cRBZbmEP02Q

Como podem ver no vídeo a leitura é feita através de um único cabo amarelo, imagino que não deve ser difícil fazer essa leitura/conversão, só não faço a menor ideia de como rs.

Alguém sabe se é possível?

CCD = http://pt.wikipedia.org/wiki/Dispositivo_de_carga_acoplada

Vlw, abraço! 

Exibições: 9789

Responder esta

Respostas a este tópico

Vc viu esse topico:

http://labdegaragem.com/forum/topics/shield-para-camera-vga?comment...

Pra complementar, existem basicamente 2 tipos de cameras:

1) Analogica, que são normalmente usadas em circuito fechado (CFTV), baratas e com saida a 1 fio+GND. Essas podem ser ligadas diretamente em uma TV, VideoK7, etc. Para poder ligar uma dessas num micro qualquer antes é preciso digitalizar o sinal. O AD interno do Arduino não consegue de jeito nenhum fazer isso. Teria que ser umas 100x mais rápido para conseguir (ou mais).

2) Digitais, que já soltam a imagem na forma de dados, como essas OV7xxx.

Para ligar as analogicas ao arduino desconheço qualquer solução. Não digo que é impossível, mas não é viável. Vc economiza na camera e gasta no conversor.

Para ligar as digitais o problema é que o volume de informação é imenso. Apenas 1 quadro por ex de 320x200 (resolução ruim) teria 320x200 pontos. Se for captado a 8 bits (ruim) daria 320x200x8 bytes ou 512Kb. É inviável. Se um eletrônico fundamentalista vingativo ler isso pode ser que me prove que é possivel colocando uma memória RAM externa ou coisa assim, mas... Não compensa a briga. Gravar no SD tb não dá. A velocidade de leitura dos pixels tem que ser constante. 

Diante disso o mercado criou 2 soluções, ambas pensando em facilitar a vida do usuário e lucrar:

-Arducam: Que é uma placa com um microcontrolador bem poderoso que captura as imagens e passa já mastigado e lentamente para o arduino. Claro, custa bem caro.

-Camera TTL Serial: Outra placa com microcontrolador poderoso, só que essa é bem pequena e tem como saída apenas uma serial. Também é cara.

Resumindo: Dá, mas não compensa. Vc vai ter que usar placas caras que compensam a falta de velocidade e de memoria do Arduino. A melhor solução seria migrar para uma plataforma superior, como o Raspberry Pi. Nele vc pode ligar direto uma camera USB (verificar antes quais são compatíveis) ou mesmo uma camera em modulo feita para ele.

Ainda cheguei a olhar rapidinho, mas não achei esse tópico.

Entendi, =\

O que eu tinha em mente era o Arduino não necessariamente tratar os dados mas apenas ser o "gatilho" para ativar a câmera e esses dados serem transferidos através de um Ethernet Shield por exemplo, para o PC onde seria feita a "decodificação". Mas desconhecia essa questão dos sinais digitais e analógicos. 

Enfim... A solução então será desembolsar a grana mesmo rs

Obrigado pela atenção! 

Opa, Só retificando a conta:

320x200x3 ! Seriam 3 bytes por pixel.

Então 1 frame teria só 192Kb... Impraticável do mesmo jeito pro Arduino.

Para receber e ao mesmo tempo jogar na rede tb acho que não dá. Uma demoradinha que a rede de ja te faria ter que mandar dados para um buffer, mas vc não tem memoria pra isso.

Melhor partir para uma camera IP pronta ou um projeto com Raspberry.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço